Um assunto importante em finanças pessoais é o seguinte:
– As contas de início de ano exigem planejamento!
Depois das festas de fim de ano, a fatura do cartão de crédito chega a triplicar em relação ao gasto médio do resto do ano de muitas pessoas, as quais costumam tomar um susto com este fato.
Todo começo de ano concentra inúmeros pagamentos, como compras parceladas de Natal, IPVA, IPTU, além do reajuste de matrículas e mensalidades escolares. Se as dívidas forem inevitáveis, o ideal é quitá-las o mais rápido que se puder. Passado isto, o ideal é conseguir poupar por meio de planejamento do orçamento e entrar no próximo ano seguinte livre dos endividamentos. Vale lembrar que deve-se reduzir os gastos supérfluos é essencial para conseguir quitar o máximo de cobranças, além de poupar durante o ano.
Veja mais sobre o assunto aqui:
Contas de início de ano exigem planejamento
25/12/13 09:41
Leia também:
- Como sair da inadimplência e começar 2014 no azul?
- Maneiras de jogar seu dinheiro no lixo
- Como economizar nas tarifas dos bancos
- BC: Calculadora do cidadão
- Regras da mesada
Até o próximo post.
5 Comments
@exame_com 2 h
Viu essa? 10 planilhas de gastos para controlar seu orçamento em 2014
http://abr.ai/1aHMzaV
Pois é. Não passo aperto. Nem com as compras nem com ass contas de fim/início de ano.
Émuito simples: sabe que terá o gasto daqui a 12 meses. Divide o valor por 12 e economiza a cada mês para pagar à vista no vencimento.
Simples.
http://www.ricodinheiro.com.br
Infelizmente, para as pessoas, felizmente para os comerciantes, a grande maioria, gasta antes de ter o dinheiro e paga muitos juros por isto, ao invés de poupar, investir e ganhar juros para gastar depois, como você muito bem citou!
A coisa é tensa.. o problema é que so se percebe isso quando ja passou o ano inteiro e ja não tem como poupar para esse periodo. Forma se dividas..
Pior ainda é o povo “que aproveita” as liquidações de final de ano, sem ter dinheiro, sendo assim, tome mais dívida no cartão de crédito para pagar juros no rotativo, ehehhe.