Como economizar nas tarifas dos bancos
Geral

Como economizar nas tarifas dos bancos

3 de abril de 2013

São dicas simples para evitar encargos que passam despercebidos na conta bancária ao longo dos anos.
Prestar atenção às tarifas bancárias é um bom começo. Dito isto porque muitos correntistas e usuários de serviços financeiros no geral acabam ignorando os encargos debitados em suas contas, ainda que as cobranças sejam feitas de maneira indevida.

Para se livrar de custos de TED, DOC, tarifa de manutenção de conta corrente, etc., pode-se abrir uma destas contas correntes operadas via internet ou caixa eletrônico sem pagar taxas, as famosas “icontas” (contas digitais). O banco Itáu tem este tipo de conta, assim como o Banco do Brasil, e não sei se todos grandes bancos também possuem. O Banco Sofisa tem esta modalidade de conta na internet, porém apenas para investimentos, o Sofisa Direto. Eu já usei/uso tanto os serviços gratuitos do Itaú, como do Sofisa e do Santander, também com interface na internet e nos caixas eletrônicos, cartão de crédito livre de taxas, contanto que gaste algum valor por mês, o Santander Free.

Para corretora de valores é a mesma coisa, buscar aquela de menor custo e maior benefício. Nada de ficar pagando por serviços que você nem usa. No Brasil se cobra caro demais para se rotear uma simples ordem de compra ou venda para a bolsa de valores, um absurdo, aliás, neste país vários serviços e produtos estão mais caros do que em muito outros lugares do mundo.

Recomenda-se fazer uma avaliação semestral ou anual dos serviços bancários e financeiros para pesquisar o melhor custo benefício para si próprio.

Leia também:

Como economizar com tarifas bancárias

Até o próximo post.

9 Comments

  • Reply Vilmar 30 de junho de 2015 at 18:37

    Como abrir uma conta digital no Banco do Brasil

    http://queroficarrico.com/blog/2011/08/25/como-abrir-uma-conta-digital-no-banco-do-brasil/

  • Reply Juarez Alves Batista 26 de agosto de 2014 at 18:50

    O Problema é que as instituições financeiras não querem cumprir essa norma nem dar publicidade a ela.

    • Reply Vilmar 26 de agosto de 2014 at 19:38

      Sim,ficam na moita.

  • Reply Juarez Alves Batista 26 de agosto de 2014 at 18:49

    Boa noite,
    Já existia e está ainda em vigor os chamados SERVIÇOS ESSENCIAIS definidos como gratuitos pela RESOLUÇÂO nº 3.919, de 25.11.2010 do Banco Central.
    Observem:

    “Art. 2º É vedada às instituições mencionadas no art. 1º a cobrança de tarifas pela prestação de serviços bancários essenciais a pessoas naturais, assim considerados aquelesrelativos a:
    I – conta de depósitos à vista:
    a) fornecimento de cartão com função débito;
    b) fornecimento de segunda via do cartão referido na alínea “a”, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista decorrentes de perda, roubo, furto, danificação e outros motivos não imputáveis à instituição emitente;
    c) realização de até quatro saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de autoatendimento;
    d) realização de até duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de autoatendimento e/ou pela internet;
    e) fornecimento de até dois extratos, por mês, contendo a movimentação dos últimos trinta dias por meio de guichê de caixa e/ou de terminal de autoatendimento;
    f) realização de consultas mediante utilização da internet;
    g) fornecimento do extrato de que trata o art. 19;
    h) compensação de cheques;
    i) fornecimento de até dez folhas de cheques por mês, desde que o correntista reúna os requisitos necessários à utilização de cheques, de acordo com a regulamentação em vigor e as condições pactuadas; e
    j) prestação de qualquer serviço por meios eletrônicos, no caso de contas cujos contratos prevejam utilizar exclusivamente meios eletrônicos;”

  • Reply Vilmar 15 de maio de 2014 at 18:10

    EXAME Seu Dinheiro ‏@exame_financas 9 min
    Taxas sobem e cartão de crédito cobra 232% de juros ao ano
    exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/taxas-sobem-e-cartao-de-credito-cobra-232-de-juros-ao-ano

  • Reply Vilmar 18 de março de 2014 at 18:01

    Problemas | 17/03/2014 15:41

    Os bancos com mais reclamações em fevereiro, segundo o BC
    Santander lidera entre os bancos grandes pelo segundo mês consecutivo, assim como o BNP Paribas, entre os bancos médio

    raiva de ser mal atendido em banco
    http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/os-bancos-com-mais-reclamacoes-em-fevereiro-segundo-o-bc-2

  • Reply Vilmar 15 de março de 2014 at 18:28

    Este Santander de fato é mesmo um lixo…. eu tive uma conta, muitos anos atrás, universitária, fiquei apenas um ano, aí cancelei. Anos depois fiz um cartão de crédito free, sem vínculo à conta corrente, nem agência, mas vira e mexe estes cornos me vinculam o cartão à conta antiga, e sempre é um pega pra capá até achar uma por** de atendente que resolva esta gafe e me vincule apenas aos serviços de crédito…hoje quase cancelei o cartão por conta disto… que banco zoneado, consegue ser pior que o antigo banespa, cef e bb juntos 🙁 !!

  • Reply vilmar 17 de dezembro de 2013 at 17:35

    Armadilhas Financeiras

    Os bancos são cheios de pegadinhas financeiras. As contas correntes podem incluir tantas tarifas que fica até difícil entender pelo que você está pagando. Os juros brasileiros estão entre os mais altos do mundo e podem ser considerados exorbitantes quando se avalia as linhas de empréstimo mais caras, como do cheque especial ou do cartão de crédito. Os investimentos geralmente são pouco rentáveis e embutem taxas elevadas de administração, intermediação e custódia. Há produtos como títulos de capitalização e consórcios que praticamente só são vendidos no Brasil e que apenas podem ser vistos como um bom negócio quando o cliente tem sorte. Para ajudar os brasileiros a escolher bons produtos bancários, o InfoMoney ouviu 20 especialistas em finanças e explica, a seguir, como agir para ter uma relação mais vantajosa com o banco:
    ….
    http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/armadilhas-financeiras

  • Reply Vilmar 11 de dezembro de 2013 at 16:01

    Para quem gosta de economizar nas tarifas dos bancos, mais uma boa notícia, principalmente para quem não costuma fazer muitos saques por mês. Na Rede Banco24Horas temos direito a 4 saques grátis/mês:


    1) O que é a “campanha Grátis 4 Saques Todo Mês Para Clientes de Todos os Bancos” divulgada pelo Banco24Horas?

    A campanha divulga aos clientes de todos os bancos do País que, por meio da resolução 3.919 divulgada pelo Banco Central, as pessoas que possuem conta corrente (pessoa física) têm o direito a 4 saques grátis todo mês para usarem como quiser: no caixa/guichê das agências (saque normal ou desconto de cheque), nos caixas de autoatendimento do próprio banco ou na Rede Banco24Horas no Brasil.

    Por exemplo:
    1 saque no caixa da agência/guichê + 1 saque no caixa de autoatendimento do próprio banco + 2 saques na Rede Banco24Horas = 4

    Ou

    2 saques no caixa da agência/guichê + 1 saque no caixa de autoatendimento do próprio banco +1 saque na Rede Banco24Horas = 4

    Ou

    4 Saques no Banco24Horas.

    O importante é que você pode usar como quiser e que a soma dê 4 por mês.
    Consulte o seu banco e verifique se ele oferece um número maior de benefícios (quantidade).

    São os primeiros 4 saques no mês que estão isentos de tarifa, contados no conjunto das operações realizadas em diversos meios como o caixa das agências/guichê (saque normal ou desconto de cheque), os caixas de autoatendimento do próprio banco ou a Rede Banco24Horas no Brasil.

    Lembramos que as pessoas que possuem conta poupança (pessoa física) têm o direito a 2 saques grátis todo mês para usar como quiser: No caixa/guichê das agências (saque normal ou desconto de cheque), nos caixas de autoatendimento do próprio banco ou na Rede Banco24Horas no Brasil.

    Além disso, é importante ressaltar que são os 4, para titulares de conta corrente, ou os 2, para titulares de conta poupança, primeiros saques realizados a cada mês que estão inclusos no pacote básico de tarifas e isentos de cobrança de tarifa. Porém, é importante que o cliente entre em contato com seu banco para entender melhor seu pacote de tarifas contratado, pois o benefício poderá ser ainda maior.

    tecban.com.br/pt-br/banco24horas/4saques/faq.jsp

  • Leave a Reply

    CAPTCHA *