Pensamento: É impossível multiplicar riqueza dividindo-a
Frases

Pensamento: É impossível multiplicar riqueza dividindo-a

27 de fevereiro de 2013

Segue o texto de Adrian Rogers, 1931:

“Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que ele nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira.”

Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.
O professor então disse:
“Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.”
” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam ‘justas.'”
Isso quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém tiraria um zero, mas que ninguém também receberia um “A”…
Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”.

Ninguém gostou.

Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”.

As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram o ano… Para sua total surpresa. O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque ele foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado.

Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado. “Quando a recompensa é grande”, ele disse, “o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável.”

“É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber. O governo não pode dar para alguém aquilo que não tira de outro alguém. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação. É impossível multiplicar riqueza dividindo-a. ”

Este é apenas um post com pensamento para reflexão. Quem escreve não é contra governo social, mas tem a opinião de é preciso focar em todas as áreas do país e não apenas na área social.
No Brasil sempre temos governos capengas que só olham para um lado ou poucos lado da moeda.
Esta nossa social democracia tem saído muito caro para a nação. Pagamos muitos impostos para retorno pífio, principalmente a classe média, esta que não consegue fugir dos impostos.
Quanto mais social o governo, mais imposto se cobra.
É preciso ser social com menos gasto. O Brasil precisa ter mais responsabilidade fiscal.
Ensinar mais a pescar e dar menos o peixe.

Até o próximo post.

22 Comments

  • Reply Maurício 4 de abril de 2016 at 22:20

    Ingenuidade pensar em socialismo puro ou capitalismo puro. A experiência sempre demonstrou que extremos são errados. Há que ter programas sociais em regimes capitalistas. Por outro lado é errado pensar que todo ser humano tem a mesma capacidade. Pega um homem do campo e põe para dirigir uma empresa. Via de regra, desastre. Pegue o presidente de uma empresa e bota para fazer um plantio. Também via de regra, desastre. Cada um tem o seu papel e nenhum é mais importante que o outro. Não acredito absolutamente na igualdade pregada em que todos são trabalhadores e ninguém é chefe. Porém acredito que é imperativo que haja mecanismos que impeçam o lucro estratosférico às custas do povo de um país. Após 14 anos de um governo dito de esquerda, ainda temos metade da riqueza do Brasil nas mãos de 5%. E não acredito que teria sido melhor com qualquer outro governo ou partido.

    • Reply Vilmar 4 de abril de 2016 at 22:26

      Ótimas colocações. Às vezes o melhor caminho é do meio.

  • Reply Vilmar 6 de junho de 2014 at 18:34

    Faça um bomnegocio.com
    http://defendaseudinheiro.com.br/piada-do-dia-faca-um-bomnegocio-com/

  • Reply José Marcio 6 de junho de 2014 at 15:29

    capitalista e socialismo PT, PMDB, PT DO B E TODOS OS PARTIDOS… ISSO É TUDO BRIGA DE PIRÃO NO MEU PRATO PRIMEIRO! TUDO QUER MAMAR NA TETA. socialismo e capitalismo tudo fica rico de qualquer jeito enquanto tiver politicos corruptos não tem jeito. “o que fazer para combater com o sistema corrupto????” deixo isso para os professores que tem mestrado doutorado. eu sou de familha pobre e meus estudos não são os melhores mas eu sei que Deus da a sabedoria.

  • Reply Marcos Paulo Vianna 8 de maio de 2013 at 10:16

    Excelente texto Vilmar. O pastor Adrian Rogers sempre foi um sábio e ilustra bem a maneira digna com que o americano busca a prosperidade através do trabalho e do mérito financeiro. Espero que não se importe de eu copiá-lo. Um abraço !

    • Reply Vilmar 8 de maio de 2013 at 18:40

      Ok, sem problemas.
      Eu recebi esta mensagem por email anos atrás, nem sei quem mandou, mas o conteúdo é muito bom para reflexão no mínimo!

  • Reply Vilmar 28 de fevereiro de 2013 at 12:01

    Caro socialista, eu já fui socialista, social democrata de esquerda, radical, só que vi que isto não tinha futuro, nunca teve.
    Como disse o saudoso Lula… é impossível(ele exagerou) um jovem ser extrema direita e um um homem mais maduro, mais sábio, ficando idoso ser extrema direita, a vida vai levando o homem mais para o centro.
    Palavras do ex-presidente, parafraseado, o qual, claramente vimos que mudou a postura, passando de sapo barbudo, radical, queria romper com FMI, e passou a Lulinha light, paz e amor, mudou a postura, veio para o centro, direita, e ganhou eleições, e elegeu sucessor.
    E teoria não resolve a prática, neste caso.

    • Reply Rogerio Saraiva 28 de fevereiro de 2013 at 12:35

      É bem por ai! Socialismo é filosofia e qualquer que fale em aplicar no mundo real ta fazendo comedia! Palhaçada! Que os esquerdistas me divirtam com essa mentira que querem o meu bem! O que querem é me colocar num paredão e meter balas no meu corpo por eu não concordar com o socialismo.

      So porque a bloguista não concordava com o regime de cuba, o PT e PC do B (todos socialistas) ficaram xingando ela em toda parte de SP.

      O que devo pensar dos socialistas? E dessa teoria maldita?

      • Reply Raul 28 de fevereiro de 2013 at 14:28

        Quero pensar que é ingenuidade da sua parte em pensar que os empresarios capitalistas querem sem bem Rogerio. No capitalismo só o que importa é dinheiro meu amigo, se os socialista não querem seu bem, os capitalista também não, então não fique se sentido mais confortável por isso. Outr coisa já experimentou sair da sua zona de conforto? você já ouviu falar em miséria? e em fome? você sabe que no Mundo pessoas morrem de fome? morrem vitimas de doenças facilmente tratadas? amigo eu não vivo no mesmo mundo cor de rosa onde o capitalismo é um sistema justo não. Muito menos me sinto bem sucedido por que sou de classe media tenho um carro e uma casa, você está defendendo o dinheiro dos multimilionários, enquanto você trabalha eles estão gastando o dinheiro que você produz pra eles.

        • Reply Vilmar 28 de fevereiro de 2013 at 14:38

          No capitalismo é permitido estudar, escolher profissão, escolher religião, escolher arte, ganhar dinheiro, ter liberdade, progredir, sair da pobreza, sair da miséria, planejar, quebrar, desquebrar, falir e dar volta por cima, etc… e, claro, tem que lutar e muito por isto. Se precisar de contar com ajuda de governo, ong, amigos, familiares, etc, vergonha alguma também há nisto.
          E será tudo pelo seu próprio esforço, e não por que ganhou tudo de mão beijada.
          Mãos a obra para vencer no capitalismo. É só correr atrás que dá resultado.

          • Raul 28 de fevereiro de 2013 at 14:56

            Mais uma vez eu repito falta leitura sobre o assunto, já ouviu falar em darwinismo social?

          • Rogerio Saraiva 28 de fevereiro de 2013 at 15:00

            Um sistema de governo que só os que leem pode governar e comandar os demais é um governo excludente. Pq so os letrados tem direitos de saber o que é bom pra sí? Isso me faz lembrar Hobbes!

          • Vilmar 28 de fevereiro de 2013 at 17:44

            Socialismo não funciona na prática, só ditaduras de esquerda.
            O troll que fique com sua filosofia e teoria, de nada serve.
            O mundo é capitalista e isto deu certo, embora não seja perfeito.
            Abraço

        • Reply Rogerio Saraiva 28 de fevereiro de 2013 at 14:58

          Todos esses lugares que mencionou sobre miseria e sofrimento, primeiramente existe escassez de recursos e foi tremendamente piorado pelas lideranças. Governos que se diz ajudador que mata e causa fome. Se o capitalismo não quer o meu bem, pelo menos não vai me mandar pro paredão ou me trancafiar numa prisão ate apodrecer como aconteceu na Russia. Por mais ganancioso que o Capitalista seja, ele não vai me querer morto. Vai me querer produzindo. Ja o governo, socialista ou estadista, vai sempre querer impor seu poder por meio de violencia. To fora! Por Deus, pela minha familia e pelo Brasil. Todo tipo de socialismo eu sou contra!

          • Raul 28 de fevereiro de 2013 at 16:21

            Vamos por parte:

            “primeiramente existe escassez de recursos e foi tremendamente piorado pelas lideranças”

            R:não o problema de fome no mundo não se dar por falta de comida, se os alimentos fossem repartidos todos comeriam.E as lideranças do mundo não são socialista, até porque o socialismo nem chegou a ser implentado de forma satisfatoria ainda.

            “Se o capitalismo não quer o meu bem, pelo menos não vai me mandar pro paredão ou me trancafiar numa prisão ate apodrecer como aconteceu na Russia.”

            R: Qual o grande problema de vocês? soicalismo não é ditadura, socialismo não é violência, socialista não come criançinha. Ditaduras reprimem, podendo elas se auto intilurarem Socialista como no casa russo(URSS) ou Capitalista no caso alemão(nazismo) e no caso italiano(fascismo).

            “Por mais ganancioso que o Capitalista seja, ele não vai me querer morto. Vai me querer produzindo. Ja o governo, socialista ou estadista, vai sempre querer impor seu poder por meio de violencia”

            R: isso em parte é verdade, só não sei de onde você tirou que o sistema socilista que te matar, se baseando na ditadura russa, que não é exemplo de socialismo e sim de uma ditadura autoritaria como o Facismo e o Nazismo foram.

            “To fora! Por Deus, pela minha familia e pelo Brasil. Todo tipo de socialismo eu sou contra!”

            R: cara na boa isso sou muito fascista brother.

            aqui encerro minha participação.

            abs.

            espero que tenham aprendido alguma coisa, porque geralmente eu cobro minhas aulas, sabe como é capitlismo rsrsrs… sou mestrando e professor de História.

  • Reply Raul 27 de fevereiro de 2013 at 15:35

    Falácia barata, não necessariamente precisamos trabalhar pra ter dinheiro, bastando somente nascer em uma familia rica(que provavelmente conseguiu seu dinherio explorando o trabalho de alguem), em contra partida, posso trabalhar o dia todo para um empresario e ser pobre, pois estou fazendo dinheiro para o mesmo e ficando apenas com uma pequena parte do que eu fiz com meu esforço.
    Portanto se tem algum sistema que estimula o trabalho de muitos para acomodação de poucos é o Capitalista, para acreditar nesse exemplo só tendo um pensamento bem pequeno mesmo.

    • Reply Vilmar 27 de fevereiro de 2013 at 15:56

      Falácia barata é acreditar que socialismo é para todos
      Os chefes do regime, quase sempre com ditaduras de esquerda, muitas imposto a custo de muito sangue, vivem no bem bom, cheio de dinheiro, ouro, mulheres, os filhos estudam nas melhores escolas, faculdades, tem os melhores projetos, falam diversos idiomas, viajam ao exterior, tem carros, casas, muito luxo…tudo a troco do povo otário que pensa que socialismo existe na prática.
      Só que no socialismo, um pobre coitado, mesmo estudando, se esforçando, poupando, nunca vai mudar a história da sua vida ficar fico, exceto se entrar para panela do regime.
      A história está cheia de exemplos.
      E claro, ditaduras não beneficiam só clãs socialistas, também capitalistas, religiosos, etc..
      Isto é mundo, isto é história.
      E insisto, com a maldita malandragem do ser humano, a coisa menos ruim que deu certo até hoje é mesmo democracia e capitalismo, não é perfeito, mas funciona muito bem.
      Minha singela opinião.
      Grato pela sua.
      Abraço.

      • Reply Raul 27 de fevereiro de 2013 at 16:26

        Acho que você está confundindo regime ditatorial supostamente de esquerda, com o pensamento filosofico socialista, socialismo não é ditadura. Acho que você precisa ler mais sobre Socialismo e o que ele representa antes de ficar disseminando ideologias que nem defende sua condição social, acredito eu que você não seja um mega empresário.

        • Reply Vilmar 27 de fevereiro de 2013 at 17:25

          Sou um muito bem vitorioso no capitalismo, graças a um sistema que pelo próprio esforço e mérito, eu e muitos outros chegamos lá, tivemos sucesso financeiro, pessoal e profissional. Muitos outros seguem no mesmo caminho.
          As chances estão aí para todos seguirem, sem ficar dependendo de estado paizão que lhes tudo de mão beijada, a troco de uns poucos viverem na mamata $$$ sem dar oportunidade do restante vencer na vida.

        • Reply Rogerio Saraiva 27 de fevereiro de 2013 at 17:41

          Ate hoje o socialismo teorico não foi viabilizado e teses e mais teses coloca em cheque a possibilidade de tal teoria pode existir no mundo real. Sabemos que no reino biologico impera a disputa de recursos. Na sociedade humana não poderia ser diferente. O socialismo torna ditatorial justamente porque entrega a disputa a dualização povo versus Estado. Não há como existir socialismo sem existir golpe de poder e opressão. O Socialismo está condenado!

          • Raul 28 de fevereiro de 2013 at 11:34

            A grande questão aqui não é se o socialismo funciona ou não como sistema para sociedade, acho que a questão é outra, na minha opinião o Vilmar não sabe o que é socialismo, e o pior ele é contra uma coisa que não entende. Não to querendo que ele vire socialista ou coisa do tipo, eu mesmo não sou socialista (vivo em uma sociedade capitalista e não faço nada para mudar, portanto de uma forma ou outra dou validade ao sistema capitalista), eu só pediriam que ele estudasse mais sobre o tema e entendesse o que é socialismo para depois formar uma opinião.
            Na minha opinião o capitalismo não é melhor sistema para a nossa sociedade, capitalismo não é natural como nosso amigo citou acima (se vivemos por instinto com os outros animais,nossa sociedade capitalista acabaria, precisamos ser racionais para vivermos em uma sociedade seja ela capitalista ou socialista), ainda vou mais longe a sociedade é um construto humano, todos os seus elementos, costumes e nuances, foram os homems que construirão, vivemos dessa forma mais não precisavamos viver assim.
            e dou razão para não achar que o capitlaismo é o melhor para nossa socieade, o capitlaismo tem se mostrado um sistema excludente, que gera desigualdade social e ainda por cima se vende com uma coisa democratica e justa.

          • Vilmar 28 de fevereiro de 2013 at 12:04

            E faz tempo!!!
            Trocar o capitalismo, pelos socialismos que já tivemos até hoje, apenas seria trocar os donos do poder, os donos do capital.
            E sem chances de membros do povo terem ascenção social, terem mais controle sobre o próprio dinheiro, sobre a própria religião, sobre a sua liberdade de ir e vir.
            O que vimos na história até hoje na prática foram experiências ruins socialistas.
            Na teoria é lindo.
            E como você disse bem no facebook, trocar os donos do poder de capitalistas para socialistas, além de muita revolução, e suas consequências, tiraríamos todo brilho da paisagem, toda esta liberdade que o capitalismo e democracia nos dão.

    Leave a Reply

    CAPTCHA *