Por que os especuladores devem ser respeitados?
Geral

Por que os especuladores devem ser respeitados?

22 de fevereiro de 2013

As pessoas devem respeitar os especuladores no mercado financeiro, pois eles correm muito mais riscos, principalmente no curto e curtíssimo prazo, em busca de maiores ganhos, e dão liquidez ao sistema para que os investidores possam entrar e sair do mercado quando quiserem. Ao se exporem mais ao risco, eles podem ficar ricos mais rápido, mas também podem falir de uma hora para outra.
O ato de ficar atacando os especuladores por que não quer adaptar-se às regras do jogo parece ser conversa fiada para boi (bull) , urso (bear) e indecisos dormirem. Touro (bull) significa perfil comprador, e urso (bear) perfil vendedor, gíria do mercado financeiro mundial.

Se os especuladores vendem a descoberto é por que o sistema permite, está dentro das regras do mercado. Com a venda a descoberto os movimentos de queda e alta são bem mais intensos. Quando o mercado muda de direção, os bears tem que saírem correndo atrás dos prejuízo fechando posição rapidamente, para evitar maiores prejuízos. E para isto acabam tendo que fazer compras a preço de mercado para fechar posição.

Os investidores que adoram atacar os especuladores, até pior, mesmo os leigos, aqueles sem opinião própria sobre um assunto, os famosos “maria-vai-com-as-outras”, se esquecem que eles também são especuladores.
E o por quê disto? Oras, todo mundo que se prepara para algo, seja um investimento, um trabalho, um curso, um planejamento, etc., está contando que no final do período planejado aquilo irá dar certo, errado ou ficará tudo como estava antes.
Todo mundo especula o tempo todo. Afinal de contas, quando alguém sai de casa em direção à escola ou ao trabalho, ele não está especulando que vai chegar lá são e salvo, e volta também se dará da mesma forma? E ainda alguns não se preparam para possíveis imprevistos nestas atividades corriqueiras?

Para quem não sabe o significado da palavra especulação, leia abaixo:
s.f. Ação ou efeito de especular.
Análise ou pesquisa teórica sem fundamentos empíricos; que se baseia, geralmente, no raciocínio abstrato.
Economia. Transação de teor financeiro em que os lucros estão subordinados à variabilidade ou instabilidade do mercado: especulação do real.
Pressuposição acerca de alguma coisa, sem comprovação.
(Etm. do latim: speculatio.onis)

Fonte: http://www.dicio.com.br/especulacao

As pessoas podem vender e comprar aquilo que bem entender, aquilo que estiver de acordo com a estratégia delas e não o que recomendaram-na comprar ou vender.
O investidor tem que pensar, agir e tomar decisões por conta própria, e claro, saber que é o único e exclusivo responsável pelo seu próprio sucesso ou fracasso financeiro e pessoal.
Para um especulador tanto faz vender ou comprar bluechips, midcaps, smallcaps, “micocap”, mercado futuro, commodities ou qualquer outro tipo de ativo ou mercado. Se os ativos estiverem dentro da sua estratégia e do seu controle de risco, está tudo certo.
Quem não entendeu algum termo técnico, consulte: Terminologia do mercado.

Dado isto, é bom você refletir e pensar um pouco mais da próxima que for “meter o pau” nos especuladores, afinal de contas, você também é um deles, a única coisa que muda são os tipos de especulações que cada um faz na vida.

Até o próximo post.

1 Comment

  • Reply Vilmar 27 de outubro de 2014 at 14:09

    Quem quer viver ou vive de especulação, com mais 4 anos de governo socialista, esquerdista e assistencialista, está frito!!
    Eles são inimigos públicos número 1 do capital e dos especuladores!
    Casa caiu, rapaziada!!

  • Leave a Reply