Para aliviar o orçamento no final do mês, a internet se tornou um espaço onde empreendedores podem gerar uma renda extra com a venda de produtos e serviços no ambiente digital
Com as incertezas econômicas, buscar uma fonte de renda extra se tornou prioridade para grande parte dos brasileiros. Nesse contexto, o empreendedorismo digital vem sendo uma tendência cada vez mais explorada.
De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor – GEM de 2023, o Brasil conta com mais de 90 milhões empreendedores ou potenciais candidatos a criar seu próprio negócio.
Além disso, segundo uma pesquisa da Hostinger, quase 40% dos profissionais que buscam complementar sua renda estão apostando na internet como forma de aumentar seus ganhos.
Por outro lado, muitos ainda enfrentam dificuldades para investir em estratégias de marketing no ambiente digital. Nesse sentido, vale a pena explorar algumas dicas sobre como fazer esse tipo de negócio funcionar.
Quais as principais vantagens de se utilizar o marketing nas vendas online?
O marketing digital oferece táticas para aumentar a visibilidade de um produto ou serviço na internet. Quando bem executado, isso pode contribuir para o aumento das vendas, atrair clientes e fortalecer a imagem da marca, entre outras vantagens. Conheça algumas:
- Maior alcance global
Com o marketing digital, as empresas de qualquer porte têm a chance de ampliar sua base de clientes e explorar mercados sem a necessidade de um ponto de venda físico. Por isso, o e-commerce reduz limitações e pode aumentar o alcance, no Brasil e no mundo.
- Redução de despesas operacionais
Com estratégias de marketing digital, as despesas de uma operação online se tornam mais acessíveis, principalmente para pequenas empresas. Isso permite o uso de recursos estratégicos em outras áreas.
- Gestão mais eficiente com ferramentas digitais
Como as operações permanecem no ambiente digital, plataformas de marketing oferecem soluções que tornam as atividades mais práticas de maneira geral, reduzindo o risco de erros humanos e contribuindo para uma gestão mais eficiente.
- Atendimento personalizado ao consumidor
Com a coleta de dados durante a navegação e compra, o marketing digital é capaz de personalizar o atendimento ao cliente de diferentes formas. Dessa forma, a comunicação pode ser adaptada conforme o comportamento de cada comprador.
Quais estratégias de marketing digital são eficazes para impulsionar as vendas online?
De acordo com uma pesquisa feita pela Hostinger, 65% dos vendedores online apostam em estratégias de marketing digital para divulgar seu conteúdo.
Para aumentar as vendas na internet, existem métodos que se destacam entre empresas que buscam melhorar sua oferta de produtos e serviços no ambiente digital. Alguns deles incluem:
- Criar um plano de vendas e conhecer o público
Quando a empresa se preocupa em conhecer o público-alvo, fica mais fácil criar um plano de vendas que possa atingir o consumidor de maneira mais eficiente.
- Ter um site confiável
Um site prático e seguro para os compradores é um passo importante para vender produtos e serviços no ambiente digital. Por isso, vale a pena investir em uma fácil navegação e processos de compra simples, entre outros.
- Investir nas redes sociais
As redes sociais são uma alternativa muito utilizada para criar conexão com o público, principalmente os mais jovens. Cada tipo de empresa pode ter uma plataforma mais adequada para isso, seja Instagram, X, TikTok e outros.
- Utilizar técnicas de Search Engine Optimization (SEO)
A otimização para mecanismos de busca é uma forma de melhorar a visibilidade do conteúdo na internet, ajudando o público a achar o site de maneira orgânica.
- Fazer anúncios pagos
As mídias pagas não devem ser o principal meio de atingir o público, mas, quando bem planejadas, podem gerar resultados mais rápidos ao investir em plataformas de busca ou redes sociais.
Como elaborar um plano de marketing?
Para criar um plano de marketing digital eficiente, alguns passos essenciais podem ser seguidos pelas empresas na hora de criar estratégias. Entre essas etapas, estão:
- Entenda o seu negócio
Antes de pensar em marketing digital, o primeiro passo é conhecer o próprio negócio e para quem ele é direcionado. Com isso, é possível desenvolver estratégias que estejam alinhadas com os objetivos da empresa e o que será oferecido.
- Defina quem será sua persona
A persona representa o cliente ideal de uma empresa. Para essa etapa, é preciso estudar características demográficas, comportamentais, interesses e dores do seu público-alvo, tornando a comunicação mais personalizada no ambiente digital.
- Tenha objetivos claros
Um plano com objetivos bem definidos traz uma direção mais clara sobre o que o negócio pode alcançar. Nesse sentido, uma dica é utilizar o método SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido) durante o planejamento.
- Faça a divisão em planos de ação e metas atingíveis
Em seguida, a estratégia deve definir suas metas em planos de ação e tarefas específicas para cada área do marketing digital. Cada etapa deve ser realista e possível de ser atingida dentro do prazo estipulado.
- Crie um cronograma
Um cronograma de marketing digital deve definir datas e prazos para cada atividade planejada. Além de organizar a execução das tarefas, ele também permite a visualização do progresso de acordo com o tempo disponível.
- Faça a revisão de todos os passos
A revisão ajuda a identificar o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Algumas ferramentas de análise podem ser úteis para acompanhar os resultados e comparar com os objetivos definidos, além de permitir a adaptação a possíveis mudanças no mercado.
Como metrificar e acompanhar um plano de marketing?
Após implementar um plano de marketing digital, é essencial acompanhar os resultados. Dessa forma, a empresa pode identificar o que está funcionando e ajustar as estratégias conforme necessário.
Esse acompanhamento fornece insights sobre como o público-alvo percebe a empresa, além de indicar onde é necessário investir. Nas redes sociais, por exemplo, é possível identificar quais plataformas geram mais engajamento e os melhores horários para realizar publicações.
Existem diversas métricas disponíveis para que uma empresa monitore seu plano de marketing. Além disso, algumas plataformas podem facilitar esse processo e auxiliar na adoção de novos métodos para otimizar o conteúdo online.
Com a crescente digitalização do mercado, torna-se cada vez mais importante apostar no empreendedorismo digital. Nesse cenário, conhecer as melhores estratégias de marketing pode ser um diferencial para se destacar no setor.
No Comments