Cuidado com pirâmide financeira Mandala da Prosperidade

Como não cair em uma pirâmide financeira

Tomem muito cuidado, o esquema de pirâmide financeira de nome “Mandala da Prosperidade” está a cada dia ganhando mais adeptos, principalmente no estado do Rio Grande do Norte. O esquema está chamando a atenção das autoridades que já começaram a investigar através do Ministério Público potiguar.

O promotor Leonardo Cartaxo confirmou na última quarta-feira (14) o encaminhamento das apurações ao MP, o que deverá ocorrer também nos outros estados do país. Na opinião de Leonardo o esquema é sim uma pirâmide financeira. “Pelo que se tem informação, é pirâmide e é crime contra a ordem econômica”, resumiu o promotor.
http://www.1news.com.br/noticia/2263/nellysson-silva/noticias/mandala-da-prosperidade-envolvidos-poderao-ser-punidos-entenda

Para quem não sabe, o esquema Mandala da Prosperidade é um sistema que funciona em grupos do WhatsApp, que promete ganhos de até R$800,00 com investimento de apenas R$100,00.
http://www.1news.com.br/noticia/2033/nellysson-silva/noticias/conheca-mandala-a-piramide-financeira-que-virou-febre-na-internet
Cuidado com golpe Mandala da Prosperidade

Fujam do golpe!!!

There are 9 comments left Go To Comment

  1. zézinhó / Post Author

    Mandala, a nova cara da pirâmide financeira
    O famoso golpe da pirâmide financeira agora se apresenta em novas formas para tentar enganar as pessoas e a legislação.

    10 julho 2017
    Golpe da mandala da prosperidade causa grandes prejuízos em cidades brasileiras

    Pirâmides financeiras são práticas de crime contra a economia popular. Ela é enquadrada no inciso IX, art 2º, da Lei 1.521/51, que diz que obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou um número indeterminado de de pessoas mediante a especulações ou processo fraudulentos é crime.

    Após várias denúncias de que empresas usam de práticas de pirâmide financeiras, tivemos notícias de empresas sendo fechadas e seus proprietários respondendo por crimes econômicos, como por exemplo, estelionato. Muitas empresas até hoje são investigadas e até perderam credibilidade e valor na bolsa devido a essas denúncias.

    Mesmo com a queda de várias pirâmides, muitas empresas e grupos de pessoas usaram a criatividade e inovação para mascarar as pirâmides financeiras.

    Hoje, podemos ver diversas empresas que trabalham no ramo de MMN (Marketing Multinível). Grupos de doações e a nova onda das fraudes econômicas: a mandala. O que todos eles têm em comum é que todos esses esquemas são formas mascaradas de pirâmides financeiras, salvo algumas empresas que usam o sistema MMN para realmente vender seus produtos e não para sustentar uma fraude.

    A mandala
    A #Mandala é uma nova febre, com promessas de um baixo investimento e de ganhos extraordinários se tornou popular rapidamente, o que facilitou muito a aplicação dos golpes. Casos de grandes prejuízos nos estados do Acre, Rio Grande do Norte e Minas Gerais logo se tornaram famosos na mídia.

    A mandala funciona da seguinte forma: temos quatro divisões, onde na primeira está uma pessoa que irá receber oito pagamentos das pessoas do quarto grupo, logo após receber esses pagamentos, essa pessoa sai do jogo e a mandala se dividi em duas.

    A segunda divisão é onde fica duas pessoas que esperam a pessoa da primeira divisão receber todos os pagamentos, para que assim que a mandala se dividir, elas assumam a posição de recebedores, uma em cada mandala. Na terceira divisão fica quatro pessoas que aguardam as pessoas da primeira e da segunda divisão receberem seus pagamentos, para então se tornarem recebedores. E, por último, temos os oito pagadores na quarta divisão, que são os responsáveis por fazer a mandala andar.

    A prática da mandala também se tornou muito comum em grupos do WhatsApp. Como um meio fácil e rápido de divulgação de ideias, o Facebook também se tornou o foco das pessoas que organizam essas mandalas. Em pouco tempo, começaram a aparecer várias páginas e grupos que divulgavam a tão aclamada mandala da prosperidade, algo que atrai diversas pessoas todos os dias.

    Normalmente, as mandalas são criadas por grupos de amigos ou até mesmo uma única pessoa que ocupa as sete primeiras posições e espera os pagantes. O fato é que esse sistema não se sustenta.

    Vejamos que para pagar os oito primeiros pagantes são necessários que mais 112 pessoas entre nas mandalas e esse número cresce sempre como um múltiplo de oito. Logo, chegará um momento que a mandala vai quebrar e então virá a tona os números do prejuízo causado por ela.

    Então vamos prestar bastante atenção nesses golpes. Nem sempre vai existir o próximo tolo. #Golpe #Piramidefinanceira
    http://br.blastingnews.com/economia/2017/07/mandala-a-nova-cara-da-piramide-financeira-001834749.html

  2. Vilmar / Post Author

    Mandala vira febre em Lagoa da Prata e jovens caem em golpe de pirâmide financeira
    Por Jornal Cidade – 31 de março de 2017

    http://www.jornalcidademg.com.br/mandala-vira-febre-em-lagoa-da-prata-e-jovens-caem-em-golpe-de-piramide-financeira/

    1. Vilmar / Post Author

      Com característica de pirâmide financeira, “Mandala” ganha adeptos em Alagoas

      http://gazetaweb.globo.com/portal/especial.php?c=25496

  3. Vilmar / Post Author

    WhatsApp deve ganhar “Instagram Stories” em nova atualização

    http://vilmarbro.com.br/whatsapp-deve-ganhar-instagram-stories-em-nova-atualizacao/

  4. Vilmar / Post Author

    ESQUEMAS
    16/01
    Autor da maior pirâmide finaceira da história, Madoff criou um novo negócio lucrativo na prisão

    http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/6024538/autor-maior-piramide-finaceira-historia-madoff-criou-novo-negocio-lucrativo

  5. Vilmar / Post Author

    SISTEMA DE ‘MANDALA’ É CONSIDERADO ESTELIONATO E PODE DAR CADEIA
    A tipificação do crime está na lei n. 1.521, de 26 de dezembro de 1951, que trata dos crimes contra a economia popular.

    Por: Nellysson Silva 06/01/2017 – 01:49

    De acordo com Luciano Cardoso, delegado da 2ª Delegacia Metropolitana de Aracaju (SE), o sistema “Mandala da Prosperidade’, uma espécie de pirâmide financeira que funciona através do WhatsApp e redes sociais é proibido no Brasil. “Essa prática é ilegal. As pessoas que receberem este tipo de corrente não deve aceitar, pois ao se tornar um administrador estará praticando o crime de estelionato”, explica o delegado, que há dois anos investigou um caso de pirâmide.

    A tipificação do crime está na lei n. 1.521, de 26 de dezembro de 1951, que trata dos crimes contra a economia popular. O art. 2º, inciso IX, que constitui crime contra a economia popular, punível com 6 meses a 2 anos de detenção, “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes)”.

    O economista e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Rubicleis Gomes explica que o sistema de pirâmide só é rentável para quem entra no início. “Cada indivíduo vai contribuindo para quem está acima, de forma que, se alguém não fizer o depósito, o sistema se quebra. O problema é que muita gente vai depositar e não vai ganhar”, diz.

    Os sistemas apenas mudam de nome, salienta Gomes: “Não é novo, só muda de figura e todos têm o mesmo princípio. Dependendo do sistema, em meses acaba caindo. Tanto quem ganha e quem perde comete crime contra a economia popular”, finaliza.
    http://www.1news.com.br/noticia/3135/nellysson-silva/noticias/sistema-de-mandala-e-considerado-estelionato-e-pode-dar-cadeia

  6. Vilmar / Post Author

    Publicado: 23 dezembro 2016
    NOTÍCIAS WEB
    Mandala da Prosperidade: jovem é morto após cobrar dívida em esquema de pirâmide Crime aconteceu na Bahia após jovem pagar mil reais e não receber nenhum depósito prometido.
    http://br.blastingnews.com/brasil/2016/12/mandala-da-prosperidade-jovem-e-morto-apos-cobrar-divida-em-esquema-de-piramide-001348389.html

    .

    Por que a ‘mandala da prosperidade’ que promete lucro rápido não é um negócio confiável? A mais nova onda para se ganhar dinheiro fácil e rápido é uma espécie de corrente, que tem se difundido na internet.
    http://br.blastingnews.com/economia/2016/12/por-que-a-mandala-da-prosperidade-que-promete-lucro-rapido-nao-e-um-negocio-confiavel-001346573.html

  7. Vilmar / Post Author

    Mandala da Prosperidade: de prejuízo financeiro à cadeia

    A tipificação do crime está na lei n. 1.521, de 26 de dezembro de 1951, que trata dos crimes contra a economia popular.
    Por: Nellysson Silva
    20/12/2016 – 23:03

    Se você ainda não recebeu o contato de algum amigo(a) lhe convidando para participar da “Mandala da Prosperidade”, sinta-se privilegiado. A pirâmide financeira que tomou conta das redes sociais a cada dia ganha mais adeptos na prática do crime.

    A tipificação do crime está na lei n. 1.521, de 26 de dezembro de 1951, que trata dos crimes contra a economia popular. O art. 2º, inciso IX, que constitui crime contra a economia popular, punível com 6 meses a 2 anos de detenção, “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes)”.

    Em uma matéria publicada na tarde de hoje no portal Patos Hoje, o delegado regional da Polícia Civil de Patos de Minas, Luiz Mauro Sampaio, alerta para os perigos da Mandala. Segundo ele, apenas 12% de quem participa realmente obtém lucros no negócio, o restante apenas contribui com o topo da pirâmide. Como não há produto envolvido, a movimentação de dinheiro depende do recrutamento de novas pessoas, ou seja, se algum membro não conseguir novas pessoas para investir no negócio, a pirâmide quebra.

    Se você chegou até aqui é porque se interessou em saber mais sobre o negócio. Você já pode ser considerado uma pessoa esperta, pois buscou informações antes de investir nesse tipo de esquema. Desconfie sempre de dinheiro fácil, alerta o delegado.

    http://www.1news.com.br/noticia/2425/nellysson-silva/noticias/mandala-da-prosperidade-de-prejuizo-financeiro-a-cadeia

  8. Vilmar / Post Author

    Mandala da prosperidade; envolvidos poderão ser punidos
    Por Redação Redação / 20 de dezembro de 2016

    Mandalas financeiras viram febre no Brasil.

    Um esquema de pirâmide financeira de nome “Mandala da Prosperidade” está a cada dia ganhando mais adeptos, principalmente no estado do Rio Grande do Norte. O esquema está chamando a atenção das autoridades que já começaram a investigar através do Ministério Público potiguar.

    O promotor Leonardo Cartaxo confirmou na última quarta-feira (14) o encaminhamento das apurações ao MP, o que deverá ocorrer também nos outros estados do país. Na opinião de Leonardo o esquema é sim uma pirâmide financeira. “Pelo que se tem informação, é pirâmide e é crime contra a ordem econômica”, resumiu o promotor.

    Ainda de acordo com informações do promotor, mesmo não havendo uma empresa por trás do esquema é possível sim identificar os responsáveis e puní-los de acordo com a lei vigente no país. “Ainda não temos muitos dados e teremos que fazer o levantamento sobre isso. Vamos apurar, ver quem são os responsáveis”, explicou Cartaxo.

    De acordo com o promotor, a tipificação do crime está na lei n. 1.521, de 26 de dezembro de 1951, que trata dos crimes contra a economia popular. O art. 2º, inciso IX, que constitui crime contra a economia popular, punível com 6 meses a 2 anos de detenção, “obter ou tentar obter ganhos ilícitos em detrimento do povo ou de número indeterminado de pessoas mediante especulações ou processos fraudulentos (“bola de neve”, “cadeias”, “pichardismo” e quaisquer outros equivalentes)”. News Brasil.
    http://midiabahia.com.br/videos-2/2016/12/20/mandala-da-prosperidade-envolvidos-poderao-ser-punidos

Leave a Reply

CAPTCHA *