Tecnologias que facilitam a organização financeira
Convidados

Tecnologias que facilitam a organização financeira

5 de julho de 2021

Tecnologias que facilitam a organização financeira
A tecnologia pode ser uma grande aliada da sua organização financeira. Confira algumas ferramentas que visam facilitar a gestão do seu orçamento.

Organizar as finanças é um passo importante para quem deseja alcançar grandes realizações. Para muitos consumidores, no entanto, trata-se de uma tarefa complicada, que demanda tempo e paciência, cada vez mais raros. E é aí que a tecnologia pode ajudar. 

Neste artigo apresentaremos diferentes ferramentas tecnológicas capazes de tornar a gestão financeira muito mais simples e rápida. Confira a seguir.

Por que usar a tecnologia na organização financeira?

O principal motivo é que as nossas vidas estão se tornando cada vez mais complexas, com novos produtos e serviços surgindo a todo momento. Quem antes pagava três ou quatro contas regulares, como água, luz e fatura de cartão, agora se vê diante de uma variedade maior de boletos e faturas todo mês.

É muito comum, por exemplo, que os consumidores atuais possuam mais de uma conta bancária e mais de um cartão de crédito. Se por um lado isso significa acesso a mais bens e serviços, por outro, significa mais trabalho para quem deseja organizar a vida financeira.

E nessa tarefa a tecnologia pode ser de grande ajuda. Falaremos a seguir de ferramentas tecnológicas recentes, ou nem tão recentes assim, que podem facilitar a gestão do seu dinheiro, a sua forma de consumir e a compreensão de como funciona o seu orçamento. 

Lembrando que a organização financeira é de suma importância para quem deseja sair das dívidas e poupar dinheiro, de modo a adquirir um patrimônio muito desejado ou fazer investimentos.

Ferramentas que podem te ajudar

Contas e carteiras digital

As contas digitais representam muito menos burocracia e muito mais conforto para os consumidores. Através de um smartphone ou outro dispositivo eletrônico com acesso à internet, o consumidor pode, com alguns cliques, realizar operações que antes só podiam ser feitas numa agência bancária. É possível conferir saldo e extrato, fazer transferências, pagar boletos, fazer investimentos, contratar crédito, etc.

As carteiras digitais funcionam de forma semelhante, mas servem principalmente para fazer compras e pagamentos de forma rápida e segura. Também conhecidas como e-wallets, elas já fazem bastante sucesso entre os brasileiros.

Essas carteiras são usadas para pagar os mais diversos produtos e serviços, como compras online, serviços de aplicativo, contas de água, luz e telefone, etc. Elas são integradas às contas bancárias ou aos cartões dos consumidores, que podem usá-las para fazer pagamentos apenas com o smartphone.

Contas e carteiras digitais são ferramentas seguras, que usam tecnologias avançadas de segurança, como criptografia, biometria e comando de voz. Os seus usuários devem apenas tomar os cuidados normais para qualquer serviço eletrônico. Os principais são:

  • Escolher senhas únicas e difíceis de serem descobertas
  • Não compartilhar as informações da conta
  • Não deixar a conta aberta em qualquer lugar
  • E ter um bom antivírus.

Planilhas e aplicativos financeiros

Manter um documento com todas as suas informações orçamentárias é importante para entender o funcionamento das finanças pessoais e, assim, eleger prioridades de gasto, poupar dinheiro e não se perder em dívidas.

Antigamente, isso era feito de forma manual, num caderno ou agenda, o que acabava deixando o planejamento confuso. Felizmente, hoje já existem diversas tecnologias que podem ser usadas para organizar o orçamento. 

A mais básica são as planilhas eletrônicas, como o Excel, que já ajuda muito a classificar diferentes tipos de gastos e despesas, e também a fazer as contas.

Além disso, também existem aplicativos mais específicos. Esses apps de organização financeira disponibilizam ferramentas muito interessantes, como avisos de gastos excessivos, atualização automática das despesas, uso de hashtags, etc. Como são usados no smartphone, os consumidores já não podem dizer que falta tempo para organizar as finanças.

Plataformas online de comparação

O crédito é uma parte importante da nossa vida financeira. Independente do tamanho da sua renda, serviços como empréstimos, financiamentos e capital de giro são úteis para adquirir bens de grande valor e aumentar o seu patrimônio.

Antigamente, era mais complicado ter acesso a esses serviços de crédito, devido à burocracia das instituições de crédito convencionais. Felizmente, já existem diversas fintechs (empresas inovadoras do setor financeiro) que disponibilizam ferramentas avançadas de simulação, comparação e análise de crédito.

A simulação online de empréstimo ajuda o consumidor a entender as condições do crédito, como valor das parcelas e Custo Efetivo Total (CET). As plataformas de comparação possibilitam ao consumidor comparar diferentes opções de crédito e encontrar a mais adequada para cada situação financeira.

O empréstimo online, quando é oferecido por empresas confiáveis, é muito mais rápido e fácil de ser contratado que os empréstimos convencionais, além de ser um serviço seguro.

Importância do planejamento financeiro

O planejamento financeiro não é importante apenas para empresas ou pessoas ricas. Ele é uma ferramenta que todo consumidor pode usar para ter controle sobre seu dinheiro e para realizar sonhos, em vez de sofrer com pesadelos. 

Embora pareça complicado, planejar as finanças pessoais traz grandes resultados, como se livrar e negociar dívidas altas que colocam o consumidor na situação de negativado. 

Além disso, é possível começar uma poupança, mesmo reservando uma quantia pequena do orçamento mensal. Por fim, um grande benefício do planejamento financeiro é ter uma base sólida para começar a investir, seja na aquisição de um imóvel, em títulos de renda fixa ou até no mercado de ações.

Educação financeira constante

Conteúdos como esse que você acabou de ler são importantes para expandir o conhecimento sobre temas financeiros. A boa notícia é que no blog do Juros Baixos, você pode encontrar muitos outros conteúdos semelhantes, tratando de questões como crédito, planejamento financeiro, economia, novidades financeiras, bancos, fintechs, etc.

Além disso, também postamos vídeos regularmente no nosso canal do YouTube. Eles são uma forma didática e divertida de colocar a educação financeira em dia.

No Comments

Leave a Reply

*

code