Saiba como funciona a anuidade do cartão de crédito

Saiba como funciona a anuidade do cartão de crédito

10 de junho de 2021

Saiba como funciona a anuidade do cartão de crédito

Sabia que existe cartão de crédito sem anuidade e que você pode negociar esta taxa com seu banco? Então leia este texto para descobrir como!

Se você tem um cartão de crédito ou está pensando em solicitar um, provavelmente já ouviu falar da anuidade. Essa taxa costuma ser cobrada mensalmente e pode representar um significativo valor anual.

Por isso, fizemos este texto para explicar a você o que é a anuidade do cartão de crédito, como ela funciona e quais maneiras você tem de conseguir anuidade grátis.

Além disso, você também pode solicitar um cartão de crédito sem anuidade, porque já existem diversas opções no mercado.

Então leia este artigo até o final para obter todo o conhecimento sobre este tema.

O que é anuidade?

A anuidade é uma taxa cobrada pela sua instituição financeira para que você use o cartão de crédito e aproveite o seu benefício.

Geralmente, esta taxa é cobrada mensalmente e no mesmo dia, além de ser automática. Porém, há bancos que fazem a cobrança de três em três meses ou até anualmente.

Muitos bancos, principalmente os mais modernos, oferecem anuidade grátis para isso ser mais um benefício do cartão de crédito. Porque o valor, apesar de parecer pequeno, faz bastante diferença quando você analisa o quanto foi gasto ao final do ano.

Por que ela é cobrada?

Esse valor é cobrado para compensar os custos envolvidos em oferecer um cartão de crédito. Além dos gastos de produção e envio do cartão, os bancos também costumam disponibilizar diversos benefícios aos seus clientes, como programa de pontos, descontos em lojas parceiras e cashback.

Essas vantagens também têm custos relacionados, mais um fator que justifica a anuidade do cartão de crédito.

Como negociar

Primeiramente, já comentamos que existem várias opções de cartão de crédito sem anuidade. Mas, além disso, muitos cartões oferecem grandes descontos ou até deixam de cobrar essa taxa a partir de um certo gasto mensal na fatura.

Assim, verifique o seu contrato com o banco para não perder oportunidades pagando um valor desnecessário.

Além disso, você também pode negociar com o seu banco porque tem um valioso poder de barganha. Você pode alegar que outros bancos não cobram anuidade e que quer esse benefício para continuar usando o cartão.

Outra estratégia é mostrar que você é um cliente antigo, paga corretamente as suas faturas e ainda tem gastos altos, merecendo, assim, anuidade grátis.

Pode ser que o banco te ofereça um desconto na parcela. Mas, vale a pena você insistir na isenção de anuidade. Se a sua instituição financeira não concordar, recomendamos que você avalie se deve continuar com ele ou migrar para um outro banco.

Melhores cartões sem anuidade

Diante dessa realidade, vamos mostrar para você quais são os três melhores cartões de crédito com anuidade grátis. São muitas opções. Por isso, reunimos os cartões com mais benefícios, além de serem seguros e consolidados no mercado.

Cartão de crédito Nubank

O Nubank é um dos maiores bancos digitais do Brasil. Ele oferece cartão de crédito com anuidade grátis e muitos outros benefícios.

Primeiramente, o seu dinheiro na conta Nubank rende 100% do CDI, o que é mais do que a poupança. Além disso, caso queira, você pode participar do programa de pontos Nubank para trocar pontos por viagens e produtos, mas esse é um programa pago.

O Nubank também oferece um aplicativo de celular bastante completo em que você consegue fazer pagamentos, fazer transferências, gerar boletos, solicitar aumento de limite do cartão, fazer investimentos e até simular empréstimo.

O banco tem a premissa de desburocratizar procedimentos e atender bem o cliente, o que também se aplica à anuidade grátis do cartão.

Cartão de crédito Banco Pan

O Pan é mais um banco que busca simplificar procedimentos para oferecer o melhor serviço ao cliente.

Ele conta com o cartão básico que não cobra anuidade. Para solicitar este modelo, basta comprovar renda de pelo menos um salário mínimo. Assim, você poderá aproveitar todas as vantagens do banco, como os descontos em lojas parceiras e o dinheiro em conta rendendo 111% do DI.

Porém, com esta modalidade mais simples do cartão Pan, você não tem acesso ao programa de pontos do banco.

De qualquer forma, mesmo que você analise e opte por um cartão mais premium, pode obter desconto de até 100% na mensalidade através do programa Pague Menos.

Cartão de crédito C6 Bank

O C6 Bank é mais um banco digital que oferece cartão de crédito sem anuidade. Ele também tem outras vantagens interessantes.

Você pode personalizar o seu cartão escolhendo a cor e o nome que será escrito nele. Além disso, ele proporciona pagamento por aproximação e conta com cartão virtual.

O C6 Bank também oferece o programa de pontos Átomos. Nele, você acumula pontos e os troca por passagens aéreas, produtos ou até dinheiro na conta.

Além de tudo isso, o cartão é internacional e também funciona na modalidade débito.

Onde comparar online?

Apesar de termos feito um resumo dos melhores cartões de crédito com anuidade grátis, há dezenas de opções disponíveis e vale a pena você fazer uma comparação entre elas para checar o melhor cartão em seu caso.

Por isso, preparamos para você um material explicando sobre os diferentes cartões de crédito e possibilitando o comparativo entre eles.

Considerações finais

Este artigo teve o objetivo de explicar o que é a anuidade do cartão e como ela funciona. Porém, também demos dicas de como negociar este valor para obter anuidade grátis. Mesmo que isso pareça difícil, lembre-se que você tem um grande poder de barganha com o seu banco, principalmente se for um cliente antigo e pagar as suas contas sem atrasos.

Além disso, também te mostramos as melhores opções de cartão de crédito sem anuidade explicando os principais benefícios que cada banco oferece.

Assim, esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre este assunto e possa tomar decisões mais conscientes sobre o seu cartão de crédito.

1 Comment

  • Reply Lilian 2 de agosto de 2021 at 17:05

    Adorei o artigo.
    A gente quase nunca se atenta a essas tarifas mas a longo prazo dá um valor substancial.
    Já faz uns 4 anos que cancelei meu cartão com anunidade e pedi um sem, melhor coisa que fiz.
    Parabéns pelo conteúdo. Sucesso!

  • Leave a Reply

    *

    code