Filmes que mostram uma característica fundamental para o empreendedor

Networking significa ter uma rede de relacionamentos que é positivo para qualquer empreendedor.

Filmes indispensáveis para empreendedores

Filmes para empreendedores, Velozes e Furiosos, Fast and Furious

Ter uma rede de relacionamentos é positivo para qualquer empreendedor, segundo a especialista em imagem e reputação Nathana Lacerda. Ela explica que ter um bom ciclo de relacionamentos ajuda a aumentar as vendas, melhorar o posicionamento e chegar a novos patamares na carreira.
“Duas coisas são proibidas no processo de networking: fazer contatos que não são legítimos por puro interesse em vantagens que alguém pode trazer, e se conectar com alguém que não compartilha os mesmos valores”, explica. A especialista ainda reforça a importância de saber se apresentar efetivamente nos eventos.

Pensando nisso, a coach de imagem e reputação listou 6 filmes que, apesar de serem conhecidos por outros aspectos, também podem ensinar e ajudar a montar uma rede de relacionamentos:

Velozes e Furiosos

A série de filmes mostra uma equipe de pessoas que estão com o mesmo objetivo – mesmo que, na história, sejam objetivos pouco éticos. Além de se ajudarem o tempo todo, eles conseguem manter o contato porque possuem os mesmos valores, até mesmo quando os personagens são de lados opostos. “É possível encontrar valores em comum mesmo quando você faz uma coisa diferente da outra pessoa, mas há interesses em comum”, explica.

O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

No último filme da trilogia do Senhor dos Anéis, uma batalha quase perdida é salva pela chegada de um exército amigo, que ajuda a destruir os inimigos. “Um bom contato pode nos salvar quando mais precisamos”, resume a especialista. “Se você mantém contato frequente com colegas e pessoas que conheceu ao longo da sua carreira, vai ser ouvido no momento em que precisar de uma ajuda”, completa.

Dois Caras Legais

A comédia estrelada por Ryan Gosling e Russell Crowe mostra duas pessoas muito diferentes que se veem obrigadas a trabalhar juntas. “Muitas vezes, você vai encontrar pessoas muito diferentes de você, mas que possuem algo em comum e que faz valer um contato de networking”, explica a especialista. “Procure empreendedores que tenham algo em comum, e isso vai ajudar a transformar um simples contato em alguém que pode ajudar você e seu negócio em um futuro próximo”, completa.

Clube dos Cinco

Na trama adolescente, cinco alunos encontram um ponto em comum na detenção: todos possuem problemas muito semelhantes. Um deles, considerado o “nerd”, pode falar com alguns dos alunos tidos como “populares” sem medo, porque é igual a eles. “Esse sentimento de inferioridade é muito comum entre empresários e empreendedores, que têm medo de conversar e fazer contato com algum empresário mais bem-sucedido, e neste momento é preciso ter a noção de que todos somos iguais”, resume a coach, destacando a importância de vencer o receio de fazer contato com pessoas que estão em outro nível.

Zumbilândia

Na comédia de zumbis, diversas pessoas diferentes se juntam por um único motivo em comum: escapar dos zumbis que passaram a dominar o mundo. “Ter concorrentes em comum é uma ótima forma de se conectar a outras pessoas e aumentar a rede de networking”, explica Nathana, lembrando que não precisam ser necessariamente concorrentes, mas causas e problemas na sociedade, por exemplo.

À Procura da Felicidade

Considerado um filme muito emocionante estrelado por Will Smith, o filme de superação mostra um homem muito pobre que sonha em trabalhar como um grande executivo. Seus primeiros contatos com um grande empresário não resultam em nada, mas com o tempo ele tem um bom resultado, porque insistiu mesmo quando os encontros não eram positivos. “Às vezes, uma conversa com algum executivo pode não resultar em algo, mas com paciência você consegue fazer conexões com as pessoas de quem deseja se aproximar. Não desista de alguns contatos apenas porque a primeira conversa foi ruim”, conclui.

Até mais.

Leave a Reply

CAPTCHA *