Como usar o cartão de crédito
Geral

Como usar o cartão de crédito

25 de julho de 2014

O cartão de crédito nos traz muitas vantagens por ser possível reduzir o tanto de dinheiro que a pessoa leva consigo, permitir o parcelamento de comprar de forma prática e confortável, costumam dar um prazo de até 40 dias para pagar sem juros, pode-se efetuar saques em dinheiro, comprar no exterior, comprar na internet, programas de milhagem, entre outras vantagens.
O valor da anuidade do cartão pode variar conforme o banco onde foi emitido, sendo que muitas vezes é possível ter isenção desta taxa.
Apesar de toda esta comodidade o consumidor deve tomar cuidado, pois o cartão de crédito pode ser também uma armadilha e comer boa parte da sua renda.

Antes de escolher seu cartão tenha em mente o que você precisa. Ter um cartão internacional não é vantagem, se você não viaje com frequência. Neste cenário ele não passa de um serviço desnecessário que pode pesar no orçamento com o passar dos anos. Outro ponto a ressaltar é que não adianta ter vários cartões e não conseguir pagar todas as faturas. Se a pessoa só consegue pagar o mínimo do cartão é melhor ter apenas um.
Prefira sempre pagar sem juros. Evite o crédito rotativo, pois no Brasil temos umas das taxas de juros mais altas do mundo. Procure sempre pagar o valor total da fatura no dia do vencimento. Desta forma evita pagar juros e mantém o nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito.

Se a pessoa não tiver muito controle e nem estiver interessado em programas de milhagem, em geral recomenda-se não usar cartões de crédito para pagamentos de baixo valor, como em lanchonetes, padarias, cinema, etc., dê preferência ao cartão nas compras de maior valor alto. Para compras de baixo valor seria melhor utilizar o cartão de débito ou mesmo dinheiro vivo.

Procure não estourar o limite, já que só será possível usar o seu cartão de crédito novo à medida que for pagando a fatura mensal para eliminar débitos anteriores. Procure sempre pagar o máximo que puder da sua fatura, pois assim você terá 100% do seu crédito no próximo mês.

Para quem não sabe, o crédito rotativo é aquele onde você recebe a fatura integral de suas despesas, porém paga somente uma parte. O saldo restante junto ao que você deixou de pagar virá no próximo boleto de cobrança. Ao usar este tipo de crédito rotativo você pagará juros e outros encargos financeiros em cima do saldo devedor das faturas anteriores.
Fonte de consulta:
extra.globo.com/noticias/economia/100-dias-de-economia/como-usar-cartao-de-credito-sem-se-endividar-5357030.html#ixzz38VIqpf4V

Veja também:

Até o próximo post.

2 Comments

  • Reply Vilmar 21 de novembro de 2014 at 14:12

    11h02 : BB anuncia acordo com Elo e Cielo

    O Banco do Brasil (BB) celebrou acordo com a Elo Cartões Participações S.A. (BB Elo Cartões), sua subsidiaria integral, e a Cielo S.A. ( Cielo ) para formação de nova parceria estratégica no setor de meios eletrônicos de pagamento.

    As empresas constituirão nova sociedade que terá o direito de explorar as atividades de gestão das transações de contas de pagamento pós-pagas e de gestão da funcionalidade de compras via débito de arranjos de pagamentos. Além disso, o novo negócio tem entre seus objetivos realizar associações com outros parceiros de forma a aproveitar oportunidades em nicho de mercado relacionado a meios eletrônicos de pagamento, buscando a obtenção de ganhos de sinergia e otimizando a estruturação de novos negócios no segmento.

    A nova companhia foi avaliada em R$ 11,6 bilhões e seu capital social total da Sociedade será dividido na proporção de 30,0% para a BB Elo Cartões e 70,0% para a Cielo.

  • Leave a Reply

    CAPTCHA *