Quais são os principais motivos para solicitar um empréstimo

Quais são os principais motivos para solicitar um empréstimo

3 de setembro de 2021

Existem algumas situações nas quais sem você esperar, pode surgir a necessidade de ter em mãos uma quantia de dinheiro muito acima da sua realidade. 

Por conta de ultrapassar os limites do orçamento e ser algo emergencial, a única solução será a solicitação de um empréstimo pessoal. 

O receio de grande parte das pessoas é que ao recorrer a um empréstimo online, a situação poderia ser contornada de outra forma. Porque pegar um crédito necessita de um bom planejamento financeiro, além de cautela e conhecimento.

Infelizmente, em casos emergenciais e inesperados são difíceis de serem previstos e a forma viável de resolver a questão é solicitar o empréstimo pessoal. Contudo, quando de fato é preciso recorrer a um empréstimo? Como saber quais finalidades se fazem necessárias?  

É exatamente pensando nisso que criamos esse artigo para você saber de antemão quais situações são necessárias para recorrer a um empréstimo online. Afinal, sem uma finalidade certa o empréstimo pessoal poderá virar uma dor de cabeça.  Que tal continuar conosco?

Pegar um empréstimo vale a pena?

Sim, pegar um empréstimo pessoal vale a pena. Mas é necessário refletir sobre o real objetivo ao solicitar esse dinheiro.

Então, antes de tomar qualquer atitude, faça um planejamento financeiro considerando todas as suas despesas e receitas. Depois com essa planilha, reflita sobre todas as opções viáveis antes de sair buscando um crédito.

Lembre-se que solicitar um dinheiro para gastar com coisas supérfluas pode piorar a sua situação financeira. Mas não se preocupe, vamos te ajudar a separar o joio do trigo! 

Veja principais motivos para solicitar um empréstimo

Os principais motivos para solicitação um empréstimo online são:

  • Dívidas impossíveis de serem quitadas;
  • Você não está conseguindo pagar as contas do mês;
  • Situações emergenciais;
  • Investir no seu conhecimento;
  • Iniciar seu próprio negócio.

Quitar dívidas com juros altos

Se você tiver dívidas, uma boa opção é fazer uma troca de uma dívida cara por uma mais barata. Ou seja, solicitar um empréstimo online com taxas de juros bem mais acessíveis e baixas. 

Antes de bater o martelo, pesquise e compare as diversas modalidades de crédito, além das instituições financeiras existentes. E, claro, não se esqueça que seu planejamento financeiro é muito importante para essa tomada de decisão.

Quando está com o orçamento comprometido

Sabemos que para muitas pessoas a pandemia foi devastadora no setor econômico. Ainda que você tenha uma reserva emergencial, se você está desempregado, certas contas básicas como alimentação, energia, água e aluguel já não conseguem ser mais supridas por aquele dinheiro guardado.

Nesse momento, solicitar um empréstimo pessoal pode ser a única solução para você ter um fôlego e conseguir, inclusive, ter um pouco da sua saúde mental restabelecida para conseguir recolocação no mercado de trabalho.

Arcar com gastos inesperados

Alguém da sua família precisa fazer uma cirurgia de emergência e você não tem dinheiro guardado. Surgiu um imprevisto com a sua residência e você precisará fazer um reparo. 

Situações como estas podem ocorrer e se os custos forem altos, provavelmente você não terá como arcar. Pedir um empréstimo pessoal é uma ótima opção para resolvê-las.

Para os estudos

Quando o assunto é investir na sua carreira profissional, solicitar um empréstimo online deve ser visto como algo positivo e não simplesmente como uma despesa desnecessária. 

Pode ser que no começo seja mais uma dívida para quitar. Porém, pense que a longo prazo essa “dívida” renderá frutos, inclusive, no seu poderio econômico. 

Para empreender

Caso você tenha uma meta definida e um plano de negócios bem sedimentado, solicitar um empréstimo online pode ser a solução para iniciar a sua empresa ou fazer ela crescer.

 Assim como investir nos seus estudos não tem “preço”, o mesmo lema pode ser usado pensando no seu empreendimento. 

De olho nas taxas

Nem todas as taxas de juros são iguais. Por isso, é importante que você faça uma simulação de empréstimo em várias organizações financeiras antes de assinar um contrato. Dessa maneira, será possível comparar as modalidades existentes, as taxas, a condições para pagamento e o custo efetivo total. 

Depois que você tiver em mãos todas essas informações, será mais fácil saber qual empréstimo pessoal tem mais a ver com o seu perfil e defini-lo.

Cuidados a serem tomados

Nem tudo é um mar de rosas. Lembre-se que apesar de todos os motivos listados acima para solicitar um empréstimo pessoal, são necessários alguns cuidados antes de fechar um contrato! 

  • Primeiro, tenha certeza de que a instituição financeira tem cadastro ativado no Banco Central. Basta acessar o site do Bacen e com o CNPJ da financeira em mãos, você consegue saber a quão idônea é a empresa;
  • Se você for fazer o empréstimo online, confirme se o site da fintech possui certificado de segurança (aparecerá uma mensagem de alerta, além de um cadeado na parte inferior da página);
  • Análise o que os clientes estão falando nas redes sociais da instituição financeira que você está pensando em escolher. Procure pesquisar também em sites como Reclame Aqui;
  • Não pague parcela alguma antes de ter recebido o dinheiro em sua conta.

Não se esqueça do planejamento

Existem muitos motivos importantes a se considerar antes de fazer a solicitação de um empréstimo pessoal. Mas não se esqueça que sem planejamento financeiro e foco, o seu tiro pode sair pela culatra. Faça todo o processo seguindo as nossas dicas e tenha cuidado.

E aí, conta para gente o que você considera mais desafiador para bater o martelo de um empréstimo? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Sobre o Juros Baixos

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube.

No Comments

Leave a Reply

*

code