Economia com TV por assinatura
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Economia com TV por assinatura

30 de maio de 2017

Mesmo em época de orçamento mais apertado, muitas pessoas não querem abrir mão do conforto de ter os canais da TV paga e uma boa internet banda larga, serviços cada vez mais indispensáveis à nossa rotina. Então, as palavras de ordem são: pesquisar e barganhar. Sim, sem medo ou vergonha, o jeito é pesquisar o plano mais acessível, que atenda às suas necessidades e tentar fazer uma boa negociação de valores com a sua operadora.

Se há alguns anos a TV a cabo no Brasil tinha poucas opções de empresas na área e a oferta estava nas mãos da NET, hoje em dia o consumidor tem várias opções na hora de contratar uma TV por assinatura, inclusive com pacote personalizados. E isso é ótimo! Com a indústria de TV a cabo cada vez mais competitiva, ocorre uma consequente batalha pela lealdade dos clientes, afinal as operadoras não querem perder clientes.

Você precisa deles, mas eles também precisam de você, e isso é algo que se deve manter em mente.

8 dicas para poupar com internet banda larga e TV a cabo

Contratos de TV a cabo podem custar muito caro, dependendo dos serviços desejados das características do pacote escolhido. Então, veja essas dicas importantes.

  1. O que você realmente precisa?

Atualmente, as opções de pacotes são inúmeras, mas o ideal é que, na hora de escolher o melhor plano, você busque por aquele se encaixe melhor nas suas necessidades. Ao pesquisar a melhor operadora de TV por assinatura, evite avaliar somente a quantidade de canais, pois muitos pacotes incluem dezenas de canais de áudio, além daqueles em alta definição, que são duplicados.

  1. Fique atento às limitações

Quase ninguém presta atenção, mas algumas limitações precisam ser percebidas antes de se fechar o negócio. Por exemplo: preço promocional nos primeiros meses e uma mensalidade com preço muito superior posteriormente.

  1. De olho nos gastos extras

Sim, eles acabam surgindo quando um plano é fechado, pois muitas informações não ficam claras, como a taxa de adesão, por exemplo. Também há os gastos a mais com pontos adicionais e com roteador de internet, portanto é muito importante ficar atento aos detalhes antes de fechar o pacote de TV por assinatura.

  1. Combos valem mesmo a pena?

Normalmente, os combos oferecem economia, mas é interessante pesquisar pelos produtos individualmente, principalmente se você precisa muito economizar. A busca dá um pouco de trabalho, mas pode ser possível encontrar o melhor custo-benefício procurando pelos serviços de TV a cabo e internet individualmente em diferentes operadoras.

  1. Pesquise os melhores planos oferecidos na sua região

Algumas operadoras oferecem planos diferenciados para cada região. Após um ano de contrato (ou seja, quando acaba o período de fidelização), pode ser interessante verificar o que está sendo oferecido de novo e melhor pelo mercado.

  1. Consulte sites de comparação de preço

Existem sites que compram valores de combos e serviços das principais operadoras, indicando qual vale mais a pena. Isso é uma ótima forma de economizar dinheiro e tempo.

  1. Altere o plano contratado

Se você não precisa de tantos benefícios, renove o contrato para um pacote ou serviço mais em conta e que atenda às suas expectativas.

  1. Negocie com a operadora

Se você não abre mão de todos os benefícios que seu plano oferece, tente negociar com a operadora algum desconto no valor do plano. E, mesmo que você esteja alterando para um plano de menor valor, não deixe de tentar uma negociação.

Gostou das nossas dicas? Então, coloque em prática agora mesmo e economize já no próximo mês.

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2 Comments

  • Reply Brasil perde mais de 1 milhão de assinantes de TV a cabo em 12 meses 7 de maio de 2018 at 19:07

    Brasil perde mais de 1 milhão de assinantes de TV a cabo em 12 meses
    País registrou 17.851.565 contratos de TV por assinatura no mês de março de 2018

    http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7409261/brasil-perde-mais-milhao-assinantes-cabo-meses

  • Reply Pontos Extras NET 14 de julho de 2017 at 15:04

    A empresa pode cobrar por ponto extra de TV por assinatura?
    Você já deve ter recebido uma proposta de inserir um ponto adicional no seu pacote, por alguns reais a mais. Isso é permitido?
    13 jul 2017, 13h00 more_horiz

    São Paulo – A polêmica é velha, mas o impasse continua. A Anatel determina que as prestadoras de TV por assinatura não podem cobrar mensalidade dos pontos extras no mesmo endereço. Mas você já deve ter recebido uma proposta de inserir um ponto adicional no seu pacote, por alguns reais a mais.

    Isso acontece porque, apesar da norma, as empresas podem cobrar pelo aluguel do equipamento decodificador do sinal. Ou seja, na prática, o consumidor paga pelo ponto extra – e tudo bem para a Anatel.

    A agência informou a EXAME.com que a programação do ponto principal deve ser disponibilizada sem cobrança adicional. No entanto, disse que o fornecimento do equipamento não é regulado pela Anatel e que as prestadoras podem cobrar por disponibilizá-lo ao usuário.

    Por ser um equipamento, e não um serviço de programação, as empresas são livres para estabelecer preços e condições de contratação.

    A Anatel também disse que, como órgão regulador que visa reprimir condutas ofensivas aos direitos do consumidor, “deve acompanhar os preços praticados pelas prestadoras, de forma a coibir eventuais abusos”.

    Defesa do consumidor

    Para o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a cobrança é abusiva. A entidade justifica que as operadoras devem ativar o sinal da programação para qualquer aparelho homologado pela Anatel. Ou seja, teoricamente, o consumidor poderia adquirir um equipamento e deixar de pagar o aluguel à operadora.

    No entanto, na prática, só é possível adquirir um equipamento certificado por meio das prestadoras de TV por assinatura. “O aluguel do equipamento só é permitido por pressão das operadoras. É preciso pressionar a Anatel para que o direito de isenção da cobrança do ponto extra seja de fato garantido”, diz o advogado do Idec Igor Marchetti.

    A Anatel disponibiliza um canal de reclamações, sugestões e denúncias para consumidores em seu site.

    Para o diretor do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon) Walter Moura, a cobrança pelo ponto adicional é uma forma de combater a pirataria de equipamentos. O problema, segundo ele, está no preço.

    “Como em outros países, as empresas poderiam adotar preços mais atrativos para o ponto adicional. A Anatel deveria revisar essas tarifas”, diz.

    O que dizem as empresas de TV por assinatura

    A Associação Brasileira de TV por Assinatura (Abta) disse que “entende que a regulação acerta ao permitir a cobrança de aluguel dos decodificadores de TV por assinatura, uma vez que estes representam um custo para os operadores”.

    A entidade afirmou que, “caso as empresas não pudessem cobrar pelos decodificadores, o custo desses equipamentos seria repassado igualmente a todos os assinantes, elevando o valor da mensalidade. Desta forma, os assinantes que contam apenas com um ponto de acesso pagariam por equipamentos que não utilizam, o que seria injusto”.
    exame.abril.com.br/seu-dinheiro/a-empresa-pode-cobrar-por-ponto-extra-de-tv-por-assinatura