3 problemas que uma loja online pode ter quando não aposta no controle de vendas
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3 problemas que uma loja online pode ter quando não aposta no controle de vendas

1 de fevereiro de 2024

Apesar de o e-commerce ser um setor em crescimento, é preciso ficar de olho nos números para ter sucesso no negócio

3 problemas que uma loja online pode ter quando não aposta no controle de vendas

O controle de vendas é algo essencial para qualquer pessoa que queira abrir uma loja online. É a partir dele que o proprietário conseguirá monitorar o que está acontecendo com o seu negócio e escolher estratégias que ajudem a impulsionar o e-commerce.

Começar um e-commerce é uma boa maneira de ganhar dinheiro e atingir uma clientela maior. Afinal, a possibilidade de vendas na internet é bem mais ampla que a de um comércio físico.

É por isso que muitas pessoas estão entrando nesse ramo e várias empresas têm modernizado seus negócios. De acordo com o Statista, a tendência é que o e-commerce no Brasil cresça em 20% ao ano até 2025.

Abrir uma loja online é algo relativamente fácil. Porém, mantê-la funcionando e produzindo lucros é um pouco mais complicado. Sem um controle de vendas adequado, é bem provável que um e-commerce acabe se complicando e sofrendo alguns impactos negativos.

As operações comerciais, a satisfação do cliente e até mesmo os resultados financeiros da empresa podem ser comprometidos se o proprietário ou gestor de loja online não tiver uma gestão eficiente. Por isso, apostar em um controle de vendas é essencial para acompanhar e impulsionar o desempenho do negócio.

Quer entender melhor como uma gestão ineficiente pode atrapalhar o seu e-commerce? Confira três problemas que uma loja online pode ter quando não aposta no controle de vendas!

1) Falta de visibilidade sobre o desempenho de vendas

Apostar no controle de vendas  é essencial para uma boa gestão empresarial.Todo proprietário e gestor de loja online precisa ter visibilidade sobre determinados aspectos relacionados ao desempenho do seu negócio.

Alguns exemplos são o volume de vendas, os produtos mais vendidos, a taxa de conversão e o custo de aquisição de clientes. Todos esses fatores impactam no controle financeiro da empresa e fazem a diferença para os resultados no final do mês.

Sem a análise de dados e métricas relevantes, não há como identificar as tendências do mercado e se adaptar a elas. Assim, uma loja online pode estar seguindo uma direção completamente diferente do que deveria para atingir suas metas.

Além disso, a ausência de dados implica na falta do monitoramento do fluxo de vendas. É preciso estar atento aos valores que entram e saem, quais produtos são mais vendidos, quais são os menos procurados.

Sem um bom controle de vendas, a tomada de decisões estratégicas fica comprometida. Afinal, você está contando apenas com a sorte, o que não é nada bom para quem quer realmente obter sucesso.

2) Ineficiência no gerenciamento de estoque

Quando o cliente compra online, seu objetivo é receber o produto em casa no tempo estimado. Se o item está à venda, é porque ele realmente existe e chegará a tempo. Porém, o grande problema de muitas lojas online é justamente a falta de sincronia entre o estoque físico e o estoque virtual.

É muito chato fazer uma compra na internet e receber a notícia de que o pedido foi cancelado porque não estava disponível. O consumidor pode se sentir lesado, será preciso fazer o estorno do valor pago e, assim, a reputação do seu negócio é impactada negativamente.

Não tem jeito: é fundamental executar um bom controle de vendas para ter certeza de que você não vai vender algo que está indisponível.

3) Dificuldades no atendimento ao cliente

Um dos grandes fatores que levam uma pessoa a comprar determinado produto pela internet é a praticidade. O cliente quer apenas dar alguns cliques e receber seu produto em casa, sem dificuldades. Porém, as lojas online que não apostam no controle de vendas acabam fazendo exatamente o oposto.

A falta de informações precisas sobre os pedidos é terrível para quem está comprando. O cliente que fez uma compra quer ser guiado por todas as etapas, desde a aprovação do pagamento até a entrega.

A dificuldade em rastrear os produtos, por exemplo, é algo que atrapalha a experiência do consumidor, que tem o direito saber onde está o item que ele pagou.

O atraso na entrega é outro problema que impacta negativamente na satisfação do cliente. Se foi confirmado que ele iria receber o item em um determinado dia, ele tem que estar com o produto em mãos até esta data.

É claro que imprevistos acontecem e algumas coisas podem dar errado. Mas é exatamente por isso que as lojas online precisam ser eficientes na resolução de problemas.

O cliente precisa ter um canal de comunicação ativo para entrar em contato com a loja e fazer seu questionamento. Além disso, a resposta deve ser rápida e precisa.

Isso vale tanto para questões gerais como as mais específicas, como devoluções e trocas de pedidos. O site precisa ter um espaço fácil e prático para resolver qualquer situação, pois é a forma como você lida com as adversidades que te diferencia dos outros negócios.

O controle de vendas é a melhor maneira de garantir transparência e  um melhor atendimento ao cliente. O proprietário que investe na gestão do seu negócio passa a ter uma visão muito mais precisa do que deve ser feito. Assim, a loja online começa a ser administrada de uma forma mais segura, garantindo seu crescimento.

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