Pensamento: Professor de economia reprova sala inteira
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Pensamento: Professor de economia reprova sala inteira

20 de junho de 2013

É um texto que recebi por e-mail. Excelente para reflexão sobre um experimento socialista simples tendo como resultado o fracasso. Confira:

“Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira. Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo. O professor então disse, “Ok, Vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam’justas’.

Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”.

Após calculada a média da primeira prova todos receberam “B”.

Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma.

Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas.

Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou.

Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe.

A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma.

No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina…

Para sua total surpresa. O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor.
Tão simples quanto o exemplo de alguns regimes de países..”

1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;

2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;

3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;

4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;

5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra.

Metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.”

Este é apenas um post com pensamento para reflexão. Quem escreve não é contra governo social, mas tem a opinião de é preciso focar em todas as áreas do país e não apenas na área social.
No Brasil sempre temos governos capengas que só olham para um lado ou poucos lado da moeda.
Esta nossa social democracia tem saído muito caro para a nação. Pagamos muitos impostos para retorno pífio, principalmente a classe média, esta que não consegue fugir dos impostos.
Quanto mais social o governo, mais imposto se cobra.
É preciso ser social com menos gasto. O Brasil precisa ter mais responsabilidade fiscal.
Ensinar mais a pescar e dar menos o peixe.

Até o próximo post.

1 Comment

  • Reply Vilmar 8 de abril de 2014 at 12:11

    Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia…
    Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas,
    Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas…

    Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

    Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos,
    para evitar receber ainda mais moedas.
    A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
    Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
    Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
    Por que estou contando isso?
    Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

    1. Ensino de matemática em 1950:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
    Qual é o lucro?

    2. Ensino de matemática em 1970:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

    3. Ensino de matemática em 1980:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é R$ 80,00.
    Qual é o lucro?

    4. Ensino de matemática em 1990:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é R$ 80,00.
    Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
    ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

    5. Ensino de matemática em 2000:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é R$ 80,00.
    O lucro é de R$ 20,00.
    Está certo?
    ( )SIM ( ) NÃO

    6. Ensino de matemática em 2009:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é R$ 80,00.
    Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
    ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

    7. Em 2014 …:
    Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
    O custo de produção é R$ 80,00.
    Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
    (Se você é de qualquer minoria social (cotista) não precisa responder pois é proibido reprová-los).
    ( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

    E se um aluno resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente,
    os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
    Também jamais levante a voz com um aluno, pois isso representa voltar ao passado repressor (Ou pior: O aprendiz de meliante pode estar armado)

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