Vídeo: O Paradoxo da Espera do Ônibus
Filmes

Vídeo: O Paradoxo da Espera do Ônibus

15 de fevereiro de 2013

Eu assisti pela primeira vez este vídeo na Expomoney São Paulo/2011. Ele é uma bela analogia da vida onde esperamos, esperamos, esperamos…. por uma oportunidade traçada em nossos objetivos e deixamos várias outras passarem, pois não revemos nossos objetivos e não tomamos decisões, apenas ficamos na dúvida, esperando… Isto acontece muito principalmente no mercado financeiro, quando um investimento deu totalmente errado, a pessoa mesmo vendo que não deu certo, não desisti e não parte para outra oportunidade para recuperar o tempo e dinheiro perdido.

Aliás, tem um Axioma de Zurique que fala muito bem sobre isto:
– “O 4º AXIOMA MENOR – Aceite as pequenas perdas com um sorriso, como fatos da vida. Conte incorrer em várias, enquanto espera um grande ganho. Claro que aceitar uma perda com um sorriso, é um pouco demais, mas se uma operação não deu de funcionar, caia fora e parta para outra. Tente encarar as pequenas perdas, como custo das especulações.”

Logo após ter sido passado este vídeo na palestra de planejamento financeiro que eu assistia, o palestrante usou como “case” (estudo de caso) o ativo Ecodiesel ECOD3 (atualmente é V-Agro VAGR3). Ele demonstrou através de estudo gráfico como o ativo veio despencando, despencando, despencando… desde o IPO e dando algumas falsas esperanças pelo caminho, aquele tipo de coisa “agora vai, agora vai ser diferente, agora vai recuperar”, e enquanto o investidor ia esperando, o ativo seguia despencando após pequenas recuperações pelo caminho.
Ele usou apenas este “case”, mas encontramos muitos mais casos, seja na bolsa de valores ou em outros tipos de mercado.

Assista ao referido vídeo:

Veja também:
Os Axiomas de Zurique

Até o próximo post.

3 Comments

  • Reply Helder Martins 15 de fevereiro de 2013 at 22:20

    Muito bom o video, conseguiu contemplar bem o comportamento de investidores no mercado.. Não só no mercado, na vida tambem deixamos diversas oportunidades equanto estamos focados em um unico ideal.
    Abraço!

    • Reply Vilmar 24 de fevereiro de 2013 at 00:26

      Este som do Ultraje a Rigor, Ponto de Ônibus, também tem haver com o vídeo do Paradoxo da espera do ônibus.
      A letra da música também é cheia de “se”, “quando”, num pleno compasso de espera para as coisas mudarem, mas sem se saber se quem espera a mudança será o agente propulsor da mesma.

      Segue o vídeo:

      Ultraje a Rigor – Ponto de Ônibus – Acústico MTV:
      http://youtu.be/OD7lvD7g98c via @youtube

      Muito bom!!!!

  • Reply Afonso 15 de fevereiro de 2013 at 19:41

    Filme mostra uma armadilha que muitos caem no mercado financeiro, a pessoa ve que está numa condição ruim, que não tem salvação e deixa outras oportunidades reais e mais dificieis passar.

  • Leave a Reply

    *

    code