Sinais de que sua vida financeira está caminhando para o vermelho

Sinais de que sua vida financeira está caminhando para o vermelho

13 de outubro de 2016

Atualmente muitos brasileiros tem encontrado dificuldade para quitar as suas dívidas.
Diversas pessoas caem em armadilhas e não percebem que certas atitudes podem estar direcionando sua vida financeira para o vermelho. O Business Insider (8 signs you’re headed straight for debt) descreveu alguns sinais de que suas finanças estão indo no sentido contrário do sucesso.

Confira a seguir:

5 sinais de que sua vida financeira está caminhando para o vermelho

Você fecha as contas no fim de cada mês sempre no aperto
Se você espera todo mês pelo salário para resolver sua vida financeira, você vive de “salário em salário” e pode rapidamente entrar em dívidas de cartão de crédito, além de não conseguir manter uma vida financeira estável e com reservas para emergência.

Você tem duas opções em situações como esta: ganhar mais dinheiro ou gastar menos.

Se você optar pelo primeiro caminho avalie seu estilo de vida para ver possibilidades de ganhar mais, pense em passos para negociar um aumento e formas de ganhar um dinheiro extra. Se você escolher gastar menos, pense no que pode ser cortado do seu orçamento e em estratégias de como poupar dinheiro.

Você não tem um fundo de emergência
Embora muitas pessoas tendam a ignorar a possibilidade de seu carro quebrar, uma emergência médica, ou a perda do emprego, estes são cenários que poderiam rapidamente se tornar realidade – e cara.

Não reservar o dinheiro pode fazer você desembarcar em dívida ou forçá-lo a pedir dinheiro emprestado a longo prazo caso uma emergência apareça.

O quanto você precisa deixar reservado depende da sua vida e orçamento, mas no geral o ideal é guardar 10% do seu salário, segundo o consultor financeiro Robinson Trovó.

Você gasta demais com presentes
De acordo com o site, muitos pais compram brinquedos e pequenos agrados para os filhos sem necessidade, e acabam aumentando a dívida de cartão de crédito.

Além disso, um estudo do site Financial Advisor mostra que 57% dos pais gastam muito em coisas que seus filhos não precisam, e 55% usam os fundos de emergência para cobrir despesas do dia a dia.

Por isso, você deve avaliar se vale a pena ou não fazer comprar diversas, segundo Trovó, são esses gastos extras o estopim do descontrole financeiro. Um gasto hoje, outro amanhã e quando vai ver: mais dívidas.

Você não consegue pagar a fatura de cartão de crédito
O juro do cartão de crédito é altíssimo, portanto você sempre deve conseguir pagar a fatura na íntegra. Se não pode, você está vivendo além das suas possibilidades e perdendo controle da sua vida financeira.

Desvie dinheiro de outra parte do seu orçamento ou corte gastos para liberar o dinheiro para pagar a fatura. Ao longo prazo, pagar só o mínimo da conta do cartão vai custar muito mais do que você imagina.

Você não sabe o quanto está gastando a cada mês
A maioria das pessoas sabe quanto tem em sua conta corrente, mas apenas essa informação não o suficiente. É preciso saber quanto você gasta em cada setor da sua vida, seja com comprar diversas, dívidas fixas como água e luz, gastos diários, cartão de crédito e outros gastos.

Para se ter uma idéia de seus gastos semanais, tente rastrear o fluxo de caixa através da gravação de cada compra que você faz em uma planilha ou notebook, ou baixar um aplicativo que irá categorizar e monitorar seus gastos mensais e anuais. Você precisa de um orçamento, ter um planejamento financeiro para evitar dívidas.

Enfim, é quase impossível tomar decisões financeiras inteligentes se você não tem noção de como e onde gasta o dinheiro.

Até mais.

1 Comment

  • Reply Isabelly lima 14 de outubro de 2016 at 11:36

    Olá , estou acompanhando este blog e estou adorando os artigos muito bom parabéns ! que continuei assim sempre ajuda bastante !

  • Leave a Reply

    *

    code