O que é e como funciona a filosofia buy and hold?
Convidados

O que é e como funciona a filosofia buy and hold?

16 de julho de 2020

O que é e como funciona a filosofia buy and hold?

Você com toda certeza já deve ter ouvido falar da filosofia Buy and Hold por aí. Talvez não tenha visto por esse nome em específico, mas sabe o que significa na prática e assim que começarmos a explicar vai se lembrar.

A filosofia Buy and Hold é uma aplicação de longo prazo, mas não uma aplicação de longo prazo qualquer, onde você escolhe uma empresa que ache confiável coloca na sua carta de ações e deixa ela lá eternamente.

Buy and Hold é um método utilizado pelos maiores investidores da Bolsa de todos os tempos, dentre eles encontramos Warren Buffett, Walter Schloss e Luiz Barsi Filho. Mas eles não chegaram onde estão por terem sorte, eles estudaram as empresas nas quais decidiram investir e aplicaram seus recursos.

Durante este artigo vamos trazer as principais características da filosofia Buy and Hold, suas vantagens e como investir nesse método. Mas esteja atento, só porque pode ser um bom investimento, não quer dizer que seja bom para você.

É importante ressaltar que antes de investir você precisa entender qual o seu perfil de investidor e quais os seus objetivos ao investir, para que assim você não perca seus recursos e seu tempo.

O que é uma Buy and Hold?

Buy and Hold significa em uma tradução livre, “comprar e segurar”. Mas o que isso significa na prática? É apenas comprar ações de uma determinada empresa e manter ela eternamente, assim como qualquer outro investimento de longo prazo?

Não. E, é aí que muitos pecam e perdem muito dinheiro.

É fato que ao investir nessa filosofia, você está automaticamente investindo em um método a longo-prazo. Porém, as coisas não são tão simples assim. Para que você consiga obter os lucros que almeja, é de extrema importância fazer uma boa análise do mercado e um estudo adequado das empresas que deseja investir.

Como a filosofia Buy and Hold funciona?

Há várias coisas que definem o método Buy and Hold como um bom investimento, o mais conhecido dentre eles são as taxas ao realizar transações, como corretagens, emolumentos, impostos e afins.

Quanto menor for o número de transações feita por você, maiores serão os seus lucros. Muitos acabam perdendo boa parte dos seus lucros por efetuarem muitas transações sem estudar os melhores meios para obter bons lucros.

O day-trade é uma opção de investimento? Sim, é. É uma opção que pode gerar bons retornos financeiros? Sim, pode ser. Mas como em todo investimento, acontece também no método Buy and Hold, você deve pensar antes de agir. Analisar qual é seu objetivo para não investir de maneira errônea.

Não estamos aqui para dizer que Buy and Hold é o melhor jeito de investir, e você deve investir assim. Estamos aqui para dizer o que é essa filosofia, quais as vantagens dela e como você pode investir nela, se esse for o seu desejo.

Quem vai dizer qual meio de investir é melhor, é você mesmo. Porque, a melhor maneira de investir é investir de acordo com seu perfil e com os objetivos que você traçou.

Mas, voltando ao nosso assunto principal. Investir em Buy and Hold, é recomendado para aqueles investidores que desejam obter lucros a longo-prazo, que almejam se tornarem sócios de alguma empresa e fazerem parte dos retornos futuros que a empresa irá obter, e não apenas recolher um bom lucro financeiro com o aumento do preço das ações.

Muitos investidores que decidem por utilizar essa filosofia, usufruem da Análise Fundamentalista para estudar as empresas que possivelmente podem investir.

Realizar uma análise fundamentalista é basicamente, assim como o nome mesmo indica, efetuar uma análise minuciosa e completa sobre uma empresa para saber se ela é, ou não, uma boa possibilidade para aplicar seus recursos.

Outro fator que não pode ser confundido ao investir por Buy and Hold, é no lugar do “hold” você usar o termo “forget”. O que isso quer dizer? Nós falamos sobre isso no início deste artigo.

Forget significa esquecer, quando se investe em Buy and Hold, você não deve esquecer as suas ações eternamente. Pelo contrário, você deve acompanhá-las constantemente.

O termo hold, como falamos significa segurar. Isso quer dizer que você deve manter aquelas ações enquanto elas são favoráveis para você. Como é um investimento de longo-prazo, e por mais que acreditamos que as empresas tendem a crescer com os anos.

Elas também podem mudar suas filosofias ou coisas do tipo, o que pode tornar esse investimento menos atrativo para o seu perfil. Então se esse for o tipo de investimento que você busca, não se esqueça dele na gaveta. Tenha ele sempre em mão e dê uma verificada ocasional.

Quais as Vantagens em investir pela filosofia Buy and Hold?

Dentre as principais vantagens oferecidas ao se investir na filosofia nós temos:

Menor gasto em taxas de transações, por ser um investimento de longo-prazo, o investidor não ficará perdendo seus lucros com transações constantes como é feito nos investimentos day-trade por exemplo.

Receber dividendos, mais uma vez por ser uma aplicação de longo-prazo, você deve acreditar e confiar, que a empresa escolhida lhe proporcionará ótimos dividendos. É claro que essa confiança não é cega, você confia porque realizou uma análise minuciosa da empresa e por isso, este é um investimento que podemos caracterizar como bem estruturado, um que passou por uma análise fundamentalista.

Voltando aos dividendos, eles são uma porção do lucro da empresa em um tempo determinado. Com o tempo esses dividendos são divididos entre os acionistas. Mas não fique tão alegre, os valores não são tão altos assim, além de ser preferível que você use esse valor para reinvestir na empresa. Com isso, futuramente você terá mais participação na empresa, o que lhe proporcionará mais ganhos quando receber os dividendos.

Uma estratégia de longo-prazo, é bem óbvio isso, mas se feito corretamente é uma vantagem para o investidor. Por ser um investimento de longo-prazo que exige uma análise fundamentalista do mercado e das empresas, você conseguirá escolher empresas que não sejam apenas boas, mas sim excelentes.

São empresas excelentes que se investe quando pensa em Buy and Hold, uma empresa que ofereça um leque gigantesco de boas coisas como: estrutura de dívidas, aumento do preço das ações, aumento do valor patrimonial, entre os benefícios oferecidos.

Não precisa de acompanhamento diário, ao contrário dos investimentos menos estruturados e dos day-trade, investir em Buy and Hold não exige que seu investidor acompanhe as variações do mercado diariamente. Mas como falamos antes, isso não quer dizer que você deve esquecer de suas ações, faça acompanhamentos ocasionais de acordo com seu perfil e objetivos como investidor.

Desvantagens em investir pela filosofia Buy and Hold?

É necessário ter paciência. Sim, paciência é a primeira questão que temos como uma desvantagem em investir por essa filosofia. Isso porque grande parte dos investidores e em especial os investidores iniciantes, dispõem de muita ansiedade ao investir.

Desejam lucros imediatos e começam a surtar quando as ações caem um pouco, o que não é a principal preocupação quando se investe em Buy and Hold.

A empresa escolhida pode não ser uma boa opção no futuro. Outra desvantagem nessa filosofia é que nunca se sabe como a empresa vai estar no mercado no futuro. Mesmo realizando uma análise fundamentalista do mercado, é possível que no futuro a empresa não seja mais um bom investimento e que não cresça como era esperado.

Venda quando a perda nos fundamentos. Quem investe em Buy and Hold, não focam somente no preço que as ações terão no futuro. Essa nem mesmo é a maior preocupação dos investidores, porque eles investem por acreditar que a empresa irá crescer, ampliar seu valor patrimonial, dentre tantas outras características.

Assim, quando o investidor decide vender as suas ações, pode ser que o valor das mesmas, estejam baixas a muito tempo. Por isso é importante verificar as suas ações ocasionalmente e verificar também o andamento da empresa, para ver se ela ainda está de acordo com os padrões pelos quais você a escolheu.

Como ser bem-sucedido ao investir no Buy and Hold?

Efetuar uma análise fundamentalista. Como falamos várias vezes no decorrer desse artigo, a principal atitude que determinará se você vai fazer um bom investimento ou não, é realizar uma análise minuciosa do mercado e da empresa que deseja investir.

É comum nos outros tipos de investimento, realizar apenas uma análise técnica da empresa, ver quais as vantagens que as suas ações oferecem e como elas estão caminhando nos pregões. Mas no Buy and Hold, é exigido que se faça uma análise fundamentalista para reduzir os erros ao investir na empresa escolhida.

Acompanhar as ações ocasionalmente. Por ser um investimento a longo-prazo, muitos acabam deixando as ações escondidas no fundo de uma gaveta. Mas é muito importante acompanhar as ações ocasionalmente, para que assim você reduza as perdas que podem surgir.

É importante continuar os estudos sobre o mercado e as empresas que você investiu, não precisa ser um estudo diário, mas deve ocorrer de tempos em tempos para que assim você esteja sempre verificando se a empresa escolhida ainda está de acordo com seu perfil e objetivos.

Seja paciente. Como nós falamos, ser paciente pode ser uma desvantagem já que muitos investidores não conseguem se controlar. Então se você busca investir em Buy and Hold, seja paciente. Análise o mercado, a empresa escolhida e como suas ações estão se saindo, mas não seja precipitado, ande de acordo com seus objetivo e perfil.

Se você não é do tipo de investidor que consegue ter paciência ao investir, busque outros meios que se encaixem melhor no seu perfil. Existem várias outras formas para se investir, você não é obrigado a investir em Buy and Hold, então pesquise o que é melhor para você, entenda o seu perfil. Se você tiver alguma dúvida sobre o seu perfil, leia outros artigos nossos que possam te ajudar.

Diversifique o investimento. Sempre é importante que uma das melhores estratégias ao investir, é diversificar a sua carteira de investimentos. Assim, busque diversificação na hora de aplicar, não coloque todo o seu dinheiro em um lugar só.

Como investir na filosofia Buy and Hold?

Para investir na filosofia é preciso paciência e deixar que os juros compostos realizem seu trabalho por você. Com isso, você conseguirá comprar suas ações e as manter por um longo período de tempo.

Para investir você vai precisar também de uma Corretora de Valores. Não escolha qualquer corretora, até nisso você tem que pensar ao investir. Hoje existem várias corretoras no mercado, então é necessário escolher a que melhor atenderá a você. Observe o nome dela no mercado e veja como ela trata os seus clientes.

Se você é um novo investidor queremos te ajudar a entender esse novo mundo no qual você deseja investir, com isso, o www.investidor10.com.br oferece a você vários artigos que podem te ajudar a entender essa nova realidade.

Por meio da Home Broker da corretora escolhida, você conseguirá realizar as suas transações. Seja consistente ao investir, e sempre busque reinvestir os lucros obtidos nas empresas que estão os gerando.

Outro detalhe importante é que acompanhando o mercado ocasionalmente, além de você ter menos chances de perder tanto dinheiro, você também tem a oportunidade de investir novamente na empresa já escolhida quando suas ações estiverem mais baixas.

Como já falamos aqui, o valor das ações não é principal fator que leva a pessoa a investir em Buy and Hold, assim, ter as ações em baixa podem ser uma oportunidade de investir mais na empresa.

Ressaltando que é sempre importante estar atualizado sobre seu investimento, se a empresa escolhida ainda está de acordo com seus objetivos e seu perfil. Jamais invista cegamente em algo, sempre estude sobre o assunto antes. Essa é a maior e mais importante dica que podemos dar a vocês.

Mais uma vez é um prazer ter você aqui conosco, deixe seu comentário e suas perguntas. É sempre um prazer poder ajudar você.

No Comments

Leave a Reply

CAPTCHA *