Maneiras de jogar seu dinheiro no lixo
Geral

Maneiras de jogar seu dinheiro no lixo

19 de novembro de 2013

Saiu hoje um ótimo artigo na Exame sobre o que não se deve fazer com o dinheiro, desta forma, evitando o seu desperdício. O título é 15 maneiras de jogar seu dinheiro no lixo, por Priscila Yazbek. Acaba detonando vários mitos. Vale a pena destacar:
– Algumas formas de usar o dinheiro que são o mesmo que depositá-lo diretamente na lata de lixo;
– Se você não for uma pessoa muito atenta à forma como gasta seu dinheiro é possível que você esteja jogando ou já tenha jogado milhares e até centenas de milhares de reais no lixo.

Confira a seguir os itens das 15 maneiras de jogar seu dinheiro fora e evite que elas sejam aplicadas a você:

  1. Não fazendo o financiamento de imóvel mais barato;
  2. Abastecendo o carro com o combustível mais caro;
  3. Comprando o óleo mais caro sem necessidade;
  4. Usando um plano de celular não adequado ao seu uso;
  5. Usando o modelo errado de declaração do imposto de renda;
    No modelo simplificado da declaração de imposto de renda, o contribuinte substitui todas as possíveis deduções por um desconto único de 20% dos rendimentos tributáveis, sem a necessidade de detalhar seus gastos.

    Mas quem tem dependentes, possui um plano de previdência privada da modalidade PGBL ou tem despesas médicas pode deixar de aproveitar uma restituição maior ou pode pagar mais imposto do que deveria caso opte pelo desconto de 20%. Isto porque o modelo completo permite as deduções de gastos com dependentes, consultas médicas, planos de saúde, aportes feitos ao PGBL, etc. O ideal é preencher a declaração com todas as possíveis deduções e deixar que o programa da Receita calcule qual dos dois modelos é o mais vantajoso para o contribuinte.

  6. Contratando pacotes de serviços bancários caros ;
  7. Deixando dinheiro na conta corrente;
  8. Atrasando a fatura do cartão;
  9. Pagando multas de trânsito;
  10. Viajando na alta temporada;
  11. Comprando título de capitalização;
  12. Pagando o seguro de automóvel mais caro;
  13. Comprando um carro que consome muito combustível;
  14. Pagando por coisas que você não usa;
  15. Comprando as marcas mais caras.

Link para o artigo completo:
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/15-maneiras-de-jogar-seu-dinheiro-no-lixo

Leia também:

Até o próximo post.

3 Comments

  • Reply Kleber Rebouças 26 de novembro de 2013 at 05:33

    Dicas ótimas. Muitas vezes na correria do dia a dia não nos damos conta e cometemos alguns erros. Estar sempre atento faz bem para o bolso.

    Acrescentaria a lista “pagar tarifas bancárias”. Pouca gente conhece mais existe a conta eletrônica. Nessa modalidade os bancos não podem cobrar tarifas para operações eletrônicas, não importa a quantidade de operações que faça num mês. Não lembro quando paguei uma tarifa bancária pela última vez…

    Uma coisa que discordo é a respeito do Título de Capitalização (TC). Se a afirmação refere-se a ludibriaçao que os bancos fazem com os clientes menos informados vendendo como ae fosse o melhor investimento da terra, ok.

    Mas se a pessoa tem o hábito de apostar na loteria e substitui esse jogo por um TC, sim, vale a pena. Fiz essa substituição há algum tempo atrás e não me arrependo. Hoje tenho três TCs de pagamento únio. Se não os tivesse, o $$$ estaria na CEF.

  • Leave a Reply

    CAPTCHA *