Há vários anos a internet nacional vem sendo bombardeada por uma gigantesca enxurrada de esquemas fraudulentos de pirâmides financeiras disfarçadas de Marketing Multinível ou MMN. Um número imenso de incautos estão sendo enganados e passam a acreditar que poderão ganhar muito dinheiro de forma rápida e fácil por essas “empresas”. Na verdade, algumas pessoas realmente estão ganhando muito dinheiro com esses esquemas, porém esses ganhos são sempre provenientes das perdas de milhares de outras pessoas, por isso esse tipo de esquema é considerado crime contra a economia popular previsto no artigo 2º, inciso IX da Lei 1.521/1951.
Como não cair em uma pirâmide financeira
Todos os esquemas de pirâmide, sem exceção, mais cedo ou mais tarde acabam de um desses 2 modos:
– Fechado pela justiça.
– Entram em colapso por não haver mais pessoas para injetarem dinheiro.
De todo jeito, várias pessoas acabam sendo prejudicadas. Devido a isto são esquemas fraudulentos e anti-éticos. Muitas pessoas entram nesses esquemas por ingenuidade: acreditam mesmo que são formas honestas de ganhar dinheiro. Outras sabem exatamente no que estão se metendo, mas mesmo assim participam e convidam muitos outros. Essas últimas são pessoas gananciosas, egoístas e inescrupulosas, que só pensam no seu próprio lucro, não se importando nem um pouco com a desgraça alheia. Quantas vezes eu vi muitas dessas pessoas afirmando aqui mesmo neste blog em seus comentários: “estou nesse ‘negócio’, já recuperei meu dinheiro, se falir agora eu já estou no lucro”. Em outras palavras: “os outros que se ***** [danem], eu ganhando dinheiro é o que importa!”
Para tentar convencer outras pessoas a entrar em um esquema de pirâmide, os pilantras usam várias falácias ou sofismas que são raciocinios enganosos elaborados para induzir outras pessoas ao erro.
Temas abordados no estudo abaixo:
1. “É uma empresa legalmente constituída com sede própria e CNPJ”
2. “Não é pirâmide porque tem um produto sendo comercializado”
3. “Essa empresa está pagando todo mundo direitinho!”
4. “A empresa faz anúncios na TV”
5. “Um jornalista/apresentador/ator/artista famoso promove esta empresa”
6. “Temos advogados/promotores/policiais/etc participando deste negócio”
7. “Essa empresa fez parceria comercial com TAIS grandes empresas”
8. “Milhares de pessoas estão participando”
9. “Essa empresa recolhe todos os impostos”
No artigo do blog dinheiroganhar.net, pode ser lido e analisado 9 falácias que os participantes de esquemas de pirâmides costumam usar para tentar convencer outras pessoas a entrar no “negócio”. Essas afirmações são feitas como se provassem que o esquema é um ótimo negócio, mas isso está bem longe da verdade:
9 FALÁCIAS USADAS POR ESQUEMAS DE PIRÂMIDE FINANCEIRA
Até mais.
3 Comments
Boa tarde!
A Omni International foi considerada como Piramide, correto?
Bem gostaria saber porque a empresa não foi condenada a devolver o dinheiro?
Como a pessoa que se sentiu lesada deve colocar um processo?
Em cima das pessoas que o levaram? ou em cima do dono do negócio?
Consulta um advogado ou juizado de pequenas causas.
A desfaçatez desse povo chega a ser algo admirável (não fosse criminosa). Por exemplo, agora que deu ruim pra turma do MMN, mudaram o nome pra “Marketing de Afiliados”.
Assim como o MMN dizia que não era pirâmide, o “Marketing de Afiliados” diz que não é MMN.
Se toda essa criatividade fosse usada para fazer coisa que preste…