Novo “IPÓ” X: Porto de Itaqui
Geral

Novo "IPÓ" X: Porto de Itaqui

4 de junho de 2013

Será que o Eike Batista ainda não acordou do sonho e ainda pensa que vai arrebatar mais incautos para os seus projetos EBX?
Os últimos IPOs do grupo foram um fiasco, OSX e CCX, esta última inclusive está para fechar o capital dentro em breve.
Teremos mais um “sucesso” X? Mais uma empresa do midas “rumo ao pó”?
Acompanhemos. Vejam comunicado que saiu a pouco:

 

Porto de Itaqui, da MPX, pede à CVM registro de companhia aberta
Após se tornar uma empresa aberta, a UTE Porto do Itaqui poderá vender títulos como ações e dívida.
10h01 | 04-06-2013

SÃO PAULO – A Usina Termelétrica Itaqui da MPX Manharão, subsidiária da MPX Energia (MPXE3), do empresário Eike Batista, entrou com pedido de registro de companhia aberta junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).
O pedido, entretanto, ainda precisa ser analisado pela CVM antes de ser aprovado. Após se tornar uma empresa aberta, a UTE Porto do Itaqui poderá vender títulos como ações e dívida.
infomoney.com.br/mpxenergia/noticia/2804934/porto-itaqui-mpx-pede-cvm-registro-companhia-aberta

 

Veja também:

Até o próximo post.

3 Comments

  • Reply Vilmar 21 de maio de 2014 at 11:09

    08h45- Leonardo Pires Uller
    IPO: veja os mitos que envolvem a estreia de empresas na Bolsa
    Colunista do site Business Insider desvenda 5 mitos sobre ofertas públicas iniciais

    SÃO PAULO – Alguns IPOs (ofertas públicas iniciais, na sigla em inglês) chamam muito a atenção do mercado e despertam o interesse de vários tipos de investidores. No entanto, existem alguns mitos que envolvem a compra ações em uma oferta inicial, que são listados pelo colunista Brian Hamilton, do site Business Insider. Confira alguns deles:

    1º Mito – Investir em um IPO faz você “crescer junto com a empresa”
    Muitas pessoas acreditam que entrar em um IPO é uma chance de “começar com a empresa do chão”. Na realidade, segundo o colunista, o investidor já está começando em algum lugar – “É algo como o quinto andar”, diz.

    Isso porque, antes daquela companhia abrir seu capital na Bolsa, já aconteceram, provavelmente, três ou quatro rodadas de investimento privado e o preço de cada ação vai subindo rodada a rodada. Dessa forma, no IPO, esses investidores iniciais podem realizar seus lucros, vendendo suas participações na empresa.

    Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

    Desta forma, é possível que, no IPO, o pequeno investidor tenha chegado tarde demais. No caso de companhias fracas, é possível que o mercado jogue os preços para baixo e quem investiu perca muito dinheiro em pouco tempo.

    2º Mito: Empresas que fazem IPOs superam seus pares
    Segundo Hamilton, um dos argumentos para os entusiastas de IPOs é afirmar que eles oferecem algo novo, fresco e de alguma forma melhor do que o que há no mercado. Infelizmente, os fatos dizem outra coisa. Dados recentes da Universidade da Flórida mostram que os IPOs realizados nos EUA de 1970 a 2011 se saíram piores do que outras empresas do mesmo tamanho em uma média de 3% nos cinco primeiros anos.

    Entre 2000 e 2011 essa diferença é de 1,8%. No entanto ela é muito maior no início: no primeiro e no segundo ano a diferença é de, respectivamente 18% e 6,3% para baixo.

    3º Mito: Se uma companhia se torna pública, ela deve ser financeiramente forte
    O colunista aponta que a bolsa americana está cheia de companhias que se tornaram públicas quando não deveriam. As empresas abrem seu capital por diversas razões – e um bom resultado financeiro nem sempre é uma delas, explica Hamilton.

    Ele cita como exemplo a Pets.com, que apesar de vários alertas, decidiu continuar com seu IPO em 2000. A empresa só tinha disponíveis dados financeiros de três trimestres para mostrar para investidores em potencial, e que ainda eram ruins. No final do ano a companhia quebrou.

    4º Mito: Os IPOs possuem sempre alto risco para altos rendimentos
    O colunista ressalta que nem todo IPO é ruim. O risco está em assumir simplesmente que IPOs são por si só boas oportunidades de investimento. Alguns são mais arriscados que outros e alguns têm mais potenciais chances de ganhos que outros.

    Apenas empolgação não faz necessariamente uma boa oportunidade de investimento. Se as ações subirem e a linha de IPOs se alongar, estarão disponíveis diversas oportunidades para os investidores, encerra Brian Hamilton.
    m.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/3072574/ipo-veja-mitos-que-envolvem-estreia-empresas-bolsa

  • Reply Vilmar 10 de março de 2014 at 15:25

    Novo “IPO” na parada, segue:

    10/03/2014
    FBOK34
    Início de negociação do Certificado de Depósito de Ações (BDR) do Facebook na BM&FBOVESPA

    bmfbovespa.com.br/cias-listadas/mercado-internacional/ResumoEmpresaPrincipal.aspx?codigoCvm=50733&idioma=pt-br?tipoNoticia=1

  • Reply Vilmar 3 de julho de 2013 at 17:35

    Segunda-feira, 1 de Julho 2013, 21h22
    Eike Batista: os altos e baixos da OGX
    Com revisões de metas de produção e atrasos de cronogramas, empresa de petróleo e gás natural do Grupo EBX vive volatilidade na bolsa

    http://economia.estadao.com.br/especiais/eike-batista-os-altos-e-baixos-da-ogx,205274.htm

  • Leave a Reply