Sinais de que você nunca será rico

Para quem possui a meta de um dia ser milionário, precisa ficar ligado para saber se não estar fazendo algo de errado.
Alguns costumes são difíceis de mudar, como por exemplo, dirigir pelas mesmas ruas e avenidas, frequentar os mesmos lugares, acordar no mesmo horário, comer nos mesmos restaurantes e assim por diante. Certas práticas com o próprio dinheiro também são comuns, porém é preciso ficar atento, uma vez que alguns deles podem estar levando-te para o caminho errado caso seu propósito seja ficar rico, conforme o artigo 9 signs you’ll never be rich do Business Insider.

woman thinking - mulher pensando

Confira abaixo os 9 sinais de que você nunca será rico:

  • Você ainda não começou a investir
  • Uma das maneiras mais efetivas de se ganhar dinheiro a longo prazo é por meio dos investimentos, e quanto mais cedo você começar a investir, melhor.

    “Em média, milionários investem 20% de suas rendas anuais”, escreve Ramit Sethi em seu best-seller “I Will Teach You to Be Rich” (Vou Te Ensinar a Ser Rico, em tradução livre).

    Quanto mais você conseguir aplicar, melhor. Isso não significa que pequenas quantias sejam insignificantes, muito pelo contrário, uma vez que o dinheiro se valorizará com juros compostos.

  • Você coloca mais ênfase em guardar do que em ganhar dinheiro
  • Guardar dinheiro é fundamental, mas para construir um patrimônio você não precisa só focar no quanto consegue juntar, mas também em quanto consegue ganhar.

    O milionário Steve Siebold diz que é importante ter estratégias para economizar, mas que as pessoas precisam começar a pensar em como fazer para ganhar mais. Para guardar dinheiro, você precisa ganhar primeiro. Uma técnica comum entre os milionários é que eles desenvolvem diferentes fluxos de renda e poupam de forma inteligente.

  • Você acredita que ficar rico está fora dos limites
  • “Pessoas comuns acreditam que ficar rico é um privilégio concedido apenas a pessoas sortudas”, escreve Siebold. “A verdade é que no mundo capitalista, você tem todo o direito de ser rico se está disposto a criar um grande valor para os outros”. O milionário sugere que a pessoa se pergunte: “Por que não eu?” e que depois comece a pensar grande. Pessoas ricas criam altas metas. Por que não R$ 1 milhão?

    3- Você está satisfeito com um salário estável e garantido
    Pessoas comuns preferem ser pagas com base no tempo de trabalho, por meio de um salário e horas fixas, enquanto as pessoas ricas preferem receber de acordo com seus resultados e são, muitas vezes, trabalhadores autônomos.

    “Não que as pessoas que trabalham de acordo com o ponteiro do relógio não se esforcem, mas este é o caminho mais demorado para o sucesso. A maioria sabe que ser autônomo é o caminho mais rápido para se alcançar riqueza”, diz Siebold.

    4- Você compra coisas que não pode pagar
    Se você costuma gastar mais do que ganha, é pouco provável que você fique rico. Ainda que você receba um aumento, não é aconselhável que isso sirva de justificativa para um suposto aumento no custo de vida.

    “Eu não comprei meu primeiro relógio de luxo ou carro até que meus negócios e investimentos produzissem múltiplos fluxos seguros de renda”, escreve o milionário Grant Cardone. “Seja conhecido pela sua ética de trabalho e não pelas coisas que você compra”, completa.

  • Você está perseguindo o sonho de outras pessoas e não o seu
  • Se quer ter sucesso, você precisa amar o que faz, ou seja, precisa estar determinado e seguir aquilo que acredita.

    Thomas C. Corley, escritor que passou cinco anos estudando milionários, conta que um erro comum é seguir o sonho de outras pessoas ao invés do seu, como o dos pais, por exemplo. “Quando você persegue o sonho ou o objetivo de outra pessoa, você tende a ficar infeliz com a profissão escolhida e isso reflete na sua performance. Você simplesmente não terá a paixão que é necessária para atrair o sucesso”, escreve o autor.

  • Você raramente sai da sua zona de conforto
  • Se você quer construir riquezas, ter sucesso ou se dar bem na vida, você terá que lidar com as incertezas e com possíveis desconfortos.

    “Um conforto físico, psicológico e emocional é um dos principais objetivos da classe média. Mas para aqueles que querem ser milionários, é preciso aprender a operar em um estado de constante incerteza”, escreve Steve Siebold.

  • Você não tem objetivos para o seu dinheiro
  • O dinheiro não vai simplesmente aparecer, você precisa trabalhar para que isso aconteça. Se você quer construir um patrimônio, estabeleça um objetivo claro e específico, antes mesmo de montar um planejamento financeiro para alcançar esse objetivo.

    Pessoas ricas tendem a se comprometer a alcançar riquezas, mas para isso é necessário, além de metas precisas, foco, coragem, conhecimento e muito esforço. O principal motivo para as pessoas não conseguirem conquistar seus objetivos é porque elas não sabem o que querem. As pessoas ricas são totalmente decididas: o que elas querem é riqueza.

  • Você gasta primeiro e guarda só o que sobrar
  • Se você quer ficar rico, você precisa guardar antes de começar a gastar. “O que muitas pessoas fazem quando recebem algum dinheiro é pagar todas as contas antes: aluguel, cartão de crédito, telefone, governo e etc”, diz o milionário David Bach.

    De acordo com Bach, melhor do que gastar e só depois guardar o “resto”, é poupar primeiro. Ele aconselha que a pessoa reserve no mínimo 10% da sua renda salarial e disponibilize o depósito automático, já que desta forma, ela nunca verá o dinheiro e aprenderá a viver sem ele.

Até mais pessoal!

There are 3 comments left Go To Comment

  1. Vilmar / Post Author

    10 sinais de que você nunca será rico
    Ser muito certinho, não investir e trabalhar demais são alguns deles

    Desespero: algumas atitudes podem significar que a riqueza está bem longe de você

    São Paulo – Existem algumas formas de se tornar rico: ganhar na loteria, transformar a ideia do século em negócio, aplicar em ações com sorte e técnica, etc. Mas também há alguns indicativos que mostram que você pode estar longe de chegar lá.

    Se ser milionário é um objetivo na sua vida, preste atenção nos hábitos listados a seguir. São sinais que podem indicar que você está longe de acumular muito dinheiro um dia.

    1. Ser muito certinho e não arriscar

    Gostar de desafios e estar aberto a mudanças são pré-requisitos para se tornar milionário. Isso significa que se você recusa uma proposta de assumir uma nova função no trabalho ou de morar no exterior, sem nem avaliar direito, dificilmente sua conta bancária crescerá muito.

    “Milionários são pessoas inquietas e questionadoras, se arriscam muito na vida”, aponta o professor Ricardo Rochman, coordenador do mestrado profissional em economia da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP).

    2. Não investir no mercado financeiro

    A dica de se arriscar mais também vale para as aplicações no mercado financeiro, que aceleram o processo de enriquecimento. Dificilmente quem tem medo de aplicar em qualquer outro investimento além da poupança será milionário, segundo Rochman, da FGV. “Quem quer ser rico não necessariamente precisa aplicar em ações, mas tem que diversificar os investimentos e ficar ligado no que acontece no mercado”, sugere.

    3. Trabalhar demais e viver sem tempo livre

    Boas ideias de como ganhar dinheiro surgem quando as pessoas saem da rotina com frequência. “Quem não tem tempo livre não vai ser rico”, diz Rochman, da FGV. Ele aconselha reservar brechas na agenda para ficar por dentro das inovações pelo mundo e procurar novos modelos de negócio e oportunidades no mercado financeiro.

    Nos momentos de ócio, também é preciso observar o que acontece ao redor, já que grandes ideias de negócio surgem quando se percebe como resolver os problemas das pessoas no dia a dia.

    4. Odiar o trabalho

    Até dá para não gostar do que se faz e mesmo assim acumular dinheiro, mas qual a graça de ser rico e não ser feliz? Além disso, Rochman, da FGV, lembra que é mais difícil trabalhar durante muito tempo com algo que se odeia, e que acumular dinheiro costuma demorar. “Jovens só enriquecem porque podem se arriscar à vontade, mas ninguém vira milionário da noite para o dia”, diz.

    5. Não ter sonhos na vida

    Ricos sonham muito, além de ganhar milhões. “São aqueles objetivos que só de pensar nos causam arrepios”, diz o educador financeiro Silvio Bianchi, da DSOP Educação Financeira. Ele explica que ter dinheiro não deve ser um objetivo, mas um meio para atingi-lo. Assim, enriquecer vira só uma consequência.

    Pessoas que têm sonhos agem como empreendedoras, mesmo que não abram um negócio próprio e permaneçam assalariadas.

    6. Ser imediatista e querer tudo para ontem

    Pessoas ricas são pessoas prósperas, e a origem da palavra “prosperar” está ligada a ter esperança e a esperar, como explica Bianchi, da DSOP Educação Financeira. “Quem consegue resultados financeiros no futuro sabe aguardar o tempo necessário para comprar”, diz Bianchi. Poupar exige paciência e é essencial para enriquecer.

    7. Economizar demais

    Acredite, economizar em excesso pode ser ruim se você quer ser rico. Pessoas que pechincham demais e que sempre querem economizar ao máximo, às vezes, deixam de viver experiências que podem ser importantes, como uma viagem para um congresso ou um almoço com pessoas diferentes.

    “Aquela pessoa que está sempre preocupada em economizar perde oportunidades na vida e tem dificuldades para entender a diferença entre gastar e investir”, diz o orientador financeiro Conrado Navarro, idealizador da Dinheirama.

    O professor de finanças Gilberto Braga, do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Ibmec-RJ), concorda. “Quem vai no restaurante e escolhe o prato pelo preço, e não pela comida, dificilmente será rico”, diz Braga. Ele entende que é preciso equilibrar o preço e a satisfação pessoal na hora de fazer escolhas.

    8. Pensar só em dinheiro

    Nem sempre o retorno financeiro imediato é o mais importante para se tornar milionário. Ao tomar decisões, quem pensa demais em dinheiro não enriquece. “As pessoas ficam tão preocupadas com o resultado financeiro que deixam oportunidades passar”, diz Navarro, da Dinheirama.

    A ideia de abandonar o emprego para abrir o próprio negócio, por exemplo, pode não trazer mais retorno financeiro imediato, somente mais adiante, e nem por isso deixa de valer a pena. “Quando você pensa em excesso, dificilmente você alcança a riqueza”, orienta Navarro. Saiba mais: 7 técnicas de administração para transformar sua pequena empresa – Patrocinado

    9. Achar que dinheiro não é importante

    No outro extremo, pessoas que não compreendem que o dinheiro pode transformar a vida também não enriquecem. “Achar que controlar dinheiro é coisa de rico torna as pessoas alienadas, inclusive para aprender como ganhar mais”, explica Navarro, da Dinheirama.

    Ele aconselha que para aumentar o patrimônio é essencial fazer do dinheiro um assunto do dia a dia, que não surja apenas em momentos de dificuldade financeira.

    10. Relacionar-se apenas com os amigos

    Frequentar ambientes onde os ricos estão pode ser um bom caminho para se tornar um deles, como sugere Braga, do Ibmec-RJ. “Você tem que se comportar como os ricos para desenvolver networking”, aconselha.

    É preciso frequentar novos ambientes para criar relacionamentos com pessoas que podem apresentar oportunidades no futuro. “Ter um círculo de amizades além dos seus amigos do peito funciona mais do que mandar currículo”, recomenda.
    exame.abril.com.br/seu-dinheiro/10-sinais-de-que-voce-nunca-sera-rico

  2. Vilmar / Post Author

    Eu vou te ensinar a ser rico: Três passos simples para quitar as dívidas em doze meses e construir a sua liberdade financeira

    Capa
    Ben Zruel
    Editora Gente Liv e Edit Ltd, 30 de jul de 2016 – 160 páginas

    Ricos não correm atrás de dinheiro. Correm atrás de liberdade! As pessoas de classe média vivem com os mesmos princípios: gastam tudo o que ganham durante o mês para manterem um padrão de vida mais elevado do que podem ter. Como sobra pouco ou nenhum dinheiro para adquirir o “conforto”, utilizam os financiamentos dos bancos e com isso pagam juros altíssimos. Têm a falsa impressão de que estão crescendo porque possuem cada vez mais bens de consumo. Será que realmente estão progredindo? Será que o dinheiro de fato lhes traz conforto? Ou será que a classe média é cada vez mais escrava do dinheiro? Sem conhecer as “regras do jogo”, você se preocupa em “tapar o buraco” dos juros sobre juros, das multas e outras cobranças derivadas do crédito que adquiriu. Completamente sem saída, você não vê a hora de essa situação se resolver de uma vez por todas. Então, a pergunta é: Como e por onde começar? Como sair dessa situação? Será que precisamos viver desse jeito pelo resto da vida ou podemos sair dessa situação e criar a tão sonhada liberdade financeira? Ben Zruel vai mostrar a você que viver sem precisar trabalhar todos os dias não é um sonho impossível. Com um texto acessível, Ben vai usar a sua experiência como empresário e palestrante para ensinar ao leitor um método prático e aplicável a qualquer pessoa. Construa a sua liberdade financeira, independentemente de quanto ganha por mês! – Conheça as quatro regras essenciais para sair das dívidas em doze meses – Cartão de crédito: vilão ou mocinho? Saiba quando usar o seu – Vale a pena sair do aluguel e partir para a casa própria? – Renda fixa, imóveis, internet: onde, como e por que inves…

    https://books.google.com.br/books/about/Eu_vou_te_ensinar_a_ser_rico.html?id=b7ucDAAAQBAJ&redir_esc=y&hl=pt-BR

  3. Iara /

    Olá Vilmar!
    Ótimos apontamentos, excelentes para refletir e mudar as atitudes.
    Abraços

Leave a Reply

CAPTCHA *