Nouriel Roubini: O bitcoin e outras criptomoedas representam a mãe de todas as bolhas
Convidados

Nouriel Roubini: O bitcoin e outras criptomoedas representam a mãe de todas as bolhas

7 de fevereiro de 2018

Em artigo, Roubini faz duras críticas ao bitcoin, dizendo que a ideia de uma oferta limitada de moedas é uma mentira, chamando ainda os ICOs de golpe

Os serviços financeiros estão passando por uma grande revolução. Mas engana-se quem acha que a liderança deste movimento está com o blockchain ou o bitcoin. A revolução está sendo construída pela inteligência artificial, big data e a internet de coisas. Essa é a visão de Nouriel Roubini, economista que previu a crise de 2008 e conhecido como “Dr. Doom” por suas projeções apocalípticas.
Em um artigo publicado na plataforma Project Syndicate, o economista defende que o único uso real das moedas digitais é “facilitar atividades ilegais, como tráfico de drogas, evasão fiscal, fuga ao controle de capitais e lavagem de dinheiro”.

“Claramente, o bitcoin e outras criptomoedas representam a mãe de todas as bolhas, o que explica por que todos os seres humanos com quem estive entre o Dia de Ação de Graças e o Natal de 2017 me perguntaram se deveriam comprá-las”, diz Roubini no texto.

O economista afirma ainda que, como em qualquer bolha financeira, os investidores não estão apostando no bitcoin de olho em seu potencial para ser usado como meio de pagamento, mas sim porque esperam que ele se valorize. “Aliás, se alguém quisesse mesmo usar bitcoins, teria muitas dificuldades”, continua.

Roubini faz duras críticas ao bitcoin, dizendo que a ideia de uma oferta limitada de moedas é uma mentira, e ainda chamou de golpe os ICOs (Ofertas Iniciais de Moedas, na sigla em inglês). Para ele, as criptomoedas não passam de um grande esquema de pirâmide financeira.

“De acordo com os entusiastas, o Bitcoin tem uma oferta máxima de 21 milhões de unidades, por isso não pode ser degradada como moedas fiduciárias. Mas essa afirmação é claramente uma fraude, considerando que ela já se dividiu em três filiais: Bitcoin Cash, Litecoin, e Bitcoin Gold”, escreve o economista.

“Além disso, centenas de outras criptomoedas são inventadas todos os dias, ao lado de golpes conhecidos como ‘ofertas iniciais de moedas’, que são principalmente projetadas para escapar das regras de valores mobiliários”, completa o “Dr. Doom”.

Leia também:

[BIT FRAUDE BREAKINGNEWS] Novas fraudes e proibições afetam mercado de criptomoedas

Até mais.

3 Comments

  • Reply Vil Bro 20 de junho de 2018 at 18:51

    20 JUN, 2018 11H39 – ATUALIZADA EM 15H00
    “Estamos numa bolha e o retorno não compensa o risco”, diz gestor e colunista do InfoMoney
    Sua tese de investimentos é focada no mercado internacional, mas ele não gosta de uma das queridinhas dos estrangeiros: a Tesla

    http://www.infomoney.com.br/onde-investir/acoes/noticia/7483754/estamos-numa-bolha-retorno-nao-compensa-risco-diz-gestor-colunista

  • Reply Vil Bro 20 de fevereiro de 2018 at 17:17

    Para BIS, bitcoin é um misto de bolha e pirâmide financeira
    Jornal O Globo-6 de fev de 2018

    Em seu primeiro discurso público como chefe do Bank for International Settlements (BIS, o banco de compensações internacionais), Agustín Carstens disse nesta terça-feira que o bitcoin e as demais criptomoedas se tornaram uma combinação de “bolha, esquema Ponzi (pirâmide …

    https://oglobo.globo.com/economia/para-bis-bitcoin-um-misto-de-bolha-piramide-financeira-22369204

  • Reply Bitcoin is a big garbage 12 de fevereiro de 2018 at 15:20

    Bitcoin deixa de ser o “queridinho” dos criminosos e duas criptomoedas já disputam o posto
    Esta é uma análise feita pela empresa Recorded Future, que revelou que o Bitcoin está perdendo espaço como a “moeda favorita dos criminosos”

    http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/7260284/bitcoin-deixa-ser-queridinho-dos-criminosos-duas-criptomoedas-disputam-posto

  • Leave a Reply

    CAPTCHA *