Menos despesas entre outras razões para usar a mesma roupa todos os dias
Convidados

Menos despesas entre outras razões para usar a mesma roupa todos os dias

14 de junho de 2018

Veja também:

Economizar dinheiro com roupas

Joshua Becker
Five Reasons To Wear The Same Thing Every Day

É bem possível que você saiba que Mark Zuckerberg usa as mesmas roupas todos os dias, além de saber que o Steve Jobs fazia o mesmo, qualquer pessoa mais detalhista sabe, porém nem todos entendem os verdadeiros motivos por trás dessa escolha, que tem até um nome: capsule wardrobe (ou guarda-roupa cápsula).
Alguns adeptos, psicólogos e pesquisadores já cansaram de anunciar motivos para convencer o resto da humanidade a seguir o movimento. Se você ainda está cético, não acredita de forma alguma, veja a seguir 9 destes motivos:

Menos despesas

Em 1930, as muheres possuíam, em média, 9 roupas. Hoje, o mesmo número é 30. Não é preciso dizer que o segundo cenário custa mais dinheiro.

Menos decisões

Existe na psicologia algo chamado “decision fatigue”, ou fadiga referente à tomada de decisões. Segundo estudos, a qualidade das decisões tomadas por um indivíduo é prejudicada após uma longa sessão de escolhas. Muitas vezes, a rotina no trabalho, estudo ou qualquer área da vida requer fazer escolhas ao longo do dia – então escolher a roupa de manhã pode ser uma escolha prejudicial à sua função principal.

Mais tempo

Além de passar menos tempo na frente do armário e do espelho de manhã, pessoas que usam sempre o mesmo padrão de vestuário ganham tempo ao não precisar passar longas horas escolhendo o que comprar em lojas.

Menos estresse

“Será que essa roupa é formal demais? Curta demais? Vai me fazer passar calor?”. Todas essas perguntas geram ansiedade. Dispense.

Mais energia

Uma diversidade de roupas requer tipos diferentes de manutenção, maior organização no guarda-roupa e, provavelmente, mais roupa suja. Tudo isso gasta muita energia.

Bem-estar

Pessoas cujas roupas são sempre as mesmas tendem a estar constantemente satisfeitas com sua aparência. Isso aumenta o nível de bem-estar.

Organização

Armários menores e mais organizados abrem espaço para outras prioridades em um lar.

Paz

A atriz Drew Barrymore escreveu um artigo sobre como sua relação com roupas mudou, principalmente após ter filhos. Após adotar a filosofia do minimalismo, conseguiu chegar em um equilíbrio: sua moda agora é “mais calma e pacífica”
Invista o dinheiro que economizou comprando menos roupas. Abra uma conta na XP.

Imagem icônica

Ter um “uniforme” cria coerência. Alice Gregory, escritora, definiu seu estilo ‘encapsulado’ como “icônico”. Para ela, a sensação é de maturidade, uma “maneira barata de sentir-se famosa”.

Até o próximo post.

No Comments

Leave a Reply

CAPTCHA *