Guest Post: Cupons de descontos e cash back

Cupons de descontos e “cash back”: nova realidade do e-commerce brasileiro
por Israel Salmen*

Uma pessoa se dirige ao caixa de uma loja ou de um supermercado com recortes de jornal e os entrega ao vendedor. Cena comum nos Estados Unidos, esses são os famosos “cupons de descontos” encontrados em veículos de comunicação, como jornais e revistas, que oferecem descontos no ato da compra.

Os cupons de descontos vêm se fortalecendo no Brasil, por meio do comércio on-line, aliás, nicho importante para o varejo. A expectativa é que, em 2014, o segmento alcance até 50 milhões de usuários ativos (e-bit). Outra novidade para aumentar as vendas é a devolução de parte do dinheiro gasto – ou “cash back” –, que também tem atraído a atenção dos consumidores.

Nesses modelos, lojistas e consumidores ganham. O dinheiro de volta é uma estratégia para fidelizar o cliente porque ele saberá exatamente o quanto irá receber e economizar, sem que seja necessário acumular ou trocar pontos.

Já os varejistas investem nessas ferramentas por alguns motivos, um deles é poder participar de uma “grande vitrine virtual” e, com isso, elevar o tráfego de acessos de sua loja online. A possibilidade para as empresas manterem o grande volume de vendas é determinar o valor mínimo para ativar o desconto.

Evidentemente que, ao utilizar os cupons e notar a economia, os usuários tendem a retornar a esses sites para efetuar novas compras. É fácil encontrar depoimentos de clientes afirmando que não comprariam se não existissem esses códigos promocionais. A satisfação gerada pela economia e a segurança em utilizar o desconto, de certa forma, reforça a fidelização dos consumidores em suas lojas preferidas.

Por isso, os empresários têm que ver a Internet como grande aliado das vendas. Os hábitos dos consumidores podem ser acompanhados e, com isso em mãos, é possível traçar estratégias para atingir o maior número de pessoas e oferecer boas oportunidades, como economia e melhores produtos. O e-commerce brasileiro não é uma “bolha”, mas sim uma realidade importante, notando-se o aumento no consumo e a satisfação dos clientes, principalmente quando eles economizam.

* Israel Salmen, economista formado pela UFMG e fundador do Meliuz.com.br, plataforma de cupons de descontos e dinheiro de volta.

Até o próximo post.

There are 3 comments left Go To Comment

  1. Eloi /

    Uma boa maneira para economizar dinheiro na internet é usando cupons de desconto, pois é mais rápido. Gosto bastante do BaixaPreco cupons baixapreco.com.br, é só entrar e pegar o cupom.

  2. Rodrigo /

    Conheça o Shopping Mais Ofertas, o primeiro comparador de preço que lhe dá dinheiro de volta – cashback.

    Acesse www.shoppingmaisofertas.com.br

  3. Vilmar /

    Evento – II BitConf Conferência Brasileira de Bitcoin e criptomoeda – InfoMoney
    infomoney.com.br/blogs/moeda-na-era-digital/post/3660303/evento-bitconf-conferencia-brasileira-bitcoin-criptomoeda

Leave a Reply

CAPTCHA *