Como filtrar informações – parte 5
Geral

Como filtrar informações – parte 5

3 de junho de 2013

Vamos para a parte 5 desta de série de posts onde compartilharmos ideias sobre como filtrar informações do mercado financeiro.

Leiam este excelente artigo O Jornalista e os Números do Prof. Júlio Figueiredo (cef.fgv.br/sites/cef.fgv.br/files/file/O Jornalista e os Numeros FGV.pdf) onde de forma muito sensata ele demonstra as confusões e falácias que se fazem com muitos números divulgados pelos jornalistas.
Este artigo contém diversos estudos de caso para embasar o ponto de vista com fatos reais e corriqueiros.
Vale a pena conferir.

“There are three kinds of lies: Lies, bloody lies and statistical lies.”
Traduzindo: “Exitem três tipos de mentiras: mentiras, malditas mentiras, e estatísticas.”
Atribuído ao escritor Mark Twain

“Tal como o ‘minúsculo toque de pó, o pequeno estojo de ruge’, a estatística faz com que muito fato pareça ser o que não é.”
Darrell Huff autor do livro Como Mentir com Estatísticas

Recomenda-se também ler:

Até o próximo post.

3 Comments

  • Reply Vilmar 30 de abril de 2015 at 19:46

    DICA DE UTILIDADE PÚBLICA:

    – Jamais leiam o fórum Infomoney sem estarem logados, pois a ferramenta “ignorar”, usada para auto-moderação de conteúdo, não funciona.

    E sem ignorar a grande maioria que posta por ali, principalmente em tópicos que estejam bombando no momento, como dos de chat diário, micos, bluechips que caíram do gosto do povão, como petrobras, vale, etc… você corre o risco de ver pornografia, baixaria, ofensa para tudo quanto é lado, menos o que você busca, informação relevante de mercado financeiro e opiniões correlatas, muito cuidado!!

    Desde a XP assumiu a controle do Infomoney e abriu as portas do inferno do forum, ou seja, acabou com consistência de cadastro e de conteúdo, a coisa degringolou por lá!

    Para o forum atual ter alguma utilidade, usem a ferramenta “ignorar” sem dó e nem piedade!

    Att;)

  • Reply Vilmar 29 de maio de 2014 at 08:24

    Incrível a capacidade das pessoas de cuidarem da vida de outras pessoas, haja mentiras sobre as pessoas e sobre elas próprias, incrível!!!
    Não conhecem as pessoas pessoalmente, não sabem de suas vidas no dia a dia, não vivem juntos, mas querem deduzir o que fazem, o que são de fato.
    Acham mesmo que são capazes de conseguir isto apenas olhando apenas meros textos na internet? São os reis da psicanálise?
    Quantos “profissionais liberais”, “empresários bem sucedidos”, “fenômenos dos investimentos” sempre estão aqui neste site ou em outros mais? Por acaso todo mundo deve ser tratado por que estar aqui ou ali? Por que tem o hábito de usar mais este ou aquele site ou aplicativo? Por ir sempre ao mesmo restaurante, a mesma praça, torcer pro mesmo time, morar na mesma cidade ? Todos deveriam ir direto para UTI por que tem os mesmo hábitos ?
    Ninguém é perfeito e ninguém é de todo mal.
    Por acaso não existem diversas profissões que se trabalham com demanda, com contratos onde tem que se cumprir carga horária semanal, tem que ficar passando hora no local mesmo sem ter o que fazer após ter entregado todas as demandas??
    As pessoas não tem que passar o tempo de alguma forma? As pessoas não passam um tempo do k c t na internet, seja via computador, tablet, celular, etc?? Tanto é que sites de entretenimento, aplicações de smartphone para esta modalide bombam de acessos e deixam seus donos cada vez mais ricos. Redes sociais bombam de acesso.
    Tudo porque as pessoas não podem simples trabalhar focado no resultado, tem que cumprir horário, conforme o contrato. Ae tem que passar hora do jeito que bem entender. Seja empresa pública ou privada, por que muda por r@ alguma, a ineficiência da gestão no brasil é geral, uma m# só.
    Dado isto, parem de falar tanta m# da vida dos outros, tanta calúnia, tanto insulto, cuidem das suas próprias vidas. Parem de criar grupinhos para detonar os outros, de ficarem criando figuras mitológicas para serem os mestre da dica quente e tentar enganar incautos com tanta lorota, pois é isto que pega no mercado financeiro, um querendo pousar de mais esperto do que o outro para ganhar em cima disto, vide eike e suas empresas de vento. Muitos querem ser um Eike e não conseguem.
    Enfim, cada um na sua, com já repetido inúmeras vezes, nao quer ler algo, barra de rolagem ignorar, como aqui ou em qq lugar seja virtual ou presencial, pois na vida “real”, longe dos computadores, sabemos muito bem como ignorar algo que não é do nosso interesse.
    Passarem bem!

  • Reply Vilmar 29 de maio de 2014 at 08:20


    [quote]
    [quote]
    Frajola é o cara…muito criticado mas ele esta com créditos…pelo menos aqui na ogx…que as cotaçoes só anda pra trás ha 2 anos.
    Flw frajola, parabens por alertar os novatos
    Obs.: Ceis ja viram que quando a ogx esta lá na bacia das almas, não aparece ninguem…dai ela sobe 40% aparece um monte de curioso….Eu fico pensando…quanto desses não compram assim…dai ela da a recuada eles vendem (stop-loss) e sai xingando a xp, o frajola.
    Depois não sabem porque a XP fatura nos centavos…porque subiu toca venda…derruba ate os sardinha entrar em desespero…dai é só recomprar. E o Rankatoko acha que a xp não tem de quem comprar…tem sim….monte de noobs esperto do Stop-loss que compra depois que subiu 50%

    [/quote]

    Verdade, a galera avisa que há muito tempo e só era sacaneado, zoado, etc. O mercado sério nunca engoliu a OGX, nem no auge. Era motivo de piada entre os operadores com a quantidade de FR super positivos, promessas de explorar melhor que a petrobras com 50 anos nas costas, comprando um monte de funcionário estrelinha, mas a galera “experta” só ficava sacaneando, chamando os outros de otário, velho, matusalém, etc.

    Aí agora que a OGX tá valendo menos de 1 real, em RJ e cheia de processos, essa mesma galera que avisava antes parte pra trollagem. E as acionistas ficam putinhas, xingam e se exaltam em vez de aprender com o erro… vai entender.[/quote]

    sim, todo esta truculência dos “investidores” de ogx e outras tranqueiras, como telexfree, na verdade é para esconder a fragilidade de tal investimento, e tem gente que cai nesta conversa, tanto cai que dia após dia os golpes são renovados no mercado, novos/velhos golpistas, novos/velhos sendo vítimas, sim, tem gente que cai mais de uma vez nestas arapucas.

    site excelente sobre o que leva a ganância do ser humano a fazer ao desligar o controle de risco, acessem:

    MONITOR DAS FRAUDES – Página Principal
    http://www.fraudes.org
    O Monitor das Fraudes é o primeiro site em Português sobre fraudes, golpes, lavagem de dinheiro, corrupção e outros perigos que existem na vida privada, na internet e no mundo financeiro e dos negócios.
    O site, focado especialmente na realidade do Brasil, tem como objetivo informar sobre estes perigos e sobre as políticas e os cuidados a serem tomados para reconhecer estelionatários e casos de estelionato e evitar ser vítima de uma fraude, de um golpe ou ter outros problemas.
    É ferramenta de formação, informação e prevenção, indispensável para os profissionais das áreas de controle de riscos, compliance e segurança.

    Apenas replicando comentários bem interessantes forum infomoney.

  • Leave a Reply

    CAPTCHA *