Como filtrar informações – parte 1
Geral

Como filtrar informações – parte 1

29 de janeiro de 2013

A primeira coisa a se identificar na hora de filtrar informações não importa o meio de comunicação é identificar qual o viés da informação de quem a transmite. 

Identificado isto, e mesmo que não tenha viés, seja uma informação neutra, despretensiosa de fato, é partir para checar do que lhe serve tal informação.

Seria necessário filtrar antes mesmo de prestar atenção a uma informação se a mesma lhe é útil, para evitar assim uma overdose de informações e acabar transformando toda esta avalanche de informação em ruído.

Caso seja encontrada uma informação enviesada em excesso, seria legal descartá-la caso se perceba que claramente o transmissor da mesma queira te forçar do convencimento de algo, como um produto que necessariamente você não precisa ou tipo de investimento duvidoso.

Em especial, falando de comunidades virtuais, mail listing, newsgroup, blogs, chats e fóruns na internet, é necessário evitar fazer parte de um grupo que em nada te agrega, para não se perder tempo filtrando informação desnecessária.

Antes de disparar perguntas e questionamentos atrás de informação deste tipo de fonte na internet citada logo acima, recomendo se ambientar antes, ler com calma e atenção as regras deste novo ambiente, pesquisar criteriosamente antes de sair perguntando algo que já foi respondido anteriormente, e partir daí perguntar.
E tendo a resposta, caso ainda não conhece o perfil de quem respondeu, fica a dica de pesquisar o histórico de quem lhe forneceu a informação.

É preciso tomar muito cuidado com informação fornecida na internet, checar mais de uma fonte, se possível várias fontes, buscar na grande mídia e checar se algo informado é de fato confiável, e só a partir daí tomar uma decisão.

Existe muita gente mal intencionada na internet e querendo ser o guru, a bola da vez, e com a impessoalidade que a internet tem, dissimular fica muito mais fácil para os mal intencionados, e além disto, apoiado na impessoalidade que a internet lhes proporciona, tais tipo de internautas se apoiam fortemente na criação de perfis falsos, principalmente em sites que o tipo de autenticação é fraca ou consistência do cadastro é banal.

Filtrem tudo o que lêem, escutem ou vejam, seja na internet, tv, rádio, livros, revistas, de outras pessoas ao vivo e a cores, etc., antes de tomar uma decisão que possa afetar sua vida momentaneamente ou para sempre!

Como filtrar informações - parte 1

Até o próximo post.

6 Comments

  • Reply Vilmar 29 de maio de 2014 at 08:26

    Todos incautos e iniciantes deveriam estudar controle de risco, antes mesmo de montar suas estratégias. Dado isto, estudem:

    O Monitor das Fraudes é o primeiro site em Português sobre fraudes, golpes, lavagem de dinheiro, corrupção e outros perigos que existem na vida privada, na internet e no mundo financeiro e dos negócios.
    O site, focado especialmente na realidade do Brasil, tem como objetivo informar sobre estes perigos e sobre as políticas e os cuidados a serem tomados para reconhecer estelionatários e casos de estelionato e evitar ser vítima de uma fraude, de um golpe ou ter outros problemas.
    É ferramenta de formação, informação e prevenção, indispensável para os profissionais das áreas de controle de riscos, compliance e segurança.

    http://www.fraudes.org/

    Tenham ótimos estudos e fujam da falsa “mestragem” internet e mundo afora, não já seja o “luzzerrr” da vez!

  • Reply Vilmar 31 de janeiro de 2014 at 21:48

    Muito bom, confiram este vídeo:

  • Reply Luciano Martins 29 de janeiro de 2013 at 20:05

    Tá ficando muito bom, coloque também lojas especializadas em bebês…..para comprar o carrinho….kkkk

    • Reply vilmarbro 30 de janeiro de 2013 at 01:22

      Pode deixar, logo mais escrevo sobre como se preparar financeiramente para chegada do bebê rsrsr $$.
      Abraço.

  • Reply Ricardo Jovanini 29 de janeiro de 2013 at 16:01

    Parabéns pelo post… muito esclarecedor! E o site está muito bom!

    • Reply vilmarbro 29 de janeiro de 2013 at 17:54

      Valeu, obrigado, aos poucos vai evoluindo….
      Abraço.

    Leave a Reply

    CAPTCHA *