Como Aumentar Suas Vendas no Natal

O fim de ano chegou, e junto com ele, o aumento da expectativa das lojas pelas vendas de Natal. A comemoração é a mais rentável para o comércio no Brasil, pois movimenta diversos segmentos: perfumaria, brinquedos, vestuário, livrarias, roupas, dentre muitos outros.

Pensando nisso, hoje trouxemos algumas dicas para ajudar seu negócio a aumentar as vendas neste final de ano. Por mais que o número de consumidores seja maior, a estratégia correta pode fazer toda a diferença.

Explore Seu Banco de Dados de Clientes

As vendas de Natal são vendas como quaisquer outras. Isso significa que é natural o processo de oferecer seu produto. Como é uma época especial para o comércio, utilize e-mails, cadastro de clientes , redes sociais e quaisquer outros caminhos possíveis de acesso ao seu cliente.

Aqui a regra é utilizar a tecnologia a favor do seu negócio explore um Sistema ERP para alcançar o maior número de pessoas possível gerenciando informações importantes como fornecedores, produtos e clientes.

Capriche especialmente no e-mail marketing. Muitas empresas subestimam essa ferramenta, mas ela possui uma ótima taxa de conversão e, para muita gente, ainda transmite mais credibilidade do que outras formas de divulgação on-line.

Monte Uma Campanha de Natal

Lembre-se: nas vendas de Natal a concorrência é extremamente acirrada. Você precisará fazer com que seu cliente escolha seu produto entre uma infinidade de outras opções de diversos segmentos. Dessa forma, é preciso chamar atenção.

Monte uma campanha robusta para apresentação de seus produtos, das promoções e das condições de pagamento. Utilize imagens, cores e conceitos natalinos em tudo.

A maioria das pessoas simpatiza com essa data comemorativa. Nada mais natural do que associar sua marca e seu negócio à ela.

Ofereça Condições Especiais de Pagamento

No Natal não são apenas os presentes que afetam o bolso do seu cliente. É uma época de gastos consideráveis para a maioria das pessoas, por isso elas farão o possível para distribuir os pagamentos da forma mais suave o possível.

Se você não quiser perder vendas, é bom avaliar a possibilidade de flexibilizar os meios e os prazos praticados. Por mais que eventualmente você comprometa parte do seu lucro com as altas taxas bancárias, lembre-se que aqui o segredo está no volume comercializado. A receita total cobrirá os custos adicionais.

Planeje Suas Vendas

Tão importante quanto concretizar vendas é ter um  programa de controle de estoque para atender à demanda. Inclusive, sem produtos disponíveis em momentos críticos, sua loja pode ficar com a imagem prejudicada perante os clientes.

Faça uma estimativa baseada em anos anteriores e no comportamento atual do seu público alvo. Prepare a estrutura do negócio para o aumento projetado e crie contingências, como negociações prévias com fornecedores alternativos. As vendas de Natal são uma condição atípica, trate-as como tal.

Engaje Sua Equipe

Nossa quinta e última dica é sobre os astros do processo: seu time de vendas. O aumento da demanda significa, também, aumento de serviço. Você precisará de sua equipe mais engajada do que nunca para atender com qualidade o grande volume de clientes esperados.

Dificilmente seus colaboradores entregarão o necessário sem que você desenvolva alguma ação de incentivo. Além das tradicionais premiações por alcance de metas, tenha uma conversa franca e prepare seus vendedores para o que virá.

Por mais que o trabalho seja obrigação deles, lembre-se de que se trata de uma situação especial. Os dois lados ganham quando as coisas vão bem. No caso das vendas de Natal, a dedicação extra fará toda diferença.

As Vendas de Natal e o Pós-Venda

Uma questão extra que queremos discutir é o pós-venda, um processo essencial para a fidelização do seu cliente. Você não quer fechar apenas um negócio, quer pessoas buscando sua loja de forma recorrente. Dessa forma, garantir a satisfação do cliente até a finalização do ciclo de venda é de extrema importância.

Muitos comerciantes se esquecem disso na hora de planejar as vendas de Natal. O volume aumenta e eles não conseguem atender aos pedidos posteriores de troca, devolução, assistência técnica e demais ações pós-venda. Não cometa esse erro.

Calcule o volume estimado de possíveis questões pós-venda, prepare a estrutura e capriche na comunicação com seu cliente. Muito trabalho não precisa ser sinônimo de desorganização. Na pior das hipóteses, se atrasos acontecerem, o melhor é tratar a questão com transparência.

dicas-para-aumentar-suas-vendas-no-natal

Only 1 comment left Go To Comment

  1. Nayane /

    A maioria não procura melhorar ou aprimorar suas vendas neste periodo, por ser dezembro, as vendas já aumentam por si só. Mas é ai que devemos aproveitar para lucrar e evoluir nosso negócio.

Leave a Reply

CAPTCHA *