4 personagens de filmes que todo investidor deve conhecer

A arte imita a vida e é por isso que conseguimos encontrar em representações artísticas várias associações com o mundo real. No cinema, por exemplo, isso acontece com muita frequência. Tanto é que já estamos acostumados a assistir inúmeras hipérboles do nosso cotidiano.

Em se tratando de investimentos na Bolsa de Valores, temos uma grande gama de produtos cinematográficos retratando esse universo. Para aqueles investidores que também são grandes apreciadores da sétima arte, construímos uma lista de 4 personagens inseridos no mercado de ações que todo investidor deve conhecer:

Michael Burry – A Grande Aposta (2015)

Interpretado por Christian Bale, o personagem Michael Burry é um gestor de fundos que decide investir o dinheiro que coordena apostando que o mercado imobiliário iria quebrar. O filme, que é inspirado em fatos reais, explicita todo o processo que Michael passou desde o momento que decidiu apostar na crise imobiliária, até quando, de fato, ela ocorreu.

O personagem questiona a segurança do mercado imobiliário e inicia uma investigação para entender a situação das hipotecas presentes nos títulos que os bancos vendiam na época. Dessa forma, ele descobre que o mercado era vendido como estável e seguro, enquanto esses títulos estavam misturados com créditos de alto risco.

Com isso, ele fez uma aposta: criou os derivativos de crédito dessas hipotecas, o que valia como um se fosse um seguro de inadimplência dos créditos concedidos. Assim, enquanto as pessoas não estavam conseguindo pagar suas hipotecas, ele ganhava dinheiro do banco que concedeu o empréstimo. Portanto, Burry conseguiu antecipar a bolha imobiliária por meio de uma apurada observação do mercado, e conseguiu realizar estrondosos lucros a partir disso.

Seth Bregman – O Dia Antes do Fim (2011)

Seth Bregman é um corretor júnior, que trabalha em um grande banco de investimentos em Wall Street. Quando o banco em questão está em apuros e precisando fazer um corte drástico de pessoal, Seth vê seu chefe, Eric Dale, sendo demitido.

Eric por sua vez, estava trabalhando em um importante arquivo, e consegue entregá-lo em pendrive, minutos antes de deixar o prédio de vez, para Peter, que é amigo de Seth.

A partir disso, eles descobrem que o arquivo se trata de uma análise de volatilidade da empresa, apontando que o limite de risco havia sido ultrapassado, indicando que a  instituição estava muito próxima da falência. Eles convocam, então, uma reunião de emergência com diversas personalidades importantes da empresa, dentre elas seu dono.

As decisões que vieram depois disso foram pautadas no entendimento de que a bolha estava prestes a explodir. E, enquanto os executivos tentam pensar em um plano de ação para controlar os danos, durante as 36 horas “antes do fim”  Seth tenta descobrir quanto cada um dos presentes na reunião ganha anualmente. O enredo do filme nos leva a uma reflexão acerca da saturação do mercado com papéis podres, o que acabou lesando o sistema financeiro.

Jordan Belfort – O Lobo de Wall Street (2013)

É impossível falar de mercado financeiro no cinema sem citar Jordan Belfort. O personagem, interpretado por Leonardo DiCaprio, que inicia sua jornada em uma grande corretora, mas que após a chamada “segunda-feira negra” se vê sem trabalho em Wall Street.

Procurando por alternativas para se manter, ele acaba aceitando um emprego para negociar papéis de menor valor, que não estão na bolsa de valores.

Depois dessa experiência, Belfort acaba decidindo abrir sua própria empresa, Stratton Oakmont, em parceria com um amigo. Em pouco tempo, a dupla consegue tornar a empresa bilionária. A partir daí, o personagem começa a entrar para uma vida de luxo e drogas, financiando grandes eventos particulares, se relacionando com prostitutas e fazendo extravagâncias.

Contudo, dentro de sua empresa, Belfort conseguia lucrar quantias estratosféricas em questão de segundos, mas nem sempre seguia preceitos éticos e legais. Por isso, sua empresa começa a ser alvo de uma grande investigação e o filme retrata Jordan tentando fugir da situação para preservar seu dinheiro de alguma forma.

Gordon Gekko – Wall Street (1987)

investimentos-personagens-filmes-Gordon-Gekko

Provavelmente você já conhece Gordon Gekko ou alguma de suas famosas frases. Retratado tanto no filme Wall Street, quanto em Wall Street: o Dinheiro Nunca Dorme, Gekko é um milionário cético e ganancioso, que faria qualquer coisa por dinheiro. O magnata, responsável por imortalizar a frase “A ganância é boa”, se tornou um símbolo de falta de escrúpulos no mercado financeiro.

O primeiro filme, retrata um jovem corretor, Buddy Fox, que idolatra Gordon e sonha em conhecê-lo. Ao passo que Fox vai adquirindo o estilo de vida que tanto admirava e percebendo o alto preço da sua ascensão social, nós espectadores temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Gordon Gekko.

Apesar de caricatos, as características identificadas nesses personagens estão presentes no mercado financeiro. Desses filmes é possível tirar lições, como a  importância de se manter centrado para conseguir cuidar do seu dinheiro e não se deixar levar pelas circunstâncias.

E você, já conhecia esses personagens? Tem outras indicações para a lista? Mande sua sugestão nos comentários!

There are 5 comments left Go To Comment

  1. AdminBro / Post Author

    6 filmes que todo investidor deve assistir, segundo a Suno Research

    http://chegadeperderdinheiro.com.br/6-filmes-que-todo-investidor-deve-assistir-segundo-a-suno-research

  2. Lucas /

    Excelente artigo!

    Nosso país deveria fornecer esse tipo de conteúdo nas escolas! Uma pena não temos tal educação financeira! Parabéns pela iniciativa do artigo!

    Fiz um artigo sobre Mercado Forex, se puder dar uma olhada:

    http://ideiasdemercado.com.br/

    Obrigado e Forte Abraço!

  3. Ramiro Gomes Ferreira /

    Excelente artigo, Vilmar.

    Todo mundo que gosta de investimentos deve assistir aos filmes em que estes personagens aparecem. Parabéns pelo post!

    Tenho certeza que quem gostou deste post irá adorar, também, este guia super completo sobre investimentos que eu escrevi no meu blog:
    http://clubedovalor.com.br/investimentos-para-iniciantes/

    Abraços e sucesso,

    Ramiro

    1. Vilmar / Post Author

      Obrigado e sucesso com o post!

  4. Vilmar / Post Author

    Um Suburbano Sortudo

    Bela estreia no #TelecinePremium, Boa comédia nacional com fundo de pobreza e riqueza, um pobre chegar a ter dinheiro e lidar com isto, apesar de ser bem escrachado, é bem engraçado.
    Bons atores.

    SINOPSE:

    A vida do humilde Denílson muda quando ele descobre ser herdeiro de um milionário. Agora ele vai frequentar a alta sociedade e mostrar a eles como um verdadeiro suburbano se diverte. Enquanto isso, outros membros da família do ricaço tentam evitar que ele coloque a mão em toda a herança.

    http://telecine.globo.com/filmes/um-suburbano-sortudo/

Leave a Reply

CAPTCHA *