5 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro
Convidados

5 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro

20 de julho de 2016

O atual cenário econômico tem sido uma grande preocupação na vida dos brasileiros. A taxa de inflação e de juros estão altíssimas. Isso faz com que a taxa de inadimplência aumente a cada dia. Nessa conjuntura, manter o controle financeiro é importante para não passar aperto.

Com disciplina é possível equilibrar as finanças evitando grandes prejuízos e maximizando lucros, até mesmo durante esse período de grande instabilidade.

Quer aprender a cuidar melhor do seu dinheiro? Então continue lendo e confira dicas imperdíveis para gerenciar seu capital!

  1. Controle suas finanças

Se tornar financeiramente estável é o primeiro passo para defender o seu dinheiro. Para isso, é interessante que você saiba seus gastos mensais e se planeje para conseguir poupar algo no fim do mês.

Ter um controle de gastos permitirá inclusive enxugar seu orçamento. Ficará mais fácil identificar quais são seus gastos supérfluos, já que eles muitas vezes passam despercebidos.

Todo mundo sabe, mas nunca é demais repetir: não faça despesas que excedam o que você tem para gastar e se organize com antecedência para poder pagar suas contas em dia.

Implementar um ótimo controle financeiro vai te ajudar a perceber mais claramente para onde vai o seu dinheiro e quais serão as melhores formas de lidar com ele.

  1. Defina sua estratégia

Traçar objetivos claros e mantê-los em mente te possibilitará definir um plano para atingir o que almeja. Para isso, você precisa definir seu perfil de investidor – se mais arrojado ou mais conservador, por exemplo.

Isso é importante para que suas metas sejam palpáveis e estejam sempre de acordo com o seus objetivos .

Ter visão estratégica é determinante para não perder dinheiro e fazer investimentos de maneira inteligente.

  1. Conheça o mercado financeiro

Aplicar o seu dinheiro em um bom investimento pode ser muito vantajoso. Mas, para saber aproveitar as melhores oportunidades de negócio, você precisa entender o mercado financeiro.

Conhecer todas as possibilidades que o mercado de ações oferece é necessário para fazer a melhor escolha na hora de investir.

Portanto, é crucial se informar sobre o mercado, estudar sua dinâmica e quais são as melhores oportunidades de investimento. Deste modo, você poderá decidir qual é a modalidade mais adequada para trazer os resultados desejados.

  1. Diversifique seus investimentos

Não deixe todo o seu dinheiro aplicado no mesmo lugar, dessa forma, a queda de algum ativo não será tão impactante, uma vez que será limitada a apenas parte dos seus investimentos.

Além de evitar grandes prejuízos, você também aumenta sua possibilidade de lucros, já que seu dinheiro estará investido em vários tipos de ativos. Para que isso seja possível escolha investir em empresas de diversos setores.

Ao montar a sua carteira de ações considere o capital que pretende investir. Se você segmentar demais, os seus lucros também podem ficar diluídos, enquanto a não segmentação poderá te trazer prejuízos.

Além disso, você deve considerar o seu perfil, para entender quais fatores deverão ser considerados na hora de escolher onde investir.

  1. Invista na bolsa de valores

Se o seu objetivo é a valorização do seu capital, investir na bolsa de valores pode ser uma ótima opção. Muitas pessoas consideram que investir na bolsa é um jogo de azar e preferem deixar o seu dinheiro aplicado na poupança.

Contudo, o que essas pessoas não sabem é que hoje em dia existem inúmeras ferramentas e indicadores que permitem grande assertividade em se tratando de investimentos na bolsa de valores.

A análise técnica trabalha com padrões gráficos para conseguir identificar tendências do mercado. Essas tendências podem ser de grande auxilio para escolher qual é a melhor hora de comprar ou vender um ativo.

Na bolsa de valores é possível, inclusive, utilizar as adversidades do cenário econômico a seu favor para potencializar ganhos! Você pode investir tanto na alta quanto na baixa da VALE5, por exemplo.

A grande gama de produtos oferecidos permite ótima rentabilidade para todos os perfis de investidor, e não apenas investimentos de alto risco como muitos pensam.

Além disso, com a alta da inflação, o rendimento da poupança poderá levar à desvalorização do seu capital. Hoje em dia, até mesmo os investidores mais conservadores já estão abandonando a ideia de que a poupança é uma boa opção.

Para garantir seu futuro financeiro você só precisa de um pouco de planejamento e dedicação. Independentemente de quais sejam seus objetivos, perfil e capital disponível, você pode sempre melhorar a relação com o seu dinheiro!

5-dicas-para-cuidar-melhor-do-seu-dinheiro

No Comments

Leave a Reply

CAPTCHA *