Franquia: você tem certeza que vai investir?
Geral

Franquia: você tem certeza que vai investir?

27 de abril de 2016

Certamente muitas pessoas já tiveram esta dúvida. O que será melhor: apostar em um negócio próprio, franquia ou em uma nova marca? Investir no mercado financeiro? Comprar imóveis?

São muitos os questionamentos que permeiam as ideias de quem tem o objetivo de multiplicar o seu capital, ou pelo menos corrigir o mesmo, para que o poder de compra não se deteriore com o tempo.

Minha intenção ao escrever este artigo é dar um depoimento com a visão de quem hoje trabalha no mercado financeiro, mas no passado se aventurou com um negócio próprio, sendo mais específico, com uma franquia de uma marca em franca expansão e mais de 600 lojas no país. Porém, nem tudo são flores como pode parecer!

A verdade sobre a franquia

Não tenho a intenção de desanimar você, leitor que está apostando nesta ideia ou que até mesmo já é um franqueado, mas apenas esclarecer alguns pontos que envolvem este tipo de negócio para que você não seja pego de surpresa.

A franquia é um modelo bastante explorado por empresas detentoras de uma certa marca quando querem expandir o seu negócio utilizando o capital de terceiros. Geralmente a ideia desperta interesse no investidor por se tratar de marcas já consolidadas e pelo fato de ser um negócio aparentemente com risco menor do que o de explorar uma nova marca e lançá-la no mercado. No entanto é importante estar ciente de alguns pontos quando se trata de uma franquia:

1 –  A primeira coisa que o franqueador fará antes de fechar negócio com você será requerer a assinatura de um contrato. Geralmente um contrato padrão no qual você não poderá alterar as cláusulas e caso aconteça algum tipo de disputa judicial provavelmente sairá em desvantagem.

2 – Tudo na franquia é padronizado! As empresas são muito exigentes e você não terá autonomia para mudar as regras ou os produtos. Caso alguma norma seja infringida você poderá ser penalizado ou até multado. Geralmente um consultor contratado pelo franqueador fará visitas periódicas à loja para verificar se tudo está dentro do padrão exigido.

3 – Faça uma análise detalhada do ponto no qual deseja instalar sua franquia. Provavelmente será mais fácil para você que já reside ou conhece bem o local, analisar se é realmente um bom ponto ou não.

4 – Converse com outros franqueados da região para saber se estão satisfeitos e como é o relacionamento deles com a empresa detentora da marca.

5 – Reflita se você se identifica com o produto e acredita nele, pois caso contrário será muito difícil passar uma boa imagem para os seus clientes.

6 – Por último, mas não menos importante, saiba que você precisará de tempo para se dedicar ao seu negócio, pois “o olho do dono é que engorda o gado”, e isso não é apenas uma crendice popular!

Caso esteja convencido de que a franquia é o melhor negócio para você, então pode parar por aqui. Caso contrário, vale a pena prosseguir com a leitura.

Quais as outras opções para se investir?

Se você ainda não está pronto para se aventurar em um negócio próprio, não se preocupe, existem outras alternativas para garantir o seu futuro financeiro.

Vivemos em um país que possui uma das maiores taxas de juros do planeta, e é possível usar isso em benefício próprio. Atualmente, o mercado tem oferecido uma ampla diversidade de produtos para aplicações financeiras com excelente rentabilidade e acessíveis para pequenos, médios e grandes investidores.

É preciso ficar atento apenas para que a inflação, que também está muito alta, não faça com que seu dinheiro perca valor no tempo e a rentabilidade real da sua aplicação seja negativa ou quase zero, o que tem acontecido com a poupança.

Então, para ter sucesso com seus investimentos, procure uma equipe de análise com profissionais especializados e tente diversificá-los de forma a proteger o seu capital. Atualmente as corretoras e bancos de investimento possuem opções tanto em renda fixa como para quem quer investir na Bolsa de Valores, o que fará com que você possa diversificar e ao mesmo tempo investir de forma segura a fim de garantir um bom retorno para o futuro.

duvida_franquia_tororadar

Sobre o Autor

Bruno Zanon, 30 anos, é Account Manager na Evo Investimentos. Empreendedor, também é autor de artigos sobre o mercado financeiro. Certificado como Agente Autônomo de Investimentos pela Ancord, pós-graduado em Gestão de Negócios e formado em Língua Inglesa pela The English Academy em Dublin, na Irlanda.

No Comments

Leave a Reply

CAPTCHA *