Eletropaulo, Sabesp, Tim, Oi… A privatização foi boa para você?
Geral, Livraria

Eletropaulo, Sabesp, Tim, Oi… A privatização foi boa para você?

1 de fevereiro de 2015

Muitas de nossas empresas e setores de prestações de serviços de utilidade pública que deveriam fazer parte de uma política de estado, ou seja, deveriam visar somente o bem estar do cidadão que já paga “toneladas” de impostos e não se importar em dar lucros aos empresários, sofreram um processo de privatização em diversos governos desde a redemocratização do Brasil.
Embora tenham trazido até algum ganho durante um tempo, há casos onde estagnaram e até pioraram, mas, claro, não deixaram de dar lucro para quem ganhou as concessões e nem de remunerar os seus acionistas.

O caso mais emblemático de privatização em um governo foi do liberal ex-presidente FHC, porém nos governos seguintes também houve “privatarias”, só que não fizeram alarde. Aeroportos, portos, estradas, concessões para exploração de petróleo e gás, etc., não pararam de acontecer nos governos pós FHC.

Para quem interessar, vale a pena conferir:
Livro: A privataria tucana
A Privataria Tucana é um livro de autoria do jornalista brasileiro Amaury Ribeiro Jr , ex-repórter especial da revista Isto É e do cotidiano O Globo e ganhador de diversos prêmios Esso de jornalismo. O título do livro (“privataria”) é um neologismo que combina privatização a pirataria, criado pelo jornalista Elio Gaspari, e “Tucano” é um apelido comum dado a membros do PSDB, a partir de um dos símbolos do partido, o pássaro tucano.

Sinopse

O livro, resultado de 12 anos de investigação sobre as “privatizações no Brasil” , destaca documentos que apresentam indícios e evidências de irregularidades nas privatizações que ocorreram durante a administração do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, além de amigos e parentes de seu companheiro de partido, José Serra. Os documentos procuram demonstrar que estes políticos e pessoas ligadas a eles realizaram, entre 1993 e 2003,3 movimentos de milhões de dólares, lavagem de dinheiro através de offshores – empresas de fachada que operam em Paraísos Fiscais – no Caribe.

Privataria Tucana contém cerca de 140 páginas de documentos fotocopiados que evidenciam que o então Ministro do Planejamento e futuro Ministro da Saúde de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), José Serra, recebeu propina de empresários que participaram dos processos de privatização no Brasil.6

O autor revela que iniciou as investigações sobre lavagem de dinheiro quando fazia uma reportagem sobre o narcotráfico, a serviço do Correio Braziliense (CB). Depois de sofrer um atentado, foi transferido para o jornal O Estado de Minas, do mesmo grupo do CB, e lá incumbido de investigar uma suposta rede de espionagem mantida por José Serra.

As denúncias do livro citam uma série de casos em que propinas teriam sido pagas a Ricardo Sérgio de Oliveira e outras pessoas ligadas a José Serra em troca de benefícios pessoais.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Privataria_Tucana

Nesta época onde temos serviços públicos ruins ao ter problemas com fornecimento de energia elétrica, fornecimento de água, problema na telefonia, problema nos transportes públicos, etc, além de tarifas altas, tudo com preço de primeiro mundo e com qualidade de terceiro mundo, no mínimo deve servir de reflexão este assunto.

Até o próximo post.

21 Comments

  • Reply Vilmar 1 de fevereiro de 2017 at 18:20

    ECONOMIA
    Parente defende licitação só para estrangeiros:

    Presidente da Petrobras, Pedro Parente, e Petroquímica Suape

    Enfrentando obstáculos na Justiça para dar segmento a seus planos de venda de ativos da Petrobras a preço de banana, o presidente da estatal, Pedro Parente, publicou um artigo nesta quarta-feira justificando seu xodó pelas empresas estrangeiras; convenientemente ignorando o fato de que o recorde de desemprego foi provocado pela gestão desastrosa de Michel Temer na economia, Parente usa a justificativa da geração de postos de trabalho para escancarar as portas ao capital estrangeiro; “Quando o Brasil registra 12 milhões de desempregados, com todas as consequências disso na vida das pessoas e suas famílias, custa-me acreditar que sinalizamos desapreço ao investimento no país”

    http://www.brasil247.com/pt/247/economia/277966/Parente-defende-licita%C3%A7%C3%A3o-s%C3%B3-para-estrangeiros.htm

  • Reply Vilmar 28 de junho de 2016 at 12:31

    09h52- Lara Rizério
    A todo vapor: Michel Temer quer privatizar “tudo o que for possível”
    A privatização também atinge os estados, que devem vender ativos em contrapartida à renegociação das dívidas

    http://infomoney.com.br/mercados/politica/noticia/5227729/todo-vapor-michel-temer-quer-privatizar-tudo-que-for-possivel

  • Reply Vilmar 10 de fevereiro de 2016 at 14:52

    TIM cortará 1.000 empregos no Brasil em março, dizem fontes – InfoMoney
    Veja mais em:
    http://www.infomoney.com.br/bloomberg/mercados/noticia/4599281/tim-cortara-000-empregos-brasil-marco-dizem-fontes

  • Reply Vilmar 17 de novembro de 2015 at 10:31

    11h21 : Anatel vai prosseguir com a queda da VU-M

    O presidente da Anatel, João Rezende, em evento do setor, avisou que não atenderá o pleito das operadoras de congelamento da queda da VU-M (Valor de Uso da Rede Móvel) e prosseguirá com as reduções previstas. As operadoras vêm pedindo às autoridades que façam este congelamento como compensação pelas perdas que a crise econômica vem gerando. Trata-se de notícia negativa para o setor, que, de fato, vêm perdendo receitas devido à crise e também à concorrência das denominadas ?over the top?, como, por exemplo o WhatsApp.

  • Reply Wylmar 12 de novembro de 2015 at 12:34

    Eu tenho muita pena de quem está comprado em Oi. empresa no bico do corvo, questão de tempo para bater as botas!

  • Reply Vilmar 2 de outubro de 2015 at 17:39

    Meus nobres amigos, a privataria da petrobras é a solução para acabar com o rombo lava jato que foi feito na empresa??

    http://direitacentroesquerda.blogspot.com.br/2015/10/privataria-da-petrobras-e-solucao.html

  • Reply vilmar 2 de setembro de 2015 at 19:52

    Uma das vantagens da crise financeira:

    CRISE HÍDRICA
    Pela 1ª vez no ano, risco de faltar energia no país é zero, diz governo
    Em fevereiro, índice de risco chegou a 7,3%.

    http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/09/pela-primeira-vez-no-ano-risco-de-faltar-energia-no-pais-e-zero.html

    Se o país estivesse crescendo, teríamos novos apagões, com certeza!

  • Reply Vilmar 1 de setembro de 2015 at 16:10

    Metrô de SP venderá R$ 157 milhões em ações de 6 elétricas da Bovespa
    infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/4258921/metro-vendera-157-milhoes-acoes-eletricas-bovespa

  • Reply Vilmar 5 de junho de 2015 at 15:43

    Nova onda de Privataria
    http://direitacentroesquerda.blogspot.com.br/2015/06/nova-onda-de-privataria.html
    ministro do planejamento nelson barbosa
    Barbosa vê retomada de investimentos ainda em 2015 Pacote de concessões a ser anunciado está ‘100% definido’, disse ministro. ‘Aperto’ do ajuste fiscal vai durar pelo menos até 2017, segundo ele.

  • Reply Vilmar 27 de maio de 2015 at 11:12

    Sabesp (SBSP3)
    Em outro caso julgado na terça-feira, a CVM aplicou multa de R$ 400 mil ao Estado de São Paulo, em caso de reclamações sobre as operações entre a Emae e a Sabesp. Foram analisadas operações em que a Sabesp retirou água de dois reservatórios da Emae (Guarapiranga e Billings), que teve comprometida a capacidade de geração hidrelétrica. Para a CVM, essas retiradas seriam transações não comutativas entre partes.

    Para a área técnica da CVM, ao se manter inerte ante a relação desvantajosa da Emae, o governo paulista teria deixado de atender os interesses dos demais acionistas da empresa. Nos dois casos, os acusados poderão pedir efeito suspensivo.
    http://m.infomoney.com.br/mercados/acoes-e-indices/noticia/4066341/falhas-obras-petrobras-eletrobras-justica-mais-noticias-radar

    —-

    A EMAE – Empresa Metropolitana de Águas e Energia S.A. tem suas origens em 1899 com a fundação da The São Paulo Railway, Light and Power Company Limited, em Toronto, Canadá, e com o decreto nº 3.349, assinado pelo Presidente da República Campos Salles, que autorizou a empresa a funcionar no Brasil.
    http://www.emae.com.br/conteudo.asp?id=Historico

  • Reply Mau 9 de maio de 2015 at 16:52

    O FHC fez essa privatização “à lá brasileira”, por isso ficou essa porcaria. As empresas de telefonia, por exemplo, deveriam ter sido desmontadas, fatiadas, para serem vendidas pulverizadas, e não serem vendidas inteiras como foram. Ele só transferiu o monopólio que era de domínio público e passou pro privado. O mesmo aconteceu com siderúrgicas, elétricas, Vale etc. E o FHC não vendeu essas empresas porque ele ela “liberal”, como erroneamente está no texto, e sim porque ele precisava de dinheiro pra fazer caixa e implantar o Plano Real, pois este precisava de uma reserva alta em dólares para atrair investimento externo e reserva M1 alta pra acalmar os bancos. O Brasil precisa de mais privatizações sim, como as da Caixa e dos Correios, mas não no molde social-democrata, e sim nos moldes realmente Liberais: divide-se a empresa em quantas partes forem necessárias pra que o monopólio seja desfeito e para que possamos ter CONCORRÊNCIA e preços baixos, como os casos da telefonia e correio americanos.

  • Reply Vilmar 25 de março de 2015 at 15:03

    REAÇÃO
    Sabesp e elétricas disparam: mercado desistiu ou esqueceu do “risco racionamento”?

    http://www.infomoney.com.br/mercados/noticia/3940210/sabesp-eletricas-disparam-mercado-desistiu-esqueceu-risco-racionamento

    • Reply Vilmar 31 de março de 2015 at 11:15

      VOLTOU A CHOVER E ENCHER OS RESERVATÓRIOS, JÁ COMEÇARAM A CORTAR O BÔNUS EM ALGUMAS CIDADES E AGORA QUEREM AUMENTAR A TARIFA, TUDO CULPA DO SÃO PEDRO!!

      Sabesp
      A Sabesp (SBSP3) foi autorizada pela Arsesp a reajustar suas tarifas em 14%. O índice contempla reajuste anual de 2015 e a revisão extraordinária. O aumento deve acontecer 30 dias após a Nota Técnica Final ser publicada, diz a agência reguladora de São Paulo.
      INFOMONEY

  • Reply Vilmar 20 de março de 2015 at 11:47

    Ué.. mas com as UPPs não tinham diminuídos os gatos elétricos???

    Por que a ação da Light caiu mais que as outras elétricas? “Tropa de Elite 2” explica

    http://www.infomoney.com.br/light/noticia/3930347/por-que-acao-light-caiu-mais-que-outras-eletricas-tropa

  • Reply Vilmar 17 de fevereiro de 2015 at 17:54

    boa noite, boas chuvas!!
    viva o carnaval!!
    é o bloco do xuxu 45 com são pedro, vqv!

  • Reply contrarian 10 de fevereiro de 2015 at 15:24

    Imagine como estaríamos com a Vale sendo do governo, além do Petrolão, teríamos o Valão… quanto de nosso dinheiro desaparecendo… Creio que estaríamos bem melhor com mais privatização e menos espaço para os corruptos apoderarem-se do dinheiro que contribuímos. Ou quem acham que vai pagar a conta do rombo da Petrobrás?

    BTW, “liberal FHC” é boa… um liberal é beeeem mais a direita que ele. Não temos direita no Brasil. Mas, sim, o ponto é válido, os que criticavam a privatização são os mesmos que depois usaram a mesma receita…

    • Reply Vilmar 10 de fevereiro de 2015 at 15:42

      Se tem corrupção e ineficiência nas empresas privadas oriundas da “privataria” de vários partidos, de que adiantou para o povo a privatização???
      Como em tudo no Brasil, seguiu tudo do mesmo jeito com apenas alguns enriquecendo e muito, os famosos amigos do rei!!!!
      A cotação da Vale está na lama na bolsa de valores, cadê a eficiência privada????

  • Reply 6 de fevereiro de 2015 at 14:52

    Pra mim que não era rico para comprar uma linha de telefone a 6.000 mil reais por mês foi ótimo.

  • Reply iao 1 de fevereiro de 2015 at 07:28

    foi ótima e pras milhões de pessoa que hj usam celular, além de todos os contribuintes

    siderúrgicas deixaram de ser ralo de dinheiro público

    fica a dica de outro livro

    http://www.amazon.com.br/Privatize-J%C3%A1-Rodrigo-Constantino-ebook/dp/B00B760J98/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1422786464&sr=8-1&keywords=privatize+j%C3%A1

  • Leave a Reply

    CAPTCHA *