A Black Friday pode ser uma oportunidade de economizar nas compras
Convidados

A Black Friday pode ser uma oportunidade de economizar nas compras

10 de novembro de 2021

A Black Friday pode ser uma oportunidade de economizar nas compras online ou na loja física

As ofertas na Black Friday podem ser tentadoras, mas merecem muito cuidado! Saiba como planejar seu orçamento e aproveitar ao máximo as promoções.

Na hora de aproveitar a Black Friday, você precisa se planejar. O ideal é, inclusive, começar a pesquisar os preços do que você deseja desde já.

Dessa forma, será mais simples comparar os valores nos dias de oferta e entender se os descontos valem mesmo a pena.

Até porque, muitas lojas aumentam os preços dias antes, e nos dias de promoção fazem eles cair para dar uma falsa sensação de vantagem para o consumidor. Você precisa estar atento a isso para não cair em pegadinhas. Acompanhe o conteúdo para saber tudo que você precisa!

Fim de ano e compras de consumo

Muita gente guarda dinheiro para fazer suas compras no fim do ano e economizar com a Black Friday. E ainda tem o 13° salário, que garante recursos a mais para essas compras. Realmente, se você souber como comprar, pode aproveitar bem esse momento e adquirir o que precisa com preços em conta.

Para se ter uma ideia, as vendas na Black Friday somaram R$ 4 bilhões em 2020 e bateram recorde. Principalmente em um momento em que as vendas online se tornaram ainda mais populares.

Pode ser a oportunidade de você comprar eletroeletrônicos, eletrodomésticos, itens de beleza, de decoração, roupas, calçados e muito mais.

Inclusive porque a Black Friday já se tornou uma tradição no Brasil. Não como nos Estados Unidos, em que os preços realmente caem consideravelmente, mas com descontos muitas vezes dignos de uma economia interessante para seu bolso. Basta saber aproveitar.

7 dicas para aproveitar a black friday

A seguir, listamos alguns cuidados que você pode tomar para fazer as melhores compras possíveis na Black Friday. Acompanhe!

1. Faça listas antes de ir às compras

Um grande perigo da Black Friday é gastar mais do que você pode pagar ou comprar coisas que você não precisa. Por isso, antes de conferir as ofertas, é importante fazer uma lista do que você quer comprar.

Sua lista pode ser mais simples, apenas com os itens desejados, ou mais detalhadas, já indicando marcas e modelos, por exemplo. O importante será fazê-la pois, assim, será mais simples se controlar e não comprar além do planejado.

2. Saiba quais itens realmente precisa

Muitas ofertas da Black Friday fazem parte da famosa “Black Fraude”, que não é mesmo tão atraente para o consumidor. Porém, várias outras são realmente interessantes, e podem atrair você facilmente para comprar.

É importante evitar essas compras por impulso. Se algo não foi planejado para sua compra, deve ser porque, muito provavelmente, você não precisa daquilo. Então, se não precisa, é melhor evitar gastar.

A dica é entender bem o que você realmente precisa e se esforçar ao máximo para não ir além dessa lista já planejada.

3. Mantenha o foco na hora das compras

Como falamos, várias ofertas vão chamar sua atenção na Black Friday. Cuidado para não se distrair com elas.

Você pode, por exemplo, ter o objetivo de comprar um notebook. Porém, uma oferta de um jogo de panelas aparece na sua tela, você começa a navegar e quando vê já está comprando toda uma nova mobília para sua sala.

Esse é um exemplo exagerado, mas bem possível se você perder o foco. Mantenha a atenção naquilo que você planejou, e se esforce para não navegar demais pelos sites. Se isso acontecer, você pode acabar gastando mais do que pensou e até mais do que pode pagar.

4. Prefira usar cartão de crédito virtual

O cartão de crédito virtual é aquele temporário. Você solicita ele no aplicativo do banco ou cartão, ele tem uma validade de um ou dois dias, e depois disso deixa de ser válido.

Usar um cartão assim vai prevenir que você sofra com fraudes. Se o cartão vai perder a possibilidade de compra em poucos dias, nenhum site duvidoso vai poder usá-lo para novas compras e deixar você com prejuízos.

5. De olho no prazo de entrega

Na Black Friday, o movimento de compra é grande. Por isso, é comum que os prazos de entrega sejam estendidos, para que as lojas deem conta da demanda.

Então, é fundamental ter atenção a esse aspecto na hora de fazer sua compra. Você precisa modular sua expectativa com o que a loja pode fazer. Se você precisa de um produto imediatamente ou com entrega em poucos dias, procure por uma loja com essas condições; ou então, você pode preferir comprar pessoalmente.

6. Verifique opções de parcelamento

Vale a pena conferir suas opções de pagamento e de parcelamento na hora de comprar. Várias lojas oferecem parcelamento em várias vezes sem juros. Você pode usar essa opção para impactar menos suas contas mensais e pagar suas compras com um prazo maior.

Porém, tenha muito cuidado. É essencial planejar suas finanças antes! Assim, você terá a segurança de que as parcelas não vão apertar seu orçamento. Se deixar de pagar os valores, você vai acumular dívidas e terá várias dores de cabeça.

7. Cuidado com promoções suspeitas

Já ouviu o ditado popular “Quando a esmola é demais, até o santo desconfia”? Pois é, isso vale muito para a Black Friday.

Ao perceber que uma oferta é “boa demais”, que nenhuma outra loja chega nem perto de oferecer o mesmo, é melhor ter cuidado. Pode ser que a promoção não exista, que a loja não exista ou que você receba um produto completamente diferente em casa.

Na hora de comprar, avalie bem o site e pesquise por opiniões de outros consumidores sobre ele. Além disso, confira se ele é seguro e se a oferta é realmente possível (ou se parece fraude).

Considerações finais

Na hora de aproveitar a Black Friday, você precisa fazer três coisas: planejar, pesquisar e ter atenção a sua segurança.

Planeje seu orçamento e o que você quer comprar. Assim, você vai evitar gastar mais do que pode e se enrolar depois.

Além disso, pesquise. Se possível, pesquise semanas antes pelos preços dos produtos. E, na hora da compra, compare bem os valores e condições de várias lojas.

Por último, tenha cuidado para não cair em golpes e fraudes. Desconfie se a oferta for atraente demais. A Black Friday pode ser um momento para economizar, mas também é um prato cheio para criminosos.

No Comments

Leave a Reply

*

code