Dicas para economizar energia elétrica

Todos sabemos que ao economizar energia elétrica estamos não só reduzindo o custo da nossa conta elétrica, mas também ajudando o meio ambiente. Então resolvemos separar algumas dicas simples e fáceis para você economizar energia de forma eficiente, e saber quais os vilões da sua conta no final do mês.

Ar Condicionado

Esse responsável por cerca de 40% do consumo total de uma residência, um dos principais vilões da sua conta de energia, o mesmo deve ser usado apenas em dias que o mesmo seja extremamente necessário, manter o ambiente fechado bem como suas portas, janelas, cortinas se for o caso, ajudam na economia; Outra dica é regular o termostato do aparelho de forma adequada, e se possível quando instalado o seu ar evite que o mesmo fique exposto diretamente ao sol.

Geladeira

Em segundo lugar entre os vilões está a tão inofensiva geladeira, responsável por algo em torno de 30% do consumo de energia elétrica em sua residência, algumas precauções podem ser tomadas para evitar o consumo exagerado por parte do eletrodoméstico, são eles: Evite utilizar a parte traseira do seu refrigerado para secar roupas, pois o mesmo foi feito para dispersar o calor, e não secar roupas, evite abri-la sem necessidades e a todo momento, isso gera uma perda de temperatura interna, e o aparelho tem que funcionar mais para recuperar sua temperatura ideal, evite colocar alimentos ainda quentes dentro da geladeira, verifique o estado das borrachas de vedação, descongele com frequência o aparelho, evite deixá-la em lugares que pegue sol, ou até mesmo perto do fogão, não a deixe colada na parede, e ainda se possível deixar a mesma em lugar ventilado e com corrente de ar.

Chuveiro

Pois bem, quem achou que o chuveiro seria o segundo colocado dessa lista, se enganou, pois segundo levantamento da companhia elétrica Coelba, o chuveiro se encontra em terceiro lugar na lista dos vilões da conta de luz, com 25% do consumo da sua conta, e as dicas para economizar energia com o mesmo são muito simples, dentre elas: Limite seu tempo de banho, em dias de calor mantenha o chuveiro na posição verão (segundo fabricantes o chuveiro na posição inverno consome 30% a mais que o mesmo na posição verão).

Iluminação

Responsável por cerca de 20% da energia consumida. Acostume-se apagar as lâmpadas que não estão sendo utilizadas no ambiente, utilize de forma mais eficiente a iluminação natural ao menos durante o dia, as lâmpadas fluorescentes gastam menos energia elétrica e durão mais que lâmpadas comuns, e claro, lâmpadas com maior potência consome mais energia elétrica. Saiba mais sobre os tipos de lâmpadas e os seus consumos.

Televisores e outras telas em geral

Televisores e outros tipos de telas, como tela de computador, são responsáveis por consumir algo em torno de 5%-15% vai depender muito de residência para residência e da forma de uso que cada uma faz dela, mas algumas dicas podem ser dadas mesmo assim, como, por exemplo, evitar dormir com a televisão ligada, e desligar a mesma ao sair do ambiente.

Essas são apenas algumas dicas para você começar economizar energia, esses são os maiores vilões da sua conta de energia, evite eles, e sempre de preferência para aparelhos com selo “A” de economia de energética.

economizar-energia

There are 42 comments left Go To Comment

  1. Carlos /

    Precisamos de um Brasil em que todos se ajudem para economizar Energia, Dinheiro, etc. Tudo com Honestidade e segurança. Muito bom artigo.

    1. Vil Bro /

      QUEDA LIVRE
      Acabou a euforia? Bitcoin perde US$ 36 bilhões de valor de mercado e recua 50% da máxima histórica

      http://www.infomoney.com.br/mercados/bitcoin/noticia/7213829/acabou-euforia-bitcoin-perde-bilhoes-valor-mercado-recua-maxima-historica

  2. como fazer tiaras para bebê /

    Tenho ar condicionado em casa e sinto a diferença na conta de luz quando eu ligo.

    Belas dicas. Adorei o conteúdo deste post.

  3. Como Fazer Water Transfer Printing /

    Economizar energia elétrica é muito importante. Impacta nosso bolso e principalmente a natureza agradece.

  4. joana /

    adorei as dicas!

  5. joao /

    aqui em casa esta gastando muito luz ultimamente, tenho duas geladeira e 3 chuveiros, esta vindo uma fortuna para pagar todo fim de mês.

  6. gabriel /

    aqui em casa estou gastando muita energia, e essas dicas vao me ajudar muito

  7. adriana /

    Obrigada pelas dicas, aqui em casa o que mais gasta sem duvidas é o chuveiro.

  8. Jeane M. /

    É sempre bom saber como economizar, afinal ultimamente a conta de luz tem vindo um absurdo! Obrigado pela informação

  9. Malu Fernandez /

    Eu tinha mania de abrir a geladeira e demorar a pegar o que vou usar, não imaginava que ela consumia tanta energia elétrica. Agora tento ser o mais rápido possível.
    Excelente dicas. Obrigado!

  10. Bruna /

    Ótimas dicas parabéns.

  11. estudar e aprender /

    Ótimo artigo.
    Parabéns mesmo.

  12. Carla /

    Que artigo útil!! Obrigada!!

  13. bruna carvalho /

    Dicas muito legais!!!

  14. Roberto Medeiros /

    Excelente dicas, vou seguir a risca pois aqui em casa somos somente 2 adultos e 1 bebê e a conta de energia está vindo mais de 300 reais, moro no estado de Goiás e por aqui a energia é um absurdo.

  15. Jader /

    Excelente! Parabéns.
    www.tecnicoeletricista.com.br

  16. Carla /

    Nossa, aprendi muito agora! Eu não fazia idéia que podia economizar de várias formas.

  17. Beatrizz /

    Excelentes dicas, principalmente em tempos de crise. Não imaginava o chuveiro em terceiro lugar.

  18. Raul F. /

    Legal as dicas, temos que nos virar como podemos até as placas de energia solar ficarem disponíveis e acessíveis a toda população. Aí nao vamos mais depender da Eletropaulo.

  19. Samantha Guedes /

    Olha, essas dicas são boas demais!!! Eu ja economizo, mas eu aprendi coisas novas agora, como por ex não deixar a geladeira perto do fogão. Vou mudar isso!

  20. Mauricio /

    Show de bola as dicas estou precisando aplicar a regra estas dicas kkk !!!!

  21. Camilla /

    Ar condicionado é ótimo, mas o consumo de energia é absurdo mesmo.

  22. Ronaldo /

    aqui em casa no usamos o ar condicionado somente quando e necessário mesmo, já o chuveiro e difícil de controlar, pois meu filho quando vai tomar banho fica uns 20 minutos em baixo da água, no final do mês a conta da luz vem altíssima.

  23. roberto /

    E eu que pensava que o chuveiro estava em primeiro lugar..

  24. Maia /

    Que coisa mais cara é ter um ar condicionado. Além de ser caro o aparelho, os custos de manutenção são bem salgados, já vivo recebendo reclamação da minha mãe pelos demais aparelhos ligados.

  25. Cessilia /

    O melhor conteúdo que encontrei sobre o tema. Parabéns!

  26. Joao Vitor /

    Obrigado pelas dicas! Agora descobri porque minha conta está alta…ar condicionado gasta muito

  27. cleiton /

    excelentes dicas obrigado por compartilhar.
    Parabéns e sucesso.

  28. Lukas Higurashi /

    Obrigado pelas dicas, muito úteis.

  29. joel /

    Essas dicas foram muito uteis para mim, vou colocar em prática com certeza.
    Obrigado.

  30. Eliane /

    Parabéns pelas dicas, a gente sabe a a maioria destas informações mas não coloca em prática, ai vem alguém como você e nos dá um puxãozinho de orelha, e nos lembra de tanta importância. Obrigada.

  31. Raquel /

    Obrigada pelas dicas ótimas

  32. Bruna Santex /

    Obrigado pelas dicas. Vou segui-las

  33. andré wtp /

    parabéns, são com dicas como essas que conseguimos economizar.. vou compartilhar esse artigo com meus familiares…

  34. Erik /

    Parabéns amigo dicas muito uteis ..

  35. Juliana Water /

    O ar condicionado é um grande “vilão”, mas nos dias de hoje se faz necessário. Tem alguns modelos mais econômicos. Basta pesquisar e ficar sempre atento. Obrigada pelas informações.

  36. Vilmar /

    11h16 : Tarifas da Eletropaulo terão redução média de 8,1%

    Em reunião da Agência Nacional de Energia Elétrica ficou decidido que a Eletropaulo terá redução de tarifas de 8,1% em média. Na alta tensão, o recuo será de 9,74% e na baixa tensão, reajuste negativo de 7,30%. O reajuste vale a partir do próximo dia 4 de julho. O reajuste é composto por: -5,61% referente à Parcela A; +2,13% na Parcela B; +2,19% referente a componentes financeiros do atual exercício, deduzidos de -6,81% referente a componentes financeiros do exercício regulatório anterior. Consideramos a notícia como neutra, a maior parte das variações referentes à repasses de Parcela A e movimentação de componentes financeiros.

  37. Roberto /

    Belo artigo, informações relevantes e que poucos conhece.

    O ar condicionado sempre foi o principal vilão do consumo de energia e existem regiões no Brasil como o Nordeste que o clima é muito quente e muitas pessoas fazem a opção de comprar esse utensilio, porem quando recebem a conta ficam de cabelo em pé.

    Obrigado por compartilhar essas informações valiosas.

  38. Maicon /

    Ótimo artigo, estou seriamente pensando em trocar as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LEDs em casa para ver se há redução no gasto de energia.

  39. Karla Soares /

    Gostei.Artigo bem Estruturado. Mesmo se Tratando de um Eletrônico de Alta potencia, não imaginava que a Geladeira consumia tanta energia elétrica.

  40. Vilmar /

    Como o Brasil é eficiente #SQN

     

    10h52 : Belo Monte vai ligar primeira turbina

     

    O reservatório da usina atingiu a altura necessária para ligar a primeira das 18 turbinas. Isto ocorre seis anos após o leilão da usina e após inúmeros problemas (principalmente ambientais) que a obra enfrentou. A previsão da Norte Energia, consórcio controlador da usina, é de que uma nova turbina seja ligada a cada dois meses, até atingir a capacidade plena, que é de 11.233 MW de potência. Trata-se de boa notícia para os sócios do projeto, entre eles Eletrobras, Cemig e Light.

    http://defendaseudinheiro.com.br/tag/energia-eletrica

Leave a Reply

CAPTCHA *