Se tem sobrado um pouco de dinheiro no seu orçamento e você não quer deixar o dinheiro parado, mas também não sabe onde, nem como investir, vale a pena conferir as dicas do artigo e não perder as boas oportunidades para aplicar seu capital!
O impacto da atual situação econômica do país atingiu todas as classes e até mesmo as classes A e B sentiram a influência dos juros altos e da inflação em seus orçamentos. Mas, essa mesma situação que tem condicionado diversos cortes no orçamento familiar do brasileiro, é que proporciona um cenário favorável para quem tem escolhido investimentos que têm a inflação, por exemplo, como indexador.
O mix de inflação, a dificuldade para conseguir crédito, queda na renda do trabalhador e o aumento do desemprego tem comprometido muitos orçamentos, mas ainda assim há quem consiga ter uma média de 5 mil reais a mais no mês para realizar aplicações tanto na renda fixa, como na renda variável.
O importante é você ter em mente se não precisará desse dinheiro em um primeiro momento. Por quanto tempo você está disposto a abrir mão dessa quantia? Definir o prazo estimado para seu investimento é fundamental para que possa rentabilizar seu capital. Uma das opções mais rentáveis é a Bolsa de Valores e quanto mais experiência o investidor adquire com suas aplicações, ele se torna mais confiante, inclusive para fazer operações que implicam maiores riscos.
Nos próximos itens vamos apresentar as melhores oportunidades para se investir 5 mil reais, tanto na renda fixa, como na renda variável a partir de perfis e objetivos diferentes.
Investindo 5 mil na Renda Fixa
Títulos de renda fixa demandam o investimento inicial com valor mínimo preestabelecido e esse valor pode ser relativamente alto, para que se obtenha melhores taxas, entre esses títulos há o CDB, LCI, LCA e a Letra de Câmbio. Um deles é especialmente indicado para quem pode investir 5 mil:
O Tesouro Direto
O Tesouro Direto permite que pessoa física adquira títulos públicos federais com a facilidade de não sair de casa. Lançado no ano de 2002 o objetivo do Tesouro Nacional junto a BM&F Bovespa era tornar o processo de aquisição de títulos mais acessível e com investimento mínimo menor que os demais (hoje o investimento mínimo para o Tesouro Direto é de 30 reais).
Com a quantia de 5 mil reais é possível investir em diferentes títulos, com diferentes tipos de rentabilidade e prazos de vencimento. O Tesouro Direto ainda possui a vantagem de poder ser utilizado como margem de garantia para a compra e venda de ações na Bolsa de Valores tanto para day-trade quanto para contratos futuros.
Caso você opte pelo investimento no Tesouro Direto, esse artigo ensina como calcular seu rendimento de um jeito bem simples. Agora, se você quer investir diretamente na renda variável, o próximo item abordará algumas opções.
Investindo 5 mil na Renda Variável
Ações
Se comparado aos investimentos tradicionais, o investimento em ações traz maiores rentabilidades, bem como riscos, mas para quem faz uso de uma boa estratégia e tem o acompanhamento de bons profissionais da área de análise, os resultados tornam-se melhores.
Para quem tem o interesse de conhecer mais sobre o mercado de ações: as vantagens do investimento, como são formados os preços das ações, entender porque esse é um bom momento para investir nesse mercado, pode acompanhar tudo isso através do Curso Mercado de Ações.
Mercado Futuro
O Mercado Futuro é uma outra opção na renda variável e tem a mesma simplicidade de operação como as ações.
Os ativos podem ser uma moeda, um índice, commodities (boi gordo, milho,café)..
Ao investir em day trade no Mercado Futuro você não paga nem recebe pelo ativo, mas apenas pelas oscilações de preço e isso permite que você faça uso da alavancagem. A alavancagem permite que você compre até 20 vezes o valor do investimento que você quer realizar. Mesmo com um risco maior, você pode ter um ganho expressivo, já que consegue fazer um investimento maior. Para alavancar seus investimentos é necessário apenas usar a margem de garantia, mencionada no item que falamos sobre o Tesouro Direto. Assim, no mercado futuro você pode ganhar muito, mesmo investindo pouco.
Exemplo: Se você opera Day-trade (compra e venda de ativos no mesmo dia) no mercado futuro com alavancagem de 20 vezes o valor do seu capital que é de R$5.000,00, você opera com uma quantia de R$100.000. Se ganhar 1% na operação terá um excelente retorno, o que nenhum outro investimento pode proporcionar em um curto espaço de tempo, mesmo com os riscos envolvidos na operação.
Se você tem pouco dinheiro e quer investir, faça isso!
Algumas pessoas pensam em investir o dinheiro que sobrou no mês, mas por acreditarem que é uma quantia pequena, desistem e gastam com outras coisas. Você viu que não precisa desistir e com uma pequena quantia é possível começar a ter os primeiros ganhos. Investir pouco é melhor que gastar muito. No primeiro caso você pode multiplicar e ganhar, já no segundo caso, você pode se endividar e ainda comprometer o orçamento do próximo mês e perder mais uma vez a oportunidade de começar a fazer seu dinheiro lhe render frutos.
Autor: Renata Cota – Equipe Toro Radar
2 Comments
SEU DINHEIRO
04/02/2016 05:00
Letra de Câmbio brilha entre investimentos de renda fixa
http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/noticias/letra-de-cambio-brilha-entre-investimentos-de-renda-fixa
09h42 – “Novo” Ibovespa surpreende com exclusão da Eletrobras ON; somente uma ação foi incluída
“Novo” índice contará com 61 ações, frente 64 anteriormente, com a retirada de BR Properties e Gol, além de Souza Cruz que deixou de ser listada na Bolsa; a única inclusão foi o papel da Weg
SÃO PAULO – A BM&FBovespa divulgou nesta quarta-feira (30) – que marca o último pregão do ano – a terceira prévia e definitiva da nova carteira do Ibovespa, que passará a valer a partir do dia 4 de janeiro até abril de 2016. A novidade da prévia foi a exclusão das ações ordinárias da Eletrobras (ELET3) do índice, em troca das units do Santander (SANB11), que apareciam fora do benchmark na segunda prévia divulgada na metade de dezembro.
A nova carteira aparece com 61 ações, frente 64 anteriormente, com a retirada, além da Eletrobras ON, dos papéis da BR Properties (BRPR3) e Gol (GOLL4). A Souza Cruz também ficará de fora do Ibovespa, já que deixou de ser listada na Bolsa após cancelamento de registro de companhia aberta. A única inclusão ficou com a ação da Weg (WEGE3).
infomoney