Conseguir um empréstimo com juros baixos
Convidados

Conseguir um empréstimo com juros baixos

9 de junho de 2022

Conseguir um empréstimo com juros baixos vai evitar que você tenha problemas no orçamento na hora de pagar.

Conseguir um empréstimo com juros baixos é totalmente possível, desde que você esteja disposto a pesquisar.

Existem muitas opções no mercado, e algumas delas parecem ótimas ofertas. Porém, “olhando mais de perto”, você pode perceber, por exemplo, que aquele banco é desconhecido.

Fazer negócios com instituições que pouca gente conhece pode se tornar um problema. Afinal, o que garante que elas são confiáveis?

Então, cuidado. Comece avaliando as instituições e entendendo se elas são confiáveis. Depois, você pode seguir as dicas que listamos neste conteúdo para conseguir um empréstimo com juros baixos e o melhor preço.

Taxas abusivas e como fugir delas

Na hora de fazer um empréstimo, é fundamental comparar suas opções e entender quais delas têm taxas válidas.

Existem muitos bancos e financeiras no mercado, e alguns deles cobram juros muito altos ou até abusivos. Porém, se você não tiver real noção do que é uma taxa comum, corre o risco de fazer um mau negócio.

Por isso, é importante que você faça várias cotações. Em seguida, compare as opções e elimine as financeiras que têm taxas de juros fora do padrão.

Mas atenção: além de avaliar os juros, considere o CET do empréstimo! CET significa Custo Efetivo Total, e soma todas as taxas cobradas no empréstimo.

Pode acontecer, por exemplo, de uma financeira ter juros baixos. Porém, no CET final, o valor pode ser maior do que outro banco que cobra juros mais baixos.

Logo, compare tudo e avalie suas alternativas com cuidado. Apenas uma avaliação minuciosa vai garantir que você faça o melhor negócio possível na hora de pegar um empréstimo.

Se perceber que os bancos estão cobrando taxas abusivas, você também pode ajudar outros usuários. O site do Banco Central tem uma área para denúncias; nesse caso, a instituição vai apurar os dados e, se for o caso, punir a financeira.

Tipos de empréstimos com juros baixos

Para conseguir um empréstimo com juros baixos, o melhor que você tem a fazer é pesquisar. Assim, você poderá encontrar opções mais baratas para o seu bolso.

Mas, além disso, você pode escolher tipos de empréstimos que têm juros mais baixos. Por exemplo, o consignado.

Um empréstimo consignado é mais barato porque, na hora de pagar as parcelas, o banco desconta o valor direto da sua conta bancária.

Por causa disso, a instituição se sente mais segura quanto ao pagamento. Assim, cobra taxas mais baixas.

Uma coisa importante sobre o consignado é que ele só está disponível para aposentados, pensionistas do INSS, funcionários públicos e trabalhadores CLT.

Outro empréstimo com juros baixos que você pode fazer é o com garantia. Com garantia de imóvel, de carro, de moto etc.

Nesse caso, funciona assim: você dá um bem que tem com garantia ao banco. Em troca, a instituição libera os valores de empréstimo.

Uma coisa importante é que, mesmo que seja dado como garantia, o bem continua a ser seu. Você poderá continuar morando no seu imóvel normalmente, por exemplo. Porém, caso deixe de pagar o empréstimo, o banco poderá tomar seu bem como forma de quitar os valores.

O ponto é que, como possui a garantia, o banco diminui os juros, pois tem segurança no pagamento.

Assim, além de verificar as taxas de juros dos empréstimos, avalie também se você não consegue um dos mais baratos do mercado.

Como escolher o melhor empréstimo para mim?

Escolher o melhor empréstimo é uma tarefa que precisa ser feita com cuidado. Um empréstimo é uma dívida e, caso não consiga pagar, você poderá ter muitas dores de cabeça.

Para avaliar as opções, entenda primeiro o quanto você precisa. Pode ser que, para um empréstimo menor, o consignado seja mais simples.

Enquanto isso, o empréstimo com garantia é indicado principalmente quando se precisa de um empréstimo com o valor mais  alto.

Outro cuidado importante é planejar muito bem suas finanças. Assim, você vai entender o quanto pode pagar por mês, e então escolher o empréstimo mais indicado.

Você também deve avaliar o período de pagamento dos valores. Cuidado com prazos longos demais, pois isso pode atrapalhar seu orçamento. Agora, prazos muito curtos também serão um problema, pois você pode não conseguir arcar com as parcelas de valor tão alto.

Sempre simule antes de fazer sua escolha

Como citamos antes, é fundamental sempre comparar opções de empréstimo antes de optar por um deles. Dessa forma, você vai conseguir escolher o que tem melhores taxas e condições de pagamento.

Para comparar, você pode usar um simulador de empréstimo. A ferramenta online permite cotar e avaliar várias opções de uma só vez.

Isso quer dizer que, com o simulador, você vai visualizar todos os dados necessários em um só lugar. Assim, poderá escolher o empréstimo que de fato é mais atrativo para o que você precisa.

Onde conseguir o melhor empréstimo

Bancos e financeiras cadastrados no Banco Central do Brasil são as melhores alternativas para você fazer um empréstimo.

Essas instituições, quando têm registro, seguem algumas regras importantes e garantem mais segurança ao usuário.

Na hora de solicitar os valores, apenas lembre-se de comparar suas opções. Você pode escolher um empréstimo consignado ou com garantia, caso tenha algum bem para oferecer.

Além de todos os tipos de empréstimo que mencionamos anteriormente, há o empréstimo pessoal. Ele é mais simples de se obter, já que não exige garantias, e pode até ser feito online. Aliás, vários bancos permitem que os empréstimos sejam feitos online.

De qualquer forma, é importante dizer que o empréstimo pessoal geralmente tem taxas mais altas. Assim, ele deve ser muito bem avaliado antes de contratar.

Conseguir um empréstimo com juros baixos é uma tarefa trabalhosa, não é mesmo? Mas pode se tornar muito mais simples se você seguir alguns passos.

Primeiro, defina qual será o valor do seu empréstimo. É essencial ter certeza do valor e se fixar nele, para evitar que você se sinta “tentado” a obter mais depois.

Em seguida, use um simulador de empréstimo e compare suas opções. Lembre-se de avaliar não apenas as taxas de juros, mas o CET total da transação.

Finalmente, você poderá solicitar o empréstimo. A partir daí, faça um bom controle do orçamento, para evitar ter problemas financeiros.

No Comments

Leave a Reply

*

code