O site Melhor Escolha fez um levantamento que apresenta apresenta valores das multas cobradas de quem cancela serviços de internet, TV e telefonia antes do prazo.
As companhais de TV por assinatura, telefonia e internet banda larga chegam a cobrar até R$ 1.299,00 de consumidores que eventualmente cancelarem contratos com fidelização antes do prazo de um ano.
A multa mais alta cobrada pelos serviços entre as principais empresas do mercado está prevista no contrato do plano de TV por assinatura HD da Sky. A Vivo também cobra um valor alto como multa de fidelidade em seu combo de internet banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura: até R$ 1.200,00.
A operadora é seguida pela Oi, que cobra até 1.080 reais caso o cliente cancele o contrato do plano Top de telefonia móvel antes do prazo, e pela Net, que cobra até mil reais para quem cancelar o contrato do combo antes do prazo.
Jonas Justo, diretor do Melhor Escolha, ressalta que as multas mais altas são cobradas por serviços que exigem instalação de equipamentos na residência. “As empresas têm esse custo inicial e precisam retorno no curto prazo. Por isso também é mais difícil encontrar entre eles contratos sem fidelização.”
A variação de valores de multas depende mais da estratégia da empresa do que o valor do serviço, completa o executivo. No Sky HD, por exemplo, tem desde planos mensais de 59,70 reais a 349,90 reais.
Veja abaixo o resultado do estudo feito pelo Melhor Escolha.
TV por assinatura
Operadora | Multa |
---|---|
SKY (HD) | R$ 1.299,00 |
Vivo | R$ 800,00 |
Claro | R$ 500,00 |
SKY (Digital) | R$ 599,00 |
NET | R$ 500,00 |
Oi | R$ 480,00 |
Internet banda larga
Operadora | Multa |
---|---|
SKY | R$ 900,00 |
NET | R$ 300,00 |
Oi | R$ 300,00 |
Vivo | R$ 200,00 |
TIM | Não cobra |
Telefonia móvel
Operadora | Multa |
---|---|
Oi (Top) | R$ 1.080,00 |
Oi (Avançado e Intermediário) | R$ 840,00 |
Oi (Básico) | R$ 600,00 |
Claro | R$ 240,00 |
Vivo | Não cobra |
TIM | Não cobra |
Porto Seguro Conecta | Não cobra |
Telefonia fixa
Operadora | Multa |
---|---|
Oi | R$ 240,00 |
Vivo | R$ 200,00 |
Claro | Não cobra |
TIM | Não cobra |
NET | Não cobra |
Combo
Operadora | Multa – |
---|---|
Vivo | R$ 1.200,00 |
NET | R$ 1.000,00 |
Oi (Top) | R$ 899,00 |
Oi (Avançado) | R$ 799,00 |
Oi (Intermediário) | R$ 699,00 |
Oi (Básico) | R$ 599,00 |
Metodologia
O Melhor Escolha ressalta que esses valores se referem a contratos com fidelização de um ano que forem cancelados já no primeiro mês de uso.
Com o passar do tempo, as empresas são obrigadas a reduzir o valor da multa proporcionalmente. Ou seja, uma multa de 1.299 reais diminuirá para 649,50 reais após seis meses de uso do serviço —metade do valor total.
O levantamento foi feito no dia 2 de janeiro de 2017 a partir de sistemas, colaboradores e informações fornecidas pelas próprias companhias. Foram coletadas informações que estavam disponíveis publicamente nos sites das empresas.
O site considerou o valor de multas por tipo de serviço em cada companhia, que são as mais comuns. “Os combos da Vivo, por exemplo, possuem uma única multa independentemente da combinação escolhida”, explica. Quando a multa varia conforme o plano dentro de um mesmo serviço, o Melhor Escolha listou os valores conforme cada plano.
Até mais.
1 Comment
21 fev, 2017 10h32
Não gaste à toa: consumidor tem direito a suspender serviços nas férias
Saiba seus direitos para cada tipo de prestação de serviços
SÃO PAULO – Consumidores que forem passar algum tempo fora, em férias, têm direito à suspensão de determinados serviços, conforme explica a associação Procon, de defesa do consumidor. Em cada um dos casos a regra vale de maneiras diferentes.
TV a cabo, internet e telefone fixo
No caso desses serviços domésticos, o desligamento pode durar entre 30 e 120 dias, durante os quais a mensalidade não pode ser cobrada.
O cliente deve solicitar o desligue temporário, que só será concedido se todos os pagamentos estiverem em dia. Não há taxa de desligue ou de ativação.
Telefone móvel
Vale o mesmo: consumidores que estiverem em dia podem suspender o serviço por até 4 meses, sem cobranças extras.
Energia
É necessário entrar em contato com a concessionária que atende a sua residência, já que cada uma possui regras específicas.
Água
Neste caso, há cobrança para o desligamento e para a reativação do serviço. Também é necessário negociar prazos com a concessionária.
http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/6155968/nao-gaste-toa-consumidor-tem-direito-suspender-servicos-nas-ferias