Cancelar serviço com fidelidade pode custar caro!!!
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Cancelar serviço com fidelidade pode custar caro!!!

19 de janeiro de 2017

O site Melhor Escolha fez um levantamento que apresenta apresenta valores das multas cobradas de quem cancela serviços de internet, TV e telefonia antes do prazo.

Telefonia Celular - valor das multas variam conforme a estratégia da operadora

As companhais de TV por assinatura, telefonia e internet banda larga chegam a cobrar até R$ 1.299,00 de consumidores que eventualmente cancelarem contratos com fidelização antes do prazo de um ano.

A multa mais alta cobrada pelos serviços entre as principais empresas do mercado está prevista no contrato do plano de TV por assinatura HD da Sky. A Vivo também cobra um valor alto como multa de fidelidade em seu combo de internet banda larga, telefonia fixa e TV por assinatura: até R$ 1.200,00.

A operadora é seguida pela Oi, que cobra até 1.080 reais caso o cliente cancele o contrato do plano Top de telefonia móvel antes do prazo, e pela Net, que cobra até mil reais para quem cancelar o contrato do combo antes do prazo.

Jonas Justo, diretor do Melhor Escolha, ressalta que as multas mais altas são cobradas por serviços que exigem instalação de equipamentos na residência. “As empresas têm esse custo inicial e precisam retorno no curto prazo. Por isso também é mais difícil encontrar entre eles contratos sem fidelização.”

A variação de valores de multas depende mais da estratégia da empresa do que o valor do serviço, completa o executivo. No Sky HD, por exemplo, tem desde planos mensais de 59,70 reais a 349,90 reais.

Veja abaixo o resultado do estudo feito pelo Melhor Escolha.

TV por assinatura

Operadora Multa
SKY (HD) R$ 1.299,00
Vivo R$ 800,00
Claro R$ 500,00
SKY (Digital) R$ 599,00
NET R$ 500,00
Oi R$ 480,00

Internet banda larga

Operadora Multa
SKY R$ 900,00
NET R$ 300,00
Oi R$ 300,00
Vivo R$ 200,00
TIM Não cobra

Telefonia móvel

Operadora Multa
Oi (Top) R$ 1.080,00
Oi (Avançado e Intermediário) R$ 840,00
Oi (Básico) R$ 600,00
Claro R$ 240,00
Vivo Não cobra
TIM Não cobra
Porto Seguro Conecta Não cobra

Telefonia fixa

Operadora Multa
Oi R$ 240,00
Vivo R$ 200,00
Claro Não cobra
TIM Não cobra
NET Não cobra

Combo

Operadora Multa –
Vivo R$ 1.200,00
NET R$ 1.000,00
Oi (Top) R$ 899,00
Oi (Avançado) R$ 799,00
Oi (Intermediário) R$ 699,00
Oi (Básico) R$ 599,00

Metodologia

O Melhor Escolha ressalta que esses valores se referem a contratos com fidelização de um ano que forem cancelados já no primeiro mês de uso.

Com o passar do tempo, as empresas são obrigadas a reduzir o valor da multa proporcionalmente. Ou seja, uma multa de 1.299 reais diminuirá para 649,50 reais após seis meses de uso do serviço —metade do valor total.

O levantamento foi feito no dia 2 de janeiro de 2017 a partir de sistemas, colaboradores e informações fornecidas pelas próprias companhias. Foram coletadas informações que estavam disponíveis publicamente nos sites das empresas.

O site considerou o valor de multas por tipo de serviço em cada companhia, que são as mais comuns. “Os combos da Vivo, por exemplo, possuem uma única multa independentemente da combinação escolhida”, explica. Quando a multa varia conforme o plano dentro de um mesmo serviço, o Melhor Escolha listou os valores conforme cada plano.

Até mais.

1 Comment

  • Reply Vilmar 21 de fevereiro de 2017 at 12:58

    21 fev, 2017 10h32
    Não gaste à toa: consumidor tem direito a suspender serviços nas férias
    Saiba seus direitos para cada tipo de prestação de serviços

    SÃO PAULO – Consumidores que forem passar algum tempo fora, em férias, têm direito à suspensão de determinados serviços, conforme explica a associação Procon, de defesa do consumidor. Em cada um dos casos a regra vale de maneiras diferentes.

    TV a cabo, internet e telefone fixo

    No caso desses serviços domésticos, o desligamento pode durar entre 30 e 120 dias, durante os quais a mensalidade não pode ser cobrada.

    O cliente deve solicitar o desligue temporário, que só será concedido se todos os pagamentos estiverem em dia. Não há taxa de desligue ou de ativação.

    Telefone móvel

    Vale o mesmo: consumidores que estiverem em dia podem suspender o serviço por até 4 meses, sem cobranças extras.

    Energia

    É necessário entrar em contato com a concessionária que atende a sua residência, já que cada uma possui regras específicas.

    Água

    Neste caso, há cobrança para o desligamento e para a reativação do serviço. Também é necessário negociar prazos com a concessionária.

    http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/6155968/nao-gaste-toa-consumidor-tem-direito-suspender-servicos-nas-ferias

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