Finanças Pessoais: 4 hábitos que você pode adotar para economizar dinheiro

4 hábitos que você pode adotar para economizar dinheiro defenda seu dinheiro

Caso você não saiba o destino do seu dinheiro, considere rever seus hábitos!

Organizar a própria vida financeira nem sempre é uma tarefa fácil e um planejamento é essencial para não ultrapassar os limites, de acordo com Ricardo Chamon, especialista em tributação e sócio da CSA – Chamon Santana Advogados. Se você não sabe o destino do seu dinheiro, considere rever seus hábitos.

Segundo ele, o ideal seria montar uma estimativa de ganhos, receitas, gastos, despesas e investimentos. “Essa estimativa deve ser planilhada e projetada mês a mês, para um prazo de 3 anos, por exemplo. Dessa forma é possível enxergar os impactos de curto, médio e longo prazo”, explica.

A coach financeira Luciana Fiaux explica que é preciso pensar no planejamento financeiro de forma concreta para colocá-lo em prática. “É importante transformar o desejo em uma meta específica, porque isso vai incentivar o cumprimento do planejamento e por consequência você alcança seus objetivos”, explica.

Certos pequenos hábitos que você mantém podem atrapalhar as finanças e planejar formas de melhorar alguns deles pode fazer com que sobre mais dinheiro no fim do mês.

Veja a seguir 4 hábitos que os especialistas elencaram que podem ajudar você a economizar dinheiro:

1) Planeje o seu dia

Imagine que o dia começa como quem vai para um mercado sem a lista do que comprar. Não refletimos sobre o que vamos fazer e quanto vamos gastar. E quando uma situação inesperada surge você gasta dinheiro. Se você quer economizar, determine no início do dia ou da semana para onde seu dinheiro vai. Faça uma lista e reflita na hora de gastar com algo não planejado, sugere a coach financeira.

2) Domine o seu cartão de crédito

Se você quer economizar, precisa controlar de perto seu cartão de crédito. Você deve gastar apenas o que você tem, e os cartões de crédito causam uma espécie de ilusão ao jogar as despesas sempre para a frente.

Evite gastar no crédito o que pode ser pago no débito. Segundo Fiaux, é uma questão de costume ir diminuindo a quantidade de coisas que você compra com o cartão de crédito, a fim de pagar menos quando a fatura chegar. “Mas em uma tentativa mais drástica é não ter cartão de crédito, caso você não consiga se organizar financeiramente para mantê-lo”, explica.

3) Peça descontos

Se você já tem suas metas e já sabe que conseguir economizar é importante para realizar algo que você quer muito, então você já tem a motivação certa para pedir descontos.

“Os comerciantes normalmente pagam taxas aos bancos e administradoras quando recebem pagamentos em cartões, seja de débito ou crédito. Portanto, eles precisam cobrar em média 5% a mais de você para poderem pagar essa taxa. Se você pagar algo em dinheiro e pedir desconto, provavelmente vai conseguir, e tanto você quanto o dono do estabelecimento ficarão muito felizes”, explica a coach financeira.

4) Não gaste por impulso

Comprar coisas que você não precisa, é uma das piores formas de gastar dinheiro. Esse valor poderia ser direcionado para algo mais útil. Quando você estiver tentado a comprar alguma coisa sempre pense duas vezes antes de fechar o negócio.

Uma dica que pode ajudar é se perguntar: “Eu apenas quero ou é uma necessidade? Eu preciso disso? Vou usar? Quantas vezes?”, e a partir das respostas você avalia se vale comprar ou não o produto.

O planejamento dos gastos diários também deve ser incluído no “todo”. “Quando eu aprendi a esquiar, o instrutor me disse para ter sempre a imagem da montanha toda em mente mas dividi-la em quadradinhos e lidar com um quadradinho de cada vez. A vida financeira funciona da mesma forma, um passo de cada vez, mas sem esquecer do todo”, explicou Chamon.
fonte de consulta: infomoney.com.br/minhas-financas/noticia/6448441/habitos-que-voce-pode-adotar-para-economizar-dinheiro

Only 1 comment left Go To Comment

  1. Cleiton Oliveira /

    Acredito que definir e buscar os objetivos é a fase mais importante de um planejamento financeiro, porque todas as ações estarão voltadas para a sua realização.

    Com isso, as pessoas não irão sucumbir ao consumo desenfreado que tem levado a inadimplência.

Leave a Reply

CAPTCHA *