Defenda Seu Dinheiro

Quanto custa manter um automóvel ?

Muitos optam por ter um carro meramente pelo conforto, fazem um conta superficial, aquela famosa conta de papel de pão ou mesmo de cabeça, chegam a conclusão que a prestação do financiamento (CDC, Crédito Direto ao Consumidor) , Leasing ou Consórcio cabe no seu bolso, e adquire o automóvel.
Para quem adquire o veículo à vista também deverá se ater a todos os custos que envolvem manter este tipo de bem que na maioria nos casos é um passivo, ou seja, apenas te toma dinheiro. Para poucos é um ativo, ou seja, lhe dá alguma renda, vai lhe fazer ganhar dinheiro, seja comprando barato e vendendo caro, comprar abaixo de mercado e vender a preço de mercado, ou quem trabalha e ganha dinheiro com o carro.

Custos para lembrar antes de fazer a aquisição:
– Seguro;
– IPVA;
– Seguro obrigatório (DPVAT);
– Combustível. Em grandes metrópoles, congestionadas, como São Paulo/SP, por exemplo, haverá um incremento no combustível gasto devido a horas que costuma-se ficar preso no trânsito;
– Algumas grandes cidades também tem o custo da inspeção veicular, como São Paulo/SP;
– Estacionamento;
– Manutenção. Nossas estradas não são tão boas assim. Combustível não costuma ser sempre de boa qualidade em todo e qualquer autoposto que se abasteça;
– Depreciação;
– Juros com financiamento. TAC (Taxa de Adesão de Crédito). Se for Leasing, juros dele também. Consórcio tem taxas.

Enfim, são muitas variáveis para se pensar antes de abrir a carteira e adquirir aquele carro, moto, caminhonete, caminhão, etc., novo ou usado.
Pense bem antes de realizar o seu sonho para se livrar do ônibus, metrô, trem, andar a pé, de bicicleta, de táxi ou de carona. Para muitos a questão de sustentabilidade e meio ambiente também estará presente nesta decisão.

Veja também:

Até o próximo post.

Sair da versão mobile