Dependendo de quem você perguntar, há apenas uma taxa de resposta de 2 a 4% para as vagas postadas. No entanto, muitas pessoas iniciam sua busca de emprego dessa maneira, porque é isso que elas sabem. Essencialmente, o que eles estão fazendo é fazer marketing sem um plano.
Em uma busca de emprego, realmente não é diferente de se publicitar. Seu perfil, currículo e carta de apresentação do LinkedIn são sua equipe de vendas e eles ajudarão seu empregador ideal a encontrá-lo.
Então, você realmente precisa executar sua pesquisa de emprego como uma campanha de marketing.
Vamos percorrer os componentes críticos de uma campanha. Depois, mostrarei como isso se traduz em busca de emprego.
Passos a Executar
“O Público Alvo”
Você nunca iria ao mercado sem saber quem é seu público-alvo. Então, por que você lançaria uma pesquisa de emprego sem saber onde deseja terminar?
O que muitas pessoas fazem na sua busca por um trabalho é atualizar seu currículo e depois divulgá-lo em todos os lugares, mas na realidade vale a pena dedicar um tempo para descobrir onde você quer estar.
- Que setor?
- Qual é o tamanho da empresa?
- Agência ou Corporativo?
- B2B ou B2C?
- Que tipo de cultura você está procurando?
Depois de ter sua companhia ideal em mente, descubra quais são as dores e como você pode resolvê-las. Então você saberá o que destacar em sua carreira que é relevante para sua empresa-alvo.
“A lista”
No marketing, a lista desempenha um grande papel no sucesso da sua campanha.
É tudo sobre enviar a mensagem certa, no momento certo, para as pessoas certas. Na procura de emprego, é tudo sobre a sua rede.
Você sempre ouve que 80% das oportunidades de emprego não são postadas – isso é chamado de mercado de trabalho oculto. A chave para tocar na sua rede.
As pessoas que você já conhece têm muito mais probabilidade de ler e responder à sua mensagem. Agora, você pode pegar sua lista de empresas-alvo e descobrir quem na sua rede conhece pessoas lá.
Você está pensando que tem uma rede pequena? Pense de novo! Faça uma lista de todos que você conhece, desde membros da família a ex-colegas e você ficará surpreso com a rapidez com que sua rede pode crescer.
“A proposta de valor exclusivo”
A diferenciação é essencial para qualquer produto ter sucesso no mercado.
Por que seu produto é melhor, mais rápido, mais fácil que a concorrência, certo? A resposta é sua proposta de valor exclusiva. Bem, na procura de emprego é a sua marca pessoal.
A marca pessoal é uma parte essencial da sua vida profissional, independentemente do estágio da sua carreira. E todo mundo tem uma marca pessoal, saiba ou não. Realmente é apenas a sua reputação.
Então, pelo que você é conhecido no seu setor, no seu mundo? O que te faz diferente? Se você não sabe, pergunte.
A maneira mais rápida de descobrir algumas coisas sobre sua marca é enviar uma nota para 10 pessoas. Peça a eles para fornecer três adjetivos que eles pensam que descrevem você. Compare suas respostas com os adjetivos que você escolheu para se descrever. Eles se alinham? Por que ou por que não?
Por fim, todo suporte de bom valor precisa de suporte de benefícios, não de recursos. O mesmo se aplica à sua marca pessoal, especialmente ao escrever seu currículo.
Nesse caso, são suas tarefas que são os recursos e suas realizações são os benefícios. Certifique-se de enfatizar seus resultados (benefícios) e quantifique o máximo que puder.
“Call to Action”
Os profissionais de marketing pensam muito nas ofertas que você cria para suas campanhas. Você quer motivar respostas ou até uma venda, certo?
Procura de emprego não é diferente. Você deseja motivar as pessoas a chamá-lo para uma entrevista, por isso é importante ter uma chamada à ação (CTA).
A maneira mais fácil de fazer isso é na sua carta de apresentação. A maioria das cartas de apresentação termina com algo como:
“Obrigado por sua consideração. Espero que tenhamos a oportunidade de discutir possíveis oportunidades de carreira.”
Você nunca quer ter “esperança” no final de sua carta de apresentação. Isso apenas entrega o poder diretamente ao gerente de contratação, que inevitavelmente dirá não, obrigado.
Em vez disso , reafirme o valor que você traz para o empregador e peça a entrevista. Então agora você tem algo que soa como:
“Estou explorando novas oportunidades para contribuir com as estratégias de marketing da Acme Technology. Podemos nos encontrar para explorar ainda mais suas necessidades e discutir o que posso oferecer?”
Outro lugar para incorporar uma call to action é no seu perfil do LinkedIn.
Peça às pessoas para se conectarem, visitarem seu site, ligar ou enviar e-mail. Você pode colocar um CTA na seção de resumo e até na descrição atual do seu cargo.
É tal e qual como quando você faz uma carta de solicitação de emprego, na qual se está a mostrar a uma empresa em especifico.
“O canal”
Assim como a Internet e as mídias sociais mudaram a forma como você comercializa, também mudou o processo de contratação.
Enviar mensagens, como candidatar-se a trabalhos por meio de postagens on-line, não funciona mais como costumava ser.
Agora, o marketing atrai as pessoas. Você deseja executar uma campanha multicanal com sua pesquisa de empregos para atrair seu empregador ideal.
Seu currículo não é mais a estrela de sua busca de emprego. Nem é a primeira coisa que as pessoas vêem. Eles vão ao Google e pesquisam no LinkedIn. Você sabe o que eles encontrarão quando o fizerem
Se você quiser ter uma vantagem, crie seu próprio portfólio na web e crie uma biografia em vídeo. Alguns recrutadores rejeitam automaticamente candidatos que não têm presença nas mídias sociais, especialmente no campo do marketing.