Sinais de que você não é tão bom com dinheiro quanto pensa

Hoje em dia existem muitas maneiras de saber se o orçamento e os investimentos são adequados ao seu perfil. As pessoas tem que lidar com seu próprio dinheiro e, desta forma, alguns são melhores que os outros. Quem se acha um mestre no orçamento, talvez devesse olhar os pontos levantados por Libby Kane e Mike Nudelman, colunistas do site Business Insider. Eles levantaram vários pontos sobre dinheiro, sendo que abaixo seguem alguns deles para você conferir:

– Você não sabe o quanto ganha ou gasta
Se você não sabe o quanto entra ou sai da sua conta todo mês, você pode acabar entrando em um verdadeiro bolo de dívidas no final das contas. A solução para esse problema é começar a registrar suas receitas e despesas. É possível fazer isso usando aplicativos, uma planilha no computador, ou então no papel mesmo. Saber o quanto você precisa para sustentar seu estilo de vida é a chave.

– Você tem dívida no cartão de crédito
Diferentemente de algumas dívidas que são necessárias para investir em seu futuro, as dividas ruins normalmente são acompanhadas de altas taxas de juros e não ajudam a construir patrimônio. Assim, a solução é priorizar o pagamento de seu cartão de crédito, o que pode poupar muitos gastos no futuro. Além disso, usar o cartão apenas quando necessário também é essencial nesse sentido.

– Você é surpreendido por suas contas todo mês
Se você vive de salário em salário, o que vai fazer se aparecer um gasto emergencial inesperado? Para cuidar de seu fluxo de caixa adequadamente, duas soluções são necessárias: ganhar mais e cortar menos. Existe como fazer algum bico extra para ganhar mais dinheiro, mas também é possível cortar os gastos para conseguir investir mais o seu dinheiro e estar preparado para situações inesperadas.

– Você se assusta com a ideia de investir
Pode parecer muito complicado, mas investir seu dinheiro é o melhor caminho para potencializar seus ganhos – e você não precisa se arriscar demais para fazer isso. O bilionário Warren Buffett, por exemplo, sugere o investimento em fundos de índice que acompanhem o mercado financeiro. No longo prazo, a tendência é que o mercado de ações sempre suba, mesmo com flutuações no curto e médio prazo.

– Você decidiu investir para a aposentadoria há pouco tempo (ou nem começou ainda)
Apesar de a aposentadoria parecer um futuro muito distante, o poder dos juros compostos significa que quanto mais cedo você começar a investir, mais tranquilo você chegará na sua aposentadoria. Assim, se você começou tarde demais, é importante conseguir poupar mais dinheiro e procurar alternativas que tragam mais rentabilidade, como um plano de previdência com custos mais baixos, por exemplo, que permitam que você lucre mais.

5 sinais de que você não é tão bom com dinheiro quanto pensa
7 signs you aren’t as good with money as you think you are
Libby Kane and Mike Nudelman Nov. 1, 2016, 10:55 AM
businessinsider.com/signs-you-are-bad-with-money-2016-11/#you-dont-know-how-much-you-earn-or-spend-1

Até mais.

Only 1 comment left Go To Comment

  1. Cleiton Oliveira /

    Excelentes pontos para reflexão. Muitos deles podem ser resolvidos por meio do acesso à educação financeira e planejamento financeiro.

    Assim, as pessoas saberão onde estão gastando seu suado dinheiro e poderão cortar gastos que não agregam valor em sua vida, direcionando seus esforços para a realização de seus sonhos

Leave a Reply

CAPTCHA *