Golpe da Compra Premiada Plano Fácil
Geral

Golpe da Compra Premiada Plano Fácil

11 de maio de 2016

Parece que o brasileiro golpista e o brasileiro incauto pegaram mesmo gosto pelo ponzi scheme (esquemas de pirâmide), pois sempre encontram uma nova variante para colocar o charlatão e a vítima em contato.

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor, ingressou com Ação Civil Pública com pedido de liminar, junto à Vara Cível da Comarca de Teresina, contra a empresa denominada Compra Premiada Plano Fácil, por prática considerada fraudulenta contra consumidores de várias cidades do Sul do Piauí.

Tal empresa realizou transações comerciais similares a “consórcios”, porém não possui autorização do Banco Central. Desse modo, trata-se de venda de bem com pagamento antecipado, ou seja, feito por meio de um Contrato de Promessa de Compra e Venda, firmado entre o comprador e a empresa, que por sua vez também precisa da autorização do Banco Central, o que não ocorreu na prática.

Por esta transação denominada de compra premiada, a maneira adotada pela referida empresa leva o consumidor sorteado a deixar de pagar o restante das prestações do consórcio, comprometendo o valor total do bem e causando desequilíbrio aos demais consumidores, os quais ainda não foram contemplados com o sorteio. Por conta desse comprometimento, as pessoas que não foram sorteadas e concluíram o pagamento das prestações não conseguem receber de volta o montante pago, como é prometido na formalização do contrato, evidenciando-se a formação do esquema conhecido como “pirâmide”, que é considerado fraudulento.

Veja mais detalhes a seguir:

MP apura suposta prática de pirâmide financeira no Piauí
Promotor pede que a polícia apure possíveis crimes de estelionato e lavagem de dinheiro

Inquérito civil instaurado – 10/05/2016 às 13h21
DPE-PI ingressa com ação contra Compra Premiada Plano Fácil

Até mais.

3 Comments

  • Reply Vilmar 4 de julho de 2016 at 18:41

    16/05/2016 15:00
    Como não cair em uma pirâmide financeira?

    http://exame.abril.com.br/pme/noticias/como-nao-cair-em-uma-piramide-financeira

  • Reply Vilmar 11 de maio de 2016 at 11:16

    17/03/2016 13h47 – Atualizado em 17/03/2016 13h47
    Famílias de pacientes em hospitais de SP são vítimas de ‘golpe do remédio’
    Criminosos ligam para parentes se passando por médicos ou funcionários.
    Esposa de paciente desconfiou de contato e gravou conversa com golpista.

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/03/familias-de-pacientes-em-hospitais-de-sp-sao-vitimas-de-golpe-do-remedio.html

  • Reply Vilmar 11 de maio de 2016 at 11:15

    Golpe via telefone em Hospitais

    Informamos que atualmente um determinado tipo de golpe por telefone vem ocorrendo em hospitais de todo o pais.
    Pessoas estranhas às Instituições de saúde vêm fazendo contato telefônico com os familiares de pacientes, tentando aplicar golpe, com o objetivo de extorquir valores das famílias em um momento de fragilidade emocional.
    Os golpistas possuem todos os dados pessoais desses pacientes como nome, idade, endereço, telefone e diagnóstico. Com essas informações, entram em contato com as famílias pedindo que façam depósitos em contas, alegando que os valores serão utilizados no tratamento dos pacientes, muitas vezes com a justificativa de que o tratamento e/ou medicamento não está coberto pelo plano de saúde.
    Lembramos a todos que os Hospitais não fazem qualquer tipo de contato por telefone com as famílias ou responsáveis por pacientes internados, solicitando depósito ou adiantamento de valores relativos à internação e ao cuidado de saúde de seus pacientes, todas as cobranças (Se houver) são realizadas pelo setor financeiro do hospital no momento da alta hospitalar.
    Ligações telefônicas são feitas somente após a alta hospitalar; neste caso, a pessoa é orientada a comparecer ao hospital e nunca são solicitados depósitos em conta bancaria da instituição ou em conta de pessoa física de forma antecipada.

    Equipe de plano de saúde do meu trampo

  • Leave a Reply